Segunda-feira, 24 de abril de 2017
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Presente feito em casa

Por Carla Oliveira *


Que tal aproveitar a criatividade de seus filhos para que eles próprios façam seus presentes de Natal?Além de originais, estes mimos irão tocar fundo o coração da vovó ou até da professora!

Você, que é mãe, já deve estar acostumada a receber presentes feitos na escola pelo seu filho, no Dia das Mães, certo? A emoção que você sente ao receber este agrado, feito pela pessoa que você mais ama neste mundo, é algo que não tem preço. E o orgulho que ele sente em fazê-lo, também não. Portanto, nem é preciso explicar quão valioso é esse gesto.

Neste Natal, peça para seu filhote fazer presentes para as pessoas que ele gosta: o papai, a vovó, a titia ou a professora. Ele irá se divertir muito, ao mesmo tempo em que exercita a criatividade. Essa será uma ótima alternativa para não estourar o orçamento neste Natal. Além disso, todos se sentirão muito especiais ao receber estes presentes feitos com todo o amor e dedicação. Abaixo, separamos algumas sugestões. Mas você pode bolar outras coisas, é só soltar a imaginação!

Porta-lápis

Materiais:

12 pregadores de roupa
1 lata de alumínio vazia
Tinta guache
Cola branca
Pincel

Como fazer:

Primeiro, prepare os materiais para o seu filho. Separe uma lata de alumínio vazia, sem tampa e sem rótulo. O tamanho ideal é o da lata de leite condensado ou creme de leite. Cuidado para não sobrar pontinhas que possam cortar - prefira as que abrem sem precisar de abridor de latas. Desmonte os pregadores, reservando os palitos de madeira e jogando fora a parte metálica. Agora, é com o seu pequeno. Ele deve colar os pregadores no lado de fora da lata, com cola branca, um ao lado do outro. Depois que a cola secar, ele pode pintar o porta-lápis da forma que quiser.

Pote de biscoitos decorado

Materiais:

1 pote de vidro vazio
Cartolina ou papel sulfite
Tinta para cerâmica
Fita adesiva
Tesoura
Pincel
Canetas hidrográficas ou lápis.
½ metro de fita

Biscoitos

Como fazer:

Peça para seu filho fazer desenhos em uma cartolina e pintá-los com canetas ou lápis. Recorte os desenhos e grude-os com durex na parte de dentro do pote de vidro. Os desenhos servirão de modelo para seu filho pintar a face externa do pote, com a tinta de cerâmica. Depois que ele terminar de pintar, não se esqueça de tirar os desenhos de dentro do pote. Quando a tinta estiver seca, use a fita para dar um laço ao redor da boca do pote, encha-o com biscoitos e pronto! Se você preferir, pode colocar balas ou bombons.

Porta-bilhetes

Materiais:

Argila
Tinta guache
Canetas hidrográficas coloridas
1 palito de churrasco
1 pregador de roupa
Cola
Pincel

Como fazer:

Peça para seu filho pintar o palito e o pregador de roupas. Ele pode usar guache ou canetas hidrográficas de diversas cores. Espere secar e passe cola em um dos lados do pregador. Cole o pregador em uma das extremidades do palito. Toda a superfície do pregador deve estar colada ao palito, isto é, não deve sobrar nenhuma parte de pregador para fora do palito.

Agora, pegue um pedaço de argila e molde a base do porta-bilhetes. Ela pode ter a forma que seu filho quiser: redonda, quadrada ou até mesmo o rosto de um bichinho. O importante é que ela pare em pé, para poder sustentar o palito. Enfie o palito na argila enquanto ela ainda estiver mole, com a extremidade em que está fixado o pregador voltada para cima. Espere a argila secar e pinte-a com guache. Está pronto! Agora é só pregar um bilhetinho bem bonito, com votos de Feliz Natal!

Calendário

Materiais:

1 cartolina colorida
Régua
Canetas hidrográficas coloridas
Cola colorida
Purpurina de diversas cores
Revistas velhas que possam ser recortadas

Como fazer:

Este calendário é um pouco diferente. Ele só terá as datas mais importantes a serem lembradas, como aniversários de família, feriados, festas, etc. Vamos lá? Com uma régua e um lápis, meça e divida a cartolina em 12 quadrados de mesmo tamanho, cada um deles representará um mês do ano. Se seu filhote não souber escrever ainda, escreva você mesma os nomes dos meses e logo abaixo as datas que você acha que merecem ser lembradas, mas deixe-o decorar o calendário da forma que ele quiser.

Cada mês deve ter um tema: em janeiro, o verão; em junho, as festas juninas; em outubro, o dia das crianças e por aí vai. Ele pode recortar figuras ilustrativas em revistas e também fazer desenhos pertinentes ao tema. A pessoa que ganhar este calendário poderá fixá-lo atrás da porta da cozinha, por exemplo, para se lembrar dos dias mais importantes de cada mês. Se for um presente para a professora, o calendário poderá ter os dias dos aniversários dos colegas de classe e ser pendurado na parede da sala de aula.


Comentário:    
       

Matérias relacionadas

   
A ditadura da violência 21/12/2003 às 22:24:00

Como os jovens poderão experimentar a tão sonhada liberdade vivendo num mundo extremamente violento e amedrontador? E os pais, conseguirão dormir tranqüilos com seus filhos soltos pela cidade?

   
O jovem e as finanças 14/02/2002 às 16:17:00

Tão importante quanto uma educação formal na escola é o preparo do jovem para enfrentar o mundo com um sólido conhecimento a respeito de dinheiro.

   
Natal solidário 03/12/2007 às 17:42:00

Natal é tempo de alegria e de solidariedade. Conheça algumas campanhas com as quais você e sua família podem colaborar para tornar o Natal de muita gente mais feliz!

   
Páscoa, tradição e diversão 29/03/2001 às 17:07:00

Crianças adoram a Páscoa, principalmente quando reviram a casa na caça aos chocolates. Lembre-se, porém, dos significados dessa data!

   
Criatividade no arroz do dia a dia 13/02/2003 às 11:45:00

Cansado de comer arroz branco todos os dias? Aprenda algumas receitas para deixar esse cereal mais saboroso e variar o cardápio!