Terça, 19 de março de 2024
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Arte à Primeira Vista: Páginas de uma história


Se você mora em Belo Horizonte ou vai passar por lá nas próximas semanas, não pode deixar de conferir a mostra de arte contemporânea que vai encantar as crianças e os adultos.

Com realização da Fundação Clóvis Salgado, inicia-se no sábado, dia 20 de setembro, a exposição inédita Arte à Primeira Vista: páginas de uma história , uma mostra de arte contemporânea dedicada às crianças com a curadoria de Renata Sant'Anna e Valquíria Prates.

Em exibição, na Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard, estarão obras de Lygia Clark, Regina Silveira, Mira Schendel, Geraldo de Barros, Leonilson e Frans Krajcberg.

Além disso, as curadoras oferecerão uma série de minicursos sobre Arte Contemporânea e a sua relação com a aprendizagem. Confira aquiaqui a programação dos minicursos.

Ateliê educativo

O ateliê educativo, voltado para as famílias, acontece na Galeria Arlinda Corrêa Lima em outubro e vai apresentar ao público atividades propostas pelas curadoras e pelos arte-educadores da FCS, sempre relacionadas às obras e artistas na exposição.

A criança será convidada a organizar seus conhecimentos sobre a produção do artista, unindo poética, prática e reflexão sobre a obra para desenvolver o conhecimento das artes visuais.

Serviço

Exposição: Arte à primeira vista: páginas de uma história.

Data: de 20 de setembro, sábado, a 9 de novembro, domingo.

Horário: terça a sábado, das 9h30 às 21h; domingo, das 16h às 21h.

Local: Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard, Galeria Arlinda Corrêa Lima

Informações: (31) 3236-7400

Sobre as curadoras

Renata Sant’Anna

Formou-se em Artes Plásticas na FAAP em 1985 e, desde então, desenvolve diversos trabalhos para crianças e professores em museus de arte e outras instituições no Brasil e no exterior. É mestre em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Desde 1989, trabalha como educadora, na Divisão de Educação do Museu de Arte Contemporânea da USP, atuando em projetos como: criação e coordenação da coleção Olharte, (Ed.Paulinas/MAC); curadoria das primeiras exposições de arte para crianças em São Paulo; programa Histórias da Arte; programa Ver e Ler; além de ministrar os cursos Saber e Ensinar Arte Contemporânea e A criança, o livro e a arte, oferecidos semestralmente.

Valquíria Prates

É educadora, curadora e escritora. Mestre em Educação, Valquíria é graduada em Letras pela Universidade de São Paulo, onde pesquisou temas das áreas de mediação das artes, arte contemporânea, públicos de arte, recepção estética e aprendizagem em instituições culturais. Em 2006, fundou a Quadrado Projetos Culturais, que desenvolve, implanta e avalia programas públicos de educação e formação, acessibilidade, publicações, exposições, projetos pedagógicos e artísticos com foco nas linguagens e manifestações contemporâneas das artes e da literatura. Atualmente é Curadora de Programas Públicos de Educação e Formação do MIS Rio de Janeiro.


Comentário:    
       

Matérias relacionadas

   
Rádio Tom Social - Entrevista Cida O'Sullivan 17/09/2010 às 13:21:15

Uma das fundadoras do Clicfilhos, Cida O'Sullivan, faz um bate papo na Seção Espaço Aberto da Rádio Tom Social

   
Histórias da Arte para crianças 08/11/2012 às 18:49:50

Não tem jeito melhor de conhecer a vida e a obra de artistas contemporâneos brasileiros! Não deixe de levar seu filho!

   
Solidários desde a infância 05/04/2001 às 16:29:00

Você sai de carro com seu filho. Ao aproximar-se de um sinal, uma criança se aproxima da janela e, rapidamente, você fecha os vidros. Seu filhote fica supreso, parece não entender o que se passa. Como falar de nossos medos? Como explicar o inexplicável?

   
Capoeira, esporte, lazer e educação 05/04/2001 às 17:22:00

Os pequenos aprendem o 'au', aplicam 'meia-lua de frente' e se esquivam para o lado. A capoeira chegou na vida da garotada, pegando carona nos 500 anos do Brasil que reacendeu uma paixão pela cultura nacional.