Quarta-feira, 01 de abril de 2020
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Esclareça suas dúvidas sobre menstruação

Por Dr. Thomaz Rafael Gollop * em 11/02/2003


A menstruação acompanha a mulher durante boa parte de sua vida. Entenda o que acontece em seu corpo durante esse período!

A primeira menstruação ninguém esquece: é ela, tão esperada pelas meninas, que assinala o início de sua capacidade reprodutiva, em geral entre os 12 e os 14 anos de idade. De repente, ela vira mulher!


Fisicamente, essa transformação se faz por meio de uma membrana interna chamada endométrio, que se forma em função de estímulos hormonais. É nesse ambiente que ocorre a fecundação, ou seja, a junção do óvulo com o espermatozóide, que dará origem ao ovo, ou embrião. No sétimo dia após a fecundação o ovo se fixa no endométrio, num processo chamado nidação.



O endométrio, portanto, é nosso primeiro "berço", o tecido que sustenta o embrião, e se forma com o auxílio do estrógeno e da progesterona, os hormônios sexuais produzidos no ovário. Quando não ocorre a fecundação, esse tecido é eliminado sob a forma de menstruação.

Cara de menina, corpo de mulher

No início da puberdade, por volta dos 12 anos, uma série de mudanças acontece no corpo feminino. O estrógeno é o maior responsável por várias delas. Confira:

  • amadurecimento dos órgãos sexuais

  • desenvolvimento das mamas

  • aparecimento de pêlos

  • A progesterona é o hormônio responsável principalmente pela manutenção da gravidez e por alguns de seus sintomas. Exerce, também, a função reguladora do ciclo menstrual.


    Um ciclo menstrual tem, em média, a duração de 28 dias, mas variações entre 21 e 35 dias são consideradas normais. O período de menstruação varia de dois a oito dias e o volume de perda sanguínea depende de cada mulher. A menstruação fará parte de sua vida durante cerca de 40 anos, algumas mais, outras menos, quando entram na fase da menopausa.

    Calcule seu ritmo biológico

    Não dá para falar de menstruação sem mencionar a ovulação, ou seja, a liberação dos óvulos pelo ovário. O primeiro dia da menstruação marca o início do ciclo menstrual. A ovulação ocorre 14 dias antes do período menstrual seguinte. Se seu ciclo, portanto, for de 28 dias, a ovulação ocorrerá no 14º. Mas, se ele for de 32 dias, a ovulação ocorrerá no 18º e a menstruação virá 14 dias depois.


    Durante cada ciclo menstrual cerca de 250 óvulos entram em processo de desenvolvimento, mas apenas um ficará maduro e pronto a ser fecundado durante a ovulação. Mesmo que isso não aconteça, ele permanece vivo por 12 horas, antes de ser eliminado. Portanto, todo cuidado é pouco: se você pretende usar a famosa tabelinha como método anticoncepcional, fique esperta. E não esqueça, também, que seu ciclo pode sofrer alterações.

    Curiosidade:

    Você sabia que o ovário de uma menina recém-nascida contém aproximadamente um milhão de óvulos disponíveis para alimentar toda a sua vida reprodutiva?

    * Dr. Thomaz Rafael Gollop é obstetra, ginecologista, geneticista; professor responsável pela disciplina Aconselhamento Genético do Curso de Pós-Graduação no Departamento de Biologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo.


  • Comentário:    
           

    Matérias relacionadas

       
    Momento Clicfilhos - Leitura, desafio de pais e professores 13/02/2020 às 16:18:58

    Habituar os filhos a mergulhar nos livros nem sempre é fácil. Aprenda, aqui, como estimulá-los.

       
    Momento Clicfilhos - Afinal, para que serve a mesada? 13/02/2020 às 15:58:02

    Os filhos pedem, e como pedem! Querem brinquedos, roupas de griffe, jogos de videogame, guloseimas... Como fazer da mesada uma aliada?

       
    Momento Clicfilhos - Bullying, violência na escola 13/02/2020 às 15:20:51

    Humilhação, intimidação, ameaça. Diariamente, estudantes de todas as idades são vítimas desse tipo de violência moral na escola. Os agressores são seus próprios colegas. Como lidar com essa situação?

       
    Momento Clicfilhos - Animais, alegria para toda a família 13/02/2020 às 15:16:32

    Animais de estimação oferecem carinho e companhia, ajudando até a curar a depressão. Quem resiste?

       
    Momento Clicfilhos - Com açúcar, com afeto... 13/02/2020 às 15:08:46

    Você entra no quarto do seu filho e sente como se um furacão tivesse passado por ali: gavetas semi-abertas, roupas para fora, brinquedos espalhados pelo chão, lápis, livros e cadernos sobre a cama ...