Terça, 26 de setembro de 2017
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Sexo e gravidez

Por Dr. Thomaz Rafael Gollop * em 24/11/2000


Medo e alterações na libido são comuns durante a gestação. Mas saiba que seu filhote está protegido e que você não precisa abrir mão do prazer.

Durante a gestação há fases em que o apetite sexual do casal poderá sofrer alterações. Isso é normal! Nem todos encaram esse período com tranqüilidade. Fatores físicos, como náusea, fadiga, ganho de peso e maior sensibilidade dos seios, são os maiores responsáveis pela baixa da libido feminina, e os homens, muitas vezes, ficam com medo de machucar o bebê.



Embora essa preocupação seja válida, o risco de a relação sexual causar algum mal ao feto é praticamente inexistente, a não ser nos casos em que haja um diagnóstico de gravidez de alto risco. É sempre bom lembrar que o bebê está muito bem protegido pela bolsa d´água que o envolve e funciona como uma suave barreira de proteção.


O sexo na gestação, portanto, deve ser encarado com naturalidade. Afinal, nenhum de vocês está doente nem deve abrir mão do prazer. À medida que a gravidez avança, algumas posições podem ficar desconfortáveis para a mulher. Mas, se vocês usarem certa dose de criatividade e derem asas à fantasia, poderão resolver esses pequenos detalhes.

* Dr. Thomaz Rafael Gollop é obstetra, ginecologista, geneticista; professor responsável pela disciplina Aconselhamento Genético do Curso de Pós-Graduação no Departamento de Biologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo.


Comentário:    
       

Matérias relacionadas

   
Limites diante da telinha 11/06/2001 às 16:08:00

A televisão é extremamente poderosa e, se os pais não abrirem os olhos, correrão o risco de conviver muito pouco com seus filhos. Quantifique as horas e analise os programas que seu pimpolho está assistindo.E não esqueça que noticiário violento não é prog

   
Manual do ficar, especial para pais 17/06/2002 às 15:36:00

Para os pais que não viveram a onda do "ficar".

   
Gêmeos, prazeres e desafios 03/01/2001 às 15:35:00

Separar irmãos gêmeos na hora de ir para a escola nem sempre é a conduta mais correta. Tudo vai depender de como eles reagem quando ficam longe um do outro. Saiba, porém, que você pode ajudá-los a desenvolver sua individualidade.

   
Emagrecendo após a gravidez 10/09/2001 às 15:48:00

Descubra os exercícios mais indicados e algumas dicas para que a mamãe emagreça após a gestação.

   
Sol na medida certa 29/01/2001 às 14:13:00

O sol faz bem à saúde, mas nada de exageros. Nem muito nem tão pouco. Conheça os segredos para manter a pele de seu filhote bem cuidada e longe das agressões das queimaduras.