Quinta-feira, 05 de dezembro de 2024 |
Você briga com o marido, grita com as crianças, tem vontade de matar o seu chefe e, quando olha no calendário, percebe que o problema é só um: você está naqueles dias. "É terrível. Em casa, eu e minha filha ficamos na TPM na mesma época. Já tivemos brigas memoráveis, de jogar coisa no chão, gritar e chorar sem saber o porquê" conta Clarice Menezes, advogada em São Paulo.
O número de mulheres que apresenta algum sintoma da Tensão Pré-Menstrual é assustador: cerca de 80 a 90%. "Algumas, inclusive, chegam a ficar impossibilitadas de realizar suas atividades diárias durantes esse período, caracterizando a Disforia Pré-Menstrual, uma síndrome mais séria que atinge cerca de 10% das mulheres e na maioria dos casos necessita de acompanhamento médico" explica o Dr. Filippo Pedrinola, endocrinologista em São Paulo.
A lista de sintomas típicos da TPM é bem extensa, mas os mais comuns são:
Não se sabe, exatamente, o que provoca todo esse "curto-circuito" nas mulheres, mas uma boa forma de lidar com a TPM é controlando a alimentação. Com isso, você alivia os sintomas mais freqüentes desse período e, de quebra, ainda cuida do corpo, já que muitas mulheres não conseguem emagrecer devido ao inchaço e aumento de apetite típicos desta época - e que acaba tomando quase 1/3 do mês!
Segundo o endocrinologista, o segredo é começar a se cuidar 10 dias antes da menstruação, da seguinte maneira:
Nesta época, siga seus desejos e coma mais carboidratos. Mas, é claro, com moderação! "Quando você aumenta o percentual de carboidratos, contribui na liberação da serotonina. Com isso, estimula-se a sensação de prazer, acalmando e melhorando o humor da pessoa" conta Alessandra Rascovski, também endocrinologista.
Para facilitar a sua vida, os dois endocrinologistas elaboraram uma dieta contra a TPM, rica em carboidratos, mas não em calorias: apenas 1300, para você não engordar. Confira, aqui, o cardápio.
Para completar, algumas outras dicas. Faça várias refeições leves por dia: café da manhã, lanche, almoço, lanche e jantar. Não adianta ficar o dia inteiro sem comer e, à noite, se empanturrar de doce, biscoito, chocolate... Use pouco óleo e, em vez de fritar, asse ou grelhe os alimentos.
Este menu lhe ajudará a manter a tranqüilidade, melhorar o clima em casa, no trabalho e, principalmente, o seu estado emocional durante o período pré-menstrual.
Vale lembrar que consultar um ginecologista ou endocrinologista é sempre a melhor forma de analisar o seu organismo e sintomas e, dessa forma, receber o tratamento adequado. "Uma simples fórmula ou medicação - com a devida orientação médica - muitas vezes melhoram incrivelmente a vida da mulher e, conseqüentemente, da família toda" conclui o Dr. Pedrinola.
Matérias relacionadas
|
Liberte-se da ditadura dos padrões de beleza e aprenda a aceitar seu próprio corpo. Ninguém é obrigado a ser top model! |
|
Enquanto sua a camisa, seu pequeno atleta gasta muita energia. Além de repor os nutrientes perdidos, a alimentação adequada será o aporte para manter o pique em alta e garantir um ótimo rendimento em tudo o que ele fizer. |
|
Escolher o produto que você irá comprar - e de qual empresa - é uma decisão que pode ajudar a salvar o futuro do planeta. Descubra como! |
|
Criança que sofre de diabetes não precisa abrir mão da sobremesa. Aprenda a preparar doces com produtos dietéticos! |
|
Descubra os exercícios mais indicados e algumas dicas para que a mamãe emagreça após a gestação. |