Terça, 15 de outubro de 2024
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

BOTULISMO


Tenho um filho de 1 ano 3 meses e gostaria de saber se posso oferecer mel a ele, pois li em um artigo que algumas doenças, como o botulismo, podem ser transmitidas por bactérias presentes neste alimento.


O botulismo é uma doença rara, mas grave, causada pela toxina que é produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Há três formas de botulismo: o botulismo causado pela ingestão de alimentos que já contenham a toxina; o botulismo causado pela toxina produzida a partir de uma ferida infectada com o Clostridium botulinum; e o botulismo infantil, causado pelo consumo dos esporos da bactéria, os quais crescem no intestino e liberam a toxina no próprio organismo da criança.


Os esporos da bactéria podem ser facilmente ingeridos pelas crianças, uma vez que eles se encontram no solo e na poeira. Embora com menor freqüência e em menor quantidade, podem ser encontrados, também, no mel. Crianças até 1 ano de idade têm um intestino ainda imaturo, que não é capaz de digerir estes esporos, os quais produzem a toxina e causam sérios problemas ao bebê. Por isso, crianças até 1 ano de idade não devem receber mel. Crianças maiores e adultos estão liberados para o consumo.


Comentário:    
       

Matérias relacionadas

   
Momento Clicfilhos - Aula de boas maneiras 13/02/2020 às 15:26:07

Ensinar boas maneiras às crianças não é questão de frescura, mas sim algo muito importante para que elas adquiram noções fundamentais de respeito ao ambiente e às pessoas à sua volta.

   
Momento Clicfilhos - Combustível vitaminado 13/02/2020 às 13:16:49

Enquanto sua a camisa, seu pequeno atleta gasta muita energia. Além de repor os nutrientes perdidos, a alimentação adequada será o aporte para manter o pique em alta e garantir um ótimo rendimento em tudo o que ele fizer.

   
Problemas todos temos 11/07/2002 às 14:11:00

Dificuldades em casa: ansiedade, medo, vergonha de partilhar? Quando e por que abrir o jogo na escola?

   
Abuso sexual contra crianças 14/08/2004 às 14:27:00

Na grande maioria dos casos de abuso sexual contra crianças, o agressor é um parente ou conhecido da família. O que fazer para evitar essa ameaça que parece tão próxima?

   
Paz em casa 31/07/2002 às 13:46:00

Dicas preciosas da revista Meu Nenê e Família