Segunda-feira, 29 de maio de 2017
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Asas à imaginação!

Por Renata Sant'Anna *


No período de férias as crianças têm mais tempo para "fazer arte". Para aproveitar essa energia extra, vão aí algumas idéias de atividade para gastar o tempo livre de forma bem criativa.

Que tal fazer uma experiência? Vamos produzir uma tinta: a têmpera. Antes da invenção da tinta industrializada os artistas preparavam suas próprias cores com receitas que pareciam poções mágicas.

Desde a pré-história o homem pinta nas paredes de suas cavernas utilizando carvão e pó de terra. De lá para cá, muitas "químicas" foram inventadas. Os chineses foram os primeiros a criar uma fórmula chamada nanquim, feita com caroço de pêssego queimado misturado a colas vegetais, que era usada para pintar e escrever.

Além de terra, sangue de animais e insetos moídos, também foram usados na elaboração dos matizes pedras semi-preciosas, ouro e ovo. Antes da invenção da tinta a óleo, os artistas utilizavam, como base, água, gema de ovo e os pós coloridos colhidos na natureza. Uma receita parecida com a que vamos fazer agora.


Alfredo Volpi, um dos mais importantes pintores brasileiros do século 20, criava as têmperas que coloriam suas obras. Portanto, mãos à obra!

Prepare sua própria tinta

1 ovo inteiro

2 medidas (da casca do ovo) de água

2 ou 3 gotas de desinfetante

pigmento: pó xadrez ou líquido (encontrado em lojas especializadas e supermercados em várias cores)

Misture tudo e pronto! O resultado é uma tinta líquida e transparente.


Esse produto pode ser manipulado por crianças de todas as idades. Para que não fique tóxico substitua o pó xadrez por anilina de bolo. Devido à sua consistência líquida, é aconselhável usar um papel resistente como suporte, como canson ou cartolina. Prefira de pincéis de números 6, 8 ou 10. Quando tudo estiver pronto, deixe seus filhos entregues à própria imaginação.


Tenho certeza de que todos da família terão vontade de participar da confecção da obra. É difícil resistir à curiosidade. E, acredite: pintar junto com os pais é muito estimulante. Divirta-se!



Atenção:

A tinta deve ser guardada na geladeira e usada no máximo até um dia depois de preparada, pois apodrece rapidamente.



* Renata Sant'Anna é artista plástica e educadora. Mestre em Artes Plásticas pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo.


Comentário:    
       

Matérias relacionadas

   
Dicas para proteger seus filhos 26/03/2003 às 13:21:00

Principalmente as grandes cidades oferecem uma série de riscos para nossos filhos. Veja aqui dicas para protegê-los contra alguns problemas, como assalto e seqüestro.

   
Abuso sexual contra crianças 14/08/2004 às 14:27:00

Na grande maioria dos casos de abuso sexual contra crianças, o agressor é um parente ou conhecido da família. O que fazer para evitar essa ameaça que parece tão próxima?

   
O fantástico mundo dos canhotos 25/08/2006 às 10:59:00

Eles levantam com o pé esquerdo, mas não é porque são azarados. Conheça as dificuldades e as vantagens de ser canhoto.

   
Aumente a renda da sua família! 01/08/2003 às 21:47:00

Se você teve de abandonar a carreira para cuidar dos filhos ou está desempregada, saiba que existem muitas maneiras alternativas de ganhar dinheiro. Não é preciso nem sair de casa!

   
Crianças especiais 05/11/2003 às 13:40:00

Classes regulares aceitando alunos com necessidades especiais já são realidade em algumas escolas. Naturalmente, como em toda reformulação, existem dúvidas dos pais. Será positiva a convivência entre crianças com diferenças mais acentuadas?