Sábado, 22 de julho de 2017
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

BOTULISMO


Tenho um filho de 1 ano 3 meses e gostaria de saber se posso oferecer mel a ele, pois li em um artigo que algumas doenças, como o botulismo, podem ser transmitidas por bactérias presentes neste alimento.


O botulismo é uma doença rara, mas grave, causada pela toxina que é produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Há três formas de botulismo: o botulismo causado pela ingestão de alimentos que já contenham a toxina; o botulismo causado pela toxina produzida a partir de uma ferida infectada com o Clostridium botulinum; e o botulismo infantil, causado pelo consumo dos esporos da bactéria, os quais crescem no intestino e liberam a toxina no próprio organismo da criança.


Os esporos da bactéria podem ser facilmente ingeridos pelas crianças, uma vez que eles se encontram no solo e na poeira. Embora com menor freqüência e em menor quantidade, podem ser encontrados, também, no mel. Crianças até 1 ano de idade têm um intestino ainda imaturo, que não é capaz de digerir estes esporos, os quais produzem a toxina e causam sérios problemas ao bebê. Por isso, crianças até 1 ano de idade não devem receber mel. Crianças maiores e adultos estão liberados para o consumo.


Comentário:    
       

Matérias relacionadas

   
Problemas todos temos 11/07/2002 às 14:11:00

Dificuldades em casa: ansiedade, medo, vergonha de partilhar? Quando e por que abrir o jogo na escola?

   
Abuso sexual contra crianças 14/08/2004 às 14:27:00

Na grande maioria dos casos de abuso sexual contra crianças, o agressor é um parente ou conhecido da família. O que fazer para evitar essa ameaça que parece tão próxima?

   
Paz em casa 31/07/2002 às 13:46:00

Dicas preciosas da revista Meu Nenê e Família

   
Crianças especiais 05/11/2003 às 13:40:00

Classes regulares aceitando alunos com necessidades especiais já são realidade em algumas escolas. Naturalmente, como em toda reformulação, existem dúvidas dos pais. Será positiva a convivência entre crianças com diferenças mais acentuadas?

   
Cuidados para não engasgar 31/01/2001 às 14:32:00

Crianças, especialmente entre 2 e 3 anos, apresentam maior risco de engasgar com alimentos (e objetos), até por volta dos 4 anos de idade, quando aprendem a mastigar e a engolir melhor. Aprenda, aqui, como evitar acidentes.