Domingo, 24 de setembro de 2017
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Como escolher o maternal

Por Lucy Casolari *


A escolha da primeira escola é sempre acompanhada da angústia dos pais. Leia, aqui, algumas dicas que poderão facilitar essa sua dura tarefa.

Antes de se decidir, visite várias escolas, procure conversar com as pessoas responsáveis, observe como se sente acolhida na entrevista: isso pode ser um indicativo da forma de lidar com as crianças. A empatia é algo a ser buscado, sem dúvida, especialmente no caso dos pequenos. Uma conversa com outras mães poderá ajudá-la a esclarecer algumas dúvidas. Lembre-se, entretanto, de que cada criança é uma e cada família tem suas próprias necessidades e valores.


O vínculo da criança, os pais e a escola de educação infantil costuma ser muito forte, construído, acima de tudo, na confiança, por isso o lado humano conta mais que tudo. Não se deixe seduzir, apenas, pelo brilho e pela beleza das instalações, tão importantes no sentido da segurança e higiene, pois a sua presença, por isso só, não garante que as crianças usufruam os equipamentos.


Um ponto fundamental diz respeito à qualificação dos profissionais, questione sobre o nível de sua formação e estabilidade do quadro, pois ainda há um grande número de escolas que não os valorizam adequadamente. Em alguns casos, corre-se o risco de ter que lidar, em casa, com a tristeza de seu filho por causa da perda de uma querida professora no meio do período letivo. O que pode, certamente ocasionar dificuldades posteriores de adaptação.


Finalizando, depois de fazer todo o percurso e a avaliação objetiva, respeite a sua intuição e, independentemente do método utilizado, faça a sua escolha pela escola para a qual o seu coração bater mais forte... Novamente o lado racional e o emocional precisam estar em harmonia e, aí, a escola fará bem para a criança, assim como para a mãe que poderá ter um tempo para si mesma para trabalhar e realizar suas atividades pessoais com mais tranqüilidade.


* Lucy Casolari é pedagoga e educadora


Comentário:    
       

Matérias relacionadas

   
O grande reencontro 05/05/2009 às 19:04:00

Em uma grande homenagem ao Dia das Mães, o Clicfilhos conta a você a história de Assílio, que foi separado de sua mãe quando pequeno e, após 30 anos, conseguiu reencontrá-la por meio da Internet.

   
Caminhos para uma boa pesquisa 10/04/2002 às 15:29:00

Para que uma pesquisa renda bons frutos é preciso método, discernimento e foco no assunto. Ensine seu filho a descobrir tesouros numa biblioteca, real ou virtual!

   
Dicas para proteger seus filhos 26/03/2003 às 13:21:00

Principalmente as grandes cidades oferecem uma série de riscos para nossos filhos. Veja aqui dicas para protegê-los contra alguns problemas, como assalto e seqüestro.

   
Abuso sexual contra crianças 14/08/2004 às 14:27:00

Na grande maioria dos casos de abuso sexual contra crianças, o agressor é um parente ou conhecido da família. O que fazer para evitar essa ameaça que parece tão próxima?

   
Sem pressa para sair de casa 19/07/2003 às 10:49:00

Hoje em dia, é comum que filhos continuem morando com os pais, mesmo depois de adultos. É a chamada "geração canguru"!