Domingo, 23 de julho de 2017
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Congeladas e supernutritivas

Por Luiza Helena Marcondes *


Economize tempo e conserve o valor nutritivo da refeição de seu bebê. As papinhas congeladas podem ser a solução para diminuir a correria no seu dia-a-dia. Bem cozidas e acondicionadas corretamente no freezer, elas se mantêm

Dez horas da manhã. O relógio denuncia: é hora de começar a preparar a refeição do bebê. Momento de descascar, lavar e picar os legumes. Levá-los ao fogo com um pedaço de carne para o cozimento e depois triturá-los no liquidificador.

Depois de quase uma hora, o almoço de seu pimpolho está pronto para ser servido. Mas se você não tem sempre esse tempo disponível todos os dias, escolha uma alternativa fácil e rápida: prepare mais papinha e congele.

Se o processo de congelamento e descongelamento for feito corretamente, o valor nutritivo do alimento será preservado e seu filhote terá uma refeição saudável, mesmo que preparada com três meses de antecedência.

Bebês também podem!

Comidas congeladas não são exclusividade dos adultos. Para a nutricionista Márcia Regina Vitolo, de Brasília, todos podem comer esses alimentos, desde que preparados da forma correta. "Refeições feitas em casa e livres de conservantes, não perdem as propriedades nutritivas nem fazem mal à saúde".

As papinhas de legumes resistem bem ao freezer por até três meses. Já as de frutas não suportam o congelamento. Portanto amasse a banana ou raspe a maçã bem na hora da refeição.

Mãos à obra

Siga esse passo-a-passo e mantenha a qualidade da refeição:

  • Prepare a papinha da forma usual.

  • Retire do fogo e coloque a panela num recipiente cheio de água gelada - ou com pedras de gelo - para esfriar rapidamente. O resfriamento rápido ajuda a garantir a textura do alimento.

  • Despeje a papinha em potes plásticos, com tampa, que comportem 200 ou 300 g. Cada embalagem deve conter apenas uma refeição.

  • Preencha o recipiente até a borda e feche muito bem. Esse procedimento evita a entrada de ar.

  • Leve os potinhos ao freezer. A temperatura mínima necessária ao congelamento é de -18* C.

    Atenção para o descongelamento!

  • Retire o pote do congelador na noite anterior e mantenha-o na geladeira. Se preferir, deixe descongelar no mesmo dia, em temperatura ambiente. São necessárias pelo menos 6 horas para que o gelo derreta completamente.

  • Minutos antes de oferecer o alimento, aqueça-o na própria embalagem, em banho-maria ou no microondas. Se optar pelo último, utilize a potência baixa.

  • Abra o potinho e mexa a papa para obter uma temperatura uniforme.

  • Sirva à criança.


  • Comentário:    
           

    Matérias relacionadas

       
    Dicas para proteger seus filhos 26/03/2003 às 13:21:00

    Principalmente as grandes cidades oferecem uma série de riscos para nossos filhos. Veja aqui dicas para protegê-los contra alguns problemas, como assalto e seqüestro.

       
    Paz em casa 31/07/2002 às 13:46:00

    Dicas preciosas da revista Meu Nenê e Família

       
    Manual do ficar, especial para pais 17/06/2002 às 15:36:00

    Para os pais que não viveram a onda do "ficar".

       
    Aprendiz de Maestro 01/09/2014 às 17:39:04

    Convide seus filhos para assistir à série O Aprendiz de Maestro, produzida pela TUCCA - uma ONG que dá assistência a crianças com câncer. Ao mesmo tempo em que se divertem, vocês ajudam a quem precisa.

       
    Como amamentar após o retorno ao trabalho 24/03/2006 às 13:42:00

    A licença maternidade está no fim e logo você terá de voltar ao batente, mas não quer deixar de amamentar seu filho. O que fazer?