Quarta-feira, 24 de maio de 2017
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Sadios e bem alimentados


Conheça a cartilha do Ministério da Saúde mostrando os dez passos da alimentação saudável para as crianças menores de dois anos.

1 - Dê ao bebê somente leite materno até os seis meses, sem oferecer água, chás ou quaisquer outros alimentos. O leite materno contém tudo o que a criança necessita até os 6 meses de idade, inclusive água. A criança que recebe outros alimentos além do leite materno antes dos seis meses, principalmente pela mamadeira, incluindo água e chás, pode adoecer mais e ficar desnutrida.


2 - A partir dos seis meses, ofereça de forma lenta e gradual outros alimentos, mantendo o leite materno o máximo de tempo possível. A partir dos seis meses, o organismo já está preparado para receber alimentos diferentes do leite materno, chamados de alimentos complementares. Mesmo recebendo esses complementos, a criança deve continuar a mamar no peito até os dois anos ou mais, pois o leite materno continua alimentando a criança e protegendo-a contra doenças. As crianças menores de seis meses, que não mamam no peito, devem receber água, no mínimo, 3 a 4 vezes por dia.


3 - A partir dos seis meses, se a criança estiver recebendo leite materno dê alimentos complementares (cereais, tubérculos, carnes, leguminosas, frutas e legumes) três vezes ao dia. Se estiver desmamada ofereça cinco vezes ao dia.


4 - A alimentação complementar deve ser oferecida sem rigidez de horários, respeitando-se sempre a vontade da criança e o tamanho da porção está diretamente relacionado com o intervalo entre as refeições. Crianças amamentadas no peito sem restrições de horário desenvolvem muito cedo a capacidade de autocontrole sobre a ingestão de alimentos, aprendendo a distinguir as sensações de saciedade após as refeições e de fome após o jejum.


É importante que as mães desenvolvam a sensibilidade para distinguir as "reclamações" do bebê entre fome e outros tipos de desconforto (sono, frio, calor, fraldas molhadas ou sujas, necessidade de carinho), para que não insistam em alimentá-lo quando ele não tem fome.


Para as crianças ainda em aleitamento materno, devem ser oferecidas três refeições complementares a partir dos seis meses de vida: uma no período da manhã, uma no horário do almoço e outra no final da tarde ou no início da noite. Para as crianças já desmamadas, devem ser oferecidas três refeições mais dois lanches, assim distribuídos: no período da manhã (desjejum), meio da manhã (lanche), almoço, meio da tarde (segundo lanche), final da tarde ou início da noite (jantar).


5 - Alimentação complementar deve ser espessa desde o início e oferecida na colher. Comece na forma pastosa (papas/purês) e, gradativamente, aumente a consistência até chegar à alimentação normal da família. No início da alimentação complementar, as refeições das crianças devem ser preparadas especialmente para elas, com legumes, cereais e frutas. São os chamados alimentos de transição. A partir dos oitos meses, podem ser oferecidos os mesmos alimentos preparados para a família, desde que amassados, desfiados, picados ou cortados em pedaços bem pequenos.


Sopas e comidas ralas não fornecem energia suficiente para a criança. Evite o uso da mamadeira para as papinhas, pois nesse período pode atrapalhar a amamentação. Recomenda-se o uso de copinhos para oferecer água ou outros líquidos e prato fundo e colher para os alimentos semi-sólidos e sólidos.


6 - Ofereça à criança alimentos diversificados. Uma alimentação variada é uma alimentação colorida e só ela evita a monotonia da dieta e garante a quantidade de ferro e vitaminas que a criança necessita para manter boa saúde e crescimento adequados. O ferro dos alimentos é mais bem absorvido quando a criança recebe, na mesma refeição, carne e fruta ricas em vitamina C.


A formação dos hábitos alimentares é muito importante e começa muito cedo. É comum a criança aceitar novos alimentos apenas depois de algumas tentativas e não nas primeiras. O que pode parecer rejeição aos novos alimentos é resultado de um processo natural da criança em conhecer novos sabores e texturas, além da própria evolução da maturação de seus reflexos.


Os alimentos devem ser oferecidos separadamente para que a criança aprenda a identificar as suas cores e sabores. Coloque as porções de cada alimento no prato, sem misturá-las.


7 - Estimule o consumo diário de frutas, verduras e legumes nas refeições, pois esses alimentos são importantes fontes de vitaminas, cálcio, ferro e fibras.
Para temperar os alimentos, recomenda-se o uso de cebola, alho, óleo, pouco sal e ervas (salsinha, cebolinha, coentro). Evite alimentos muito condimentados e temperos industrializados.


8 - Evitas açúcar, café, enlatados, frituras, refrigerantes, balas, salgadinhos e outras guloseimas nos primeiros anos de vida. Sal e frituras devem ser usados com moderação, pois o seu excesso pode trazer problemas de saúde no futuro. O açúcar somente deve ser usado no cardápio infantil após o primeiro ano de idade, pois competem com alimentos mais nutritivos.


9 - Cuide da higiene no preparo e manuseio dos alimentos e garanta armazenamento e conservação adequados. Para uma alimentação saudável prefira alimentos frescos, maduros e em bom estado de conservação. E não ofereça restos da refeição anterior. Para evitar a contaminação dos alimentos e a transmissão de doenças, a pessoa responsável pelo preparo das refeições deve lavar bem as mãos e os alimentos a serem consumidos, assim como os utensílios onde serão preparados e servidos.


10 - Estimule a criança doente e convalescente a se alimentar, oferecendo o cardápio habitual acrescido dos pratos preferidos, respeitando a sua aceitação. Crianças doentes, em geral, têm menos apetite e, portanto, não devem ser forçadas a comer. Aumente a oferta de líquidos.


Para que a criança doente se alimente melhor, sente-se ao lado dela na hora da refeição e seja mais flexível com horários e regras, inclusive no período de convalescença, quando o apetite tende a aumentar. Então, acrescente pelo menos mais uma refeição nas 24 horas. Enquanto a criança estiver comendo com sua própria colher, vá oferecendo a comida com uma outra.


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