Sábado, 29 de abril de 2017
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

SALA DOS PROFESSORES

Por Kátia A. Kühn Chedid *


Colega, esta é a nossa sala! Pegue um cafezinho e fique à vontade. Aqui vamos trocar idéias e sugestões práticas que facilitam o aprendizado e tornam mais interessante e criativo o cotidiano da sala de aula.

O interesse das crianças pelo aprendizado é algo fascinante. Desde pequenas, elas partem para a investigação do mundo tocando os objetos, colocando-os na boca, sentindo seu cheiro, fazendo barulho, sempre tentando desvendar os mistérios que estão à sua volta. Essa tarefa de descobrir cada vez mais e mais continua por toda a infância. Um passeio com os pais, uma brincadeira, uma história... tudo é fonte de aprendizado para esses seres tão atentos e curiosos que reagem a qualquer novidade com o entusiasmo de quem acabou de ganhar a Copa do Mundo!

É por isso que ensinar às crianças é uma tarefa muito gratificante. Elas sempre querem mais e nós podemos lhes proporcionar isso de várias formas diferentes, aprendendo junto com elas a cada dia. Nesse espaço, quero compartilhar com vocês algumas idéias para tornar o aprendizado ainda mais interessante aos olhos dos pequenos, estimulando habilidades motoras e cognitivas muito importantes através de brinquedos e jogos. Espero que gostem!

Se você quiser nos enviar sua sugestão, escreva para minhaboaideia@clicfilhos.com.br, identificando seu nome completo, sua cidade e a escola na qual você leciona. Não deixe de indicar também a faixa etária mais adequada à atividade proposta.

Até 2 anos

- Um livro para brincar de ler

- Brinquedo de berço

2 a 4 anos

- Jogo do igual

- Um livro para brincar de ler

- Potes, potinhos e potões

- Brinquedo de berço

- Quebra-cabeças

- Para brincar de casinha

- Brincando com sons

- Boliche

- Loto de Figuras

- Panelinha

- Dedoches

- Prendedores

- Elefante 3D

- Caixa Surpresa

- Adivinhe quem sou eu!

4 a 7 anos

- Forma 5
- Meu porta retrato

- Jogo das sete famílias

- Jogo da memória

- Ortografia

- Bichonário

- Para brincar de casinha

- Panelinha

- Jogo do igual

- Esculturas de palavras

- Caixa vai e volta

- Dedoches

- Elefante 3D

7 a 12 anos

- Relógio CD

- Meu porta retrato

- Jogo das sete famílias

- Brincando com a gramática

- O prédio da multiplicação

- Fracionando

- Ortografia

- Esculturas de palavras

* Kátia A. Kühn Chedid é Psicopedagoga / Pedagoga PUC-SP, Diretora do Colégio Visconde de Porto Seguro / Extensão em Neuropsicologia PUC-SP
http://www.katiachedid.com.br/
Ilustrações Kátia Chedid


Comentário:    
       

Matérias relacionadas

   
Arte à Primeira Vista: Páginas de uma história 19/09/2014 às 16:34:58

Se você mora em Belo Horizonte ou vai passar por lá nas próximas semanas, não pode deixar de conferir a mostra de arte contemporânea que vai encantar as crianças e os adultos.

   
Ensinando a pensar 13/08/2001 às 14:58:00

O que é mais importante em uma escola: matérias e conteúdo ou que o aluno aprenda a pensar?

   
Bilhetes e bilhetinhos... 06/09/2001 às 14:20:00

Na semana passada o seu filho trouxe da escola um bilhete da professora com uma anotação sobre o comportamento inadequado na sala de aula. Hoje chegou outro dando ciência da falta de uma lição. E você, como se sente?

   
Milho, o rei dos cereais. E da garotada! 15/09/2003 às 20:36:00

O milho faz um enorme sucesso entre as crianças e, além de saboroso, é muito nutritivo. Aprenda a fazer doces e salgados deliciosos com esse cereal. As receitas são da turma do Sitio do Picapau Amarelo!

   
Solidários desde a infância 05/04/2001 às 16:29:00

Você sai de carro com seu filho. Ao aproximar-se de um sinal, uma criança se aproxima da janela e, rapidamente, você fecha os vidros. Seu filhote fica supreso, parece não entender o que se passa. Como falar de nossos medos? Como explicar o inexplicável?