Quinta-feira, 22 de junho de 2017
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Palavra do especialista, Doença rara




O que é exatamente a talassemia? Estamos com um caso grave na família, um bebê de sete meses que está na UTI e vários parentes possuem essa doença, inclusive meu filho de três anos.


A talassemia é um quadro de origem genética (hereditária) caracterizado pela diminuição da quantidade de hemoglobina produzida, o que provoca a anemia. Ela ocorre mais freqüentemente em pessoas de origem mediterrânea e apresenta-se de duas maneiras: a forma minor, ou beta talassemia, em que não há comprometimento clínico e tampouco tratamento. A outra seria a forma major, também chamada de anemia do mediterrâneo, diagnosticada geralmente no primeiro ano de vida. Entre seus sintomas estão a palidez, o abdômen distendido, o aumento de tamanho do baço e a anemia. Também podem surgir infecções freqüentes, necessitando muitas vezes a transfusão de sangue e a internação do paciente.


Gostaria de ter informações sobre uma doença chamada Kawasaky.

A doença de Kawasaki é bastante rara e acomete as mucosas, pele e gânglios linfáticos. Foi descrita originariamente no Japão, mas seu registro tem sido cada vez mais freqüente em outros países. Não se conhece bem a causa, mas os sintomas são: febre prolongada (sem resposta a antibióticos), conjuntivite, úlceras e feridas nos lábios e na boca, erupção cutânea, aumento dos gânglios linfáticos e inchaço e vermelhidão nos pés e nas mãos. Sintomas menos freqüentes: diarréia, pericardite, infarto do miocárdio. A medicação é sintomática, em geral com antitérmicos, entre outros.


Comentário:    
       

Matérias relacionadas

   
Palavrões, palavras e palavrinhas 14/02/2001 às 17:12:00

Criança aprende tudo tão rápido! Isso vale para coisas "do bem" e "do mal". De repente seu filho, sem mais nem menos, solta um tremendo palavrão. Após o choque inicial, virão as perguntas inevitáveis: Será que sabe o que está dizendo? Onde aprendeu isso?

   
Sol na medida certa 29/01/2001 às 14:13:00

O sol faz bem à saúde, mas nada de exageros. Nem muito nem tão pouco. Conheça os segredos para manter a pele de seu filhote bem cuidada e longe das agressões das queimaduras.

   
Doença grave na família, como ficam as crianças 04/07/2003 às 17:30:00

O que dizer às crianças quando um parente querido - ou mesmo um grande amigo - adoece gravemente? Como elas irão reagir? Clique aqui para saber.

   
A eterna magia do pó de pirlimpimpim 03/12/2001 às 16:14:00

Histórias infantis escritas na década de 20 resistem ao tempo e encantam as gerações posteriores.

   
Dentes saudáveis para sorrir sempre! 26/03/2012 às 11:31:01

No boletim Clicfilhos deste mês: saúde dos dentes, calendário e preparativos para a Páscoa!