Domingo, 23 de abril de 2017
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Dicas para quem trabalha em casa

Por Beatriz Luna *


Uma angústia que muitas mulheres grávidas enfrentam é a de voltar ou não a trabalhar depois do nascimento de seu bebê.

Quando estava grávida de meu primeiro filho, uma das questões que mais me atormentava - e até hoje incomoda - era o sentimento de divisão entre o mundo do trabalho e a maternidade. Nós, mulheres, batalhamos tanto para chegar onde estamos, estudamos tanto, passamos tantas noites em claro para encontrar nosso "lugar ao sol" e, de repente, aquele bebezinho maravilhoso nasce, dando corpo a um dos nossos maiores sonhos, e nos sentimos quase constrangidas em abrir mão da carreira. É duro!


Devo dizer que tive sorte em conseguir estabelecer uma rotina equilibrada e, para mim, menos tensa: trabalhar em casa e estar perto de meus filhotes o tempo todo. Porém, para conseguir desempenhar uma atividade profissional em casa é necessário ter muita disciplina. No ambiente doméstico, as solicitações e distrações são muitas - especialmente quando se tem um recém nascido.


Passo aqui, para vocês, algumas dicas que me ajudaram ao longo do tempo:


  • Acorde bem cedo ou fique acordada até tarde. Como sou mais "ligada" à noite, ponho meus filhos na cama às 8 horas e depois fico sossegada para me dedicar ao trabalho.


  • Seja flexível com seu tempo e trabalhe bem a agenda para não falhar com os prazos. Lembre-se de que podem surgir imprevistos. Ë importante pensar assim, ou você ficará superestressada no dia em que não puder trabalhar. Surpresas acontecem! Seu filho pode ter febre, a máquina de lavar pode quebrar, a faxineira pode faltar. E você tem que estar pronta para o que der e vier.


  • Considere a contratação de uma babá durante algumas horas por dia. Alguém que goste de brincar com crianças. E aproveite para fazer supermercado, ir ao dentista - ou até trabalhar! - enquanto ela estiver presente.


  • Transforme um cantinho de sua casa num miniescritório, num território só seu. É importante para sua própria organização. Compre uma secretária eletrônica e procure não atender ao telefone quando estiver com seu filho no colo: não "pega bem" que seu interlocutor ouça gritos de criança do outro lado da linha. Um computador é praticamente imprescindível para o bom desempenho de qualquer trabalho. Invista nesse equipamento!


  • Dependendo da disponibilidade de seu marido, peça que faça alguns programas com as crianças . Muitas vezes meu marido leva nossos filhos para passear enquanto eu coloco o trabalho em dia.


    Boa sorte na sua jornada!



    * Beatriz Luna é jornalista e mãe de três filhos pequenos.


  • Comentário:    
           

    Matérias relacionadas

       
    O grande reencontro 05/05/2009 às 19:04:00

    Em uma grande homenagem ao Dia das Mães, o Clicfilhos conta a você a história de Assílio, que foi separado de sua mãe quando pequeno e, após 30 anos, conseguiu reencontrá-la por meio da Internet.

       
    Um Natal bem organizado 27/11/2001 às 15:42:00

    Todo Natal é aquela correria... para evitar o estresse, o melhor é fazer tudo com antecedência! Veja como se organizar.

       
    A idade certa para ir à escola 07/06/2002 às 14:38:00

    Meu filho tem 3 anos completos, fico em dúvida se está na hora de mandá-lo para a escola ou se, ainda, é muito cedo... Mamãe sempre acha que os filhos são pequenos demais...

       
    Apatia juvenil, em que medida ela é real 28/08/2002 às 14:55:00

    No início da adolescência bate aquela preguiça para tudo. O que fazer para "sacudir" essa meninada? Existem saídas?

       
    Entrando no mercado de trabalho 13/08/2001 às 17:03:00

    O mundo moderno exige dos filhos preparo e amadurecimento para enfrentar a competitividade do mercado de trabalho. Aprenda como ajudá-los nessa difícil tarefa.