Segunda-feira, 29 de maio de 2017
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

REFRIGERANTES


Os refrigerantes lights podem afetar de alguma forma o organismo das crianças?

Os refrigerantes light, assim como os regulares, devem ser consumidos moderadamente por qualquer indivíduo, principalmente por crianças. O fato de não conterem muitas calorias não quer dizer que eles devam ser consumidos indiscriminadamente.

Crianças até 2 anos de idade não devem consumir alimentos ou bebidas com adoçantes, pois elas necessitam de calorias suficientes para crescer e se desenvolver adequadamente. Além disso, os corantes presentes nestas bebidas podem provocar reação alérgica e os gases podem causar cólicas nas crianças pequenas que ainda têm um sistema digestivo imaturo.

Os adoçantes presentes nestas bebidas (aspartame, acesulfame-K) foram liberados para consumo, inclusive por crianças, e parecem não trazer nenhum risco à saúde, quando consumidos moderadamente. Indivíduos que apresentam a doença fenilcetonúria devem ficar atentos e limitar a quantidade de aspartame. A sacarina, apesar de também liberada, ainda permanece um pouco controversa, e devido à falta de estudos com crianças, alguns sugerem que seu consumo seja limitado nesta faixa etária.

O refrigerante ainda contém cafeína, estimulante que pode interferir no sono e causar dores de cabeça nas crianças mais sensíveis. Além disso, por ser um diurético, também pode contribuir para a desidratação.

Estas bebidas também não contém nutrientes e se forem consumidas em grande quantidade podem encher o estômago da criança e não deixar espaço para alimentos e bebidas nutritivas. Por isso, seu consumo deve ser moderado, e não deve nunca ocupar o espaço de água, leite, sucos de frutas e demais alimentos.


Comentário:    
       

Matérias relacionadas

   
Milho, o rei dos cereais. E da garotada! 15/09/2003 às 20:36:00

O milho faz um enorme sucesso entre as crianças e, além de saboroso, é muito nutritivo. Aprenda a fazer doces e salgados deliciosos com esse cereal. As receitas são da turma do Sitio do Picapau Amarelo!

   
Meu filho não quer comer! 11/04/2003 às 12:25:00

Por mais que você se esforce, ele vira o rosto, faz cara feia, chora e se recusa a comer. Saiba porque isso pode estar acontecendo com seu filho.

   
Alimentos inteligentes 11/01/2001 às 14:33:00

Uma boa alimentação na primeira infância é diretamente responsável pelo desenvolvimento do cérebro de seu filho. Conheça como agem e quais são os alimentos "inteligentes"

   
Dietas vegetarianas 06/03/2002 às 13:26:00

As dietas vegetarianas são saudáveis? Será que elas são capazes de satisfazer às necessidades nutricionais de uma criança?

   
Alimentação balanceada 22/11/2000 às 17:58:00

Você não quer quebrar a cabeça todos os dias pensando nas refeições de seus filhos? Vai aí um cardápio completo para facilitar sua vida.