Quarta-feira, 24 de maio de 2017
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Biscoitos de Natal

Por Cida O´Sullivan *


Aproveite agora, as crianças já estão de férias! O Natal está aí, portanto por que não envolvê-las numa atividade culinária, que tem tudo a ver com festa?

Aqui vão três receitinhas de biscoitos de Natal que variam apenas no sabor. Você pode usá-las para presentear amigos, decorar a arvore, impressionar a família. O que vale mesmo é dar asas à imaginação na hora de enfeitar e usar como inspiração o espírito natalino. Se você não tiver forminhas decorativas, desenhe os moldes numa cartolina no formato que desejar. Depois é só recortar. Mãos a obra e divirta-se!

Biscoitos de canela

Ingredientes

125 g de manteiga gelada

1/3 de xícara (chá) de açúcar mascavo

1 ovo

2 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo

1 colher (sobremesa) de canela

1 colher (chá) de uma mistura de gengibre e um pouquinho de cravo

1 colher (chá) de bicarbonato de sódio



Modo de Preparo

Corte a manteiga em pedaços e bata com o açúcar até obter um creme. Misture os outros ingredientes e mexa bem, Amasse tudo numa superfície lisa e enfarinhada por um minuto. Adicione mais farinha se for preciso, para conseguir uma consistência firme para corte dos biscoitos. Embrulhe em papel filme leve à geladeira por 30 minutos.
Pré-aqueça o forno a uma temperatura de 180o. Forre as assadeiras com papel manteiga. Abra 2/3 da massa numa superfície enfarinhada com cerca de 4 mm de altura. Corte a massa com forminhas decorativas (estrelas, coração, etc.) e fure o topo de cada biscoito (se quiser usá-los como decoração na árvore de Natal). Coloque-os na assadeira com uma distância de 2 cm. Asse por 10 minutos ou até que fiquem corados. Deixe esfriar antes de decorar


Decoração: Para enfeitar 20 biscoitos, coloque ¼ de xícara de açúcar num recipiente e adicione algumas gotas de corante alimentar. Misture e espalhe sobre os biscoitos. Você também pode adicionar chocolate granulado, confeito colorido ou açúcar cristal colorido.

Biscoito de nozes

Ingredientes

300 g de manteiga

130 g de açúcar

1 cálice rum

3 gemas cozidas

100 g de nozes moídas

500 g de farinha de trigo

clara e açúcar cristal para pincelar


Modo de Preparo

Misture a manteiga com a farinha até obter uma farofa. Junte o açúcar, misture bem com a mão, e acrescente as gemas peneiradas. Adicione, aos poucos, as nozes moídas e o rum. Amasse bem e deixe descansar por cerca de 1 hora em temperatura ambiente. Forre a assadeira com papel alumínio, recorte a massa nos moldes desejados, pincele com a clara e salpique açúcar cristal. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180° ou até ficar ligeiramente dourado.

Biscoitos clicfilhos

Ingredientes

Para a massa:


100 g de margarina

200 g de açúcar

1 ovo

gotas de extrato de baunilha ou outra essência

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 colher (chá) de fermento em pó

1 pitada de sal

Cobertura

1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro peneirado

5 colheres (sobremesa) de suco de limão

anilina comestível de varias cores


Modo de preparo

Bata a margarina até obter um creme. Junte o açúcar, e continue batendo ate ficar fofo. Acrescente o ovo ai a baunilha. Misture a farinha, o fermento o sal e junte ao creme. Abra a massa ate 0,5cm de espessura e corte os biscoitos em formatos variados. Unte assadeiras grandes, coloque os biscoitos e leve-os ao forno médio pré-aquecido (180°) por cerca de 10 minutos ou até que fiquem dourados.
Depois de frios, cubra-os com a mistura de açúcar e limão. Para um efeito mais bonito, divida o glacê em 4 partes e tinja cada um com uma cor diferente.


* Cida O´Sullivan é empresária e mãe de duas crianças.


Comentário:    
       

Matérias relacionadas

   
Natal solidário 03/12/2007 às 17:42:00

Natal é tempo de alegria e de solidariedade. Conheça algumas campanhas com as quais você e sua família podem colaborar para tornar o Natal de muita gente mais feliz!

   
Receitas especiais para diabéticos 10/03/2003 às 10:29:00

Criança que sofre de diabetes não precisa abrir mão da sobremesa. Aprenda a preparar doces com produtos dietéticos!

   
Milho, o rei dos cereais. E da garotada! 15/09/2003 às 20:36:00

O milho faz um enorme sucesso entre as crianças e, além de saboroso, é muito nutritivo. Aprenda a fazer doces e salgados deliciosos com esse cereal. As receitas são da turma do Sitio do Picapau Amarelo!

   
Receitas do mês ABRIL 21/03/2012 às 10:48:11

Para este mês de abril, convidamos a Chef Paula Weber para preparar elaborar as receitas a serem preparadas com os alimentos da estação! Confira!

   
Criatividade no arroz do dia a dia 13/02/2003 às 11:45:00

Cansado de comer arroz branco todos os dias? Aprenda algumas receitas para deixar esse cereal mais saboroso e variar o cardápio!