Quinta-feira, 22 de junho de 2017
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Varizes na gestação

Por Carla Oliveira * em 12/12/2002


O aparecimento de varizes durante a gestação é um problema que incomoda muito as mulheres, e pode até inibir uma nova gravidez, dependendo do caso. Veja porque isso acontece.

Durante a gravidez, é comum que apareçam varizes ou microvarizes, principalmente após o quarto mês, em razão das alterações que acontecem no corpo da mulher. As telangiectasias, aqueles vasinhos avermelhados ou azulados em forma de teia de aranha, também podem surgir ou aumentar durante a gravidez.

Mas, afinal, o que são as varizes? "São veias dilatadas e tortuosas que ficaram flácidas. Nas pernas, as veias possuem válvulas em seu interior que impedem que o sangue desça quando estamos de pé, sendo um dos mecanismos importantes do retorno do sangue dos pés para o coração. As varizes ocorrem nas veias cujas paredes perderam a elasticidade e cujas válvulas estão ausentes ou foram danificadas, provocando um refluxo do sangue", explica o cirurgião vascular Hilton Waksman. Por isso as varizes são mais freqüentes nos membros inferiores, mas podem aparecer em outros locais do corpo.

As causas deste problema

O aparecimento das varizes nos membros inferiores se deve, na maioria dos casos, à predisposição genética. "A chance de uma pessoa ter varizes é de cinco a sete vezes maior se seus pais apresentarem o problema" destaca o Dr. Hilton. Outros fatores como sedentarismo, obesidade e desequilíbrio hormonal também são importantes. Permanecer em pé muitas horas seguidas, devido à atividade profissional, ao longo de meses ou anos também pode causar varizes nos membros inferiores.

Na gestação, a causa para o surgimento das varizes está relacionada à ação dos hormônios, necessária para a manutenção da gestação, associada ao aumento da pressão produzida pelo útero sobre as veias ilíacas na região da pelve. "A partir do segundo trimestre de gravidez, o volume de sangue da gestante aumenta em 50%, mas a capacidade das veias não aumenta na mesma proporção. Além disso, o útero cresce e comprime os vasos pélvicos, que se unem aos vasos das pernas", explica o cirurgião vascular.

Todas essas alterações no sistema circulatório também são responsáveis pela sensação de cansaço e o inchaço nas pernas durante a gestação. Alguns quadros podem evoluir para uma flebite - inflamação nas veias - ou raramente para uma trombose.

O que fazer?

O tratamento contra as varizes só deve começar após o parto. Mas, é possível tomar algumas medidas para controlar e prevenir este problema durante a gestação. É importante fazer atividade física leve, como hidroginástica e caminhada - a musculação está proibida! -, não ficar muito tempo em pé, colocar as pernas ligeiramente elevadas ao sentar, usar meias elásticas e controlar o ganho de peso. "Toda gestante deveria usar meia elástica, a partir do segundo trimestre da gravidez, como prevenção", alerta o Dr. Hilton.

Entre 60 e 90 dias após o parto, o corpo da mulher terá voltado ao normal e as varizes tendem a sumir ou diminuir bastante. No entanto, por volta de 50% das gestantes que tiveram veias dilatadas nos membros inferiores durante a gravidez permanecerão com o problema, em algum grau, depois desse período. Por conta disso, os obstetras orientam que as suas pacientes sejam avaliadas e acompanhadas, se necessário, por um angiologista ou cirurgião vascular desde o início da gestação.

"As microvarizes geralmente são eliminadas com uma cirurgia simples, na qual é aplicada anestesia local. Já a cirurgia para a retirada das varizes nos membros inferiores necessita de anestesia peridural", destaca o Dr. Hilton. As telangiectasias são tratadas com escleroterapia - pequenas injeções de glicose ou líquido esclerosante. É importante saber que, mesmo que as veias dilatadas regridam ou sejam retiradas após o parto, uma futura gestação pode agravar o problema. Em alguns casos mais graves e raros, o médico pode até mesmo desaconselhar uma nova gravidez.


Comentário:    
       

Matérias relacionadas

   
Problemas todos temos 11/07/2002 às 14:11:00

Dificuldades em casa: ansiedade, medo, vergonha de partilhar? Quando e por que abrir o jogo na escola?

   
Emagrecendo após a gravidez 10/09/2001 às 15:48:00

Descubra os exercícios mais indicados e algumas dicas para que a mamãe emagreça após a gestação.

   
Interar-te Atividade gratuita para famílias 29/04/2011 às 11:57:06

Dia 11 de julho, quinta-feira, no MAC USP NOVA SEDE - Ibirapuera! Confira!

   
Milho, o rei dos cereais. E da garotada! 15/09/2003 às 20:36:00

O milho faz um enorme sucesso entre as crianças e, além de saboroso, é muito nutritivo. Aprenda a fazer doces e salgados deliciosos com esse cereal. As receitas são da turma do Sitio do Picapau Amarelo!

   
Sol na medida certa 29/01/2001 às 14:13:00

O sol faz bem à saúde, mas nada de exageros. Nem muito nem tão pouco. Conheça os segredos para manter a pele de seu filhote bem cuidada e longe das agressões das queimaduras.