Sábado, 21 de outubro de 2017
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Prevenção para conquistar dentes saudáveis

Por Monica Martinez
Consultoria: Clery Bernardi Gallacci
* em 09/10/2002


Além dos tratamentos ortodônticos, as medidas preventivas ajudam a garantir a seu filho dentes saudáveis e retinhos.

95% da população apresenta algum tipo de desvio dentário. A novidade é, que hoje em dia, os dentes tortos podem ser alinhados mais cedo do que era tratado antigamente, antes que a má oclusão desencadeie alterações nas funções mastigatórias e problemas articulatórios. "A fase dos 8 aos 12 anos é a mais propícia para o tratamento", defende Júlio Wilson Vigorito, professor de Ortodontia da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo.


No entanto, apesar de todos os tratamentos modernos, a prevenção ainda é uma das melhores maneiras de garantir que seu filho tenha um sorriso de propaganda de creme dental. Confira as dicas de Miriam Rodrigues do Prado, professora de Odontopediatria na Universidade Metodista de São Paulo.


  • Amamentação: além das vantagens nutricionais e do vínculo afetivo, o aleitamento materno força a criança a sugar e a deglutir o leite corretamente, favorecendo o desenvolvimento dos músculos e dos ossos da face.


  • Posição para dormir: de lado, com a mãozinha embaixo do rosto, é uma das causas da mordida cruzada. Para evitá-la, não deixe o bebê dormir sempre na mesma posição.


  • Uso da mamadeira: se o bebê toma o leite na mamadeira, não se deve jamais alargar o bico para aumentar a passagem do líquido. A ampliação da abertura, que facilita a sucção, prejudica a postura da língua e o desenvolvimento dos músculos da face. ?Tem de deixar o furo pequeno, para a criança forçar a sucção?, explica a especialista. Ao redor de 1 ano e meio, a criança deve passar a tomar líquidos em copos.


  • Postura correta: se a criança toma mamadeira deitada, o líquido desce com facilidade e ela faz menos força para sugar. Essa postura é prejudicial para o alinhamento dos dentes.


  • Chupeta com limite: seu uso não é ideal, porém se trata de um artifício melhor do que deixar a criança chupar o dedo (hábito mais difícil de ser abandonado). Caso seja adotada, deve-se optar pelos modelos ortodônticos. E deve ser retirada por volta dos 2 anos, para não comprometer a dentição.


  • Correção de alterações respiratórias: adenóides, rinites, amidalites, desvio de septo - problemas que atingem 40% da população - levam a criança a respirar pela boca e podem causar modificações na arcada. Por isso, devem ser corrigidos antes que a desorganização dentária se instale.


  • Cárie é a principal vilã: maior inimiga dos dentes perfeitos, a cárie deve ser prevenida. Mamadeiras e chazinhos com açúcar, má higienização e, mais tarde, e o excesso de doces e balas são suas principais causas.


  • Perda precoce de dentes: seja pela queda natural, seja por traumas, leva à perda do espaço. Indica-se o uso de aparelhos mantenedores para garantir a mordedura correta.


  • Alimentação rica em fibras: alimentos fibrosos, como frutas e legumes, caso da maçã e cenoura, estimulam o trabalho do maxilar, favorecendo o crescimento ósseo adequado.


    * Monica Martinez
    Consultoria: Clery Bernardi Gallacci
    Monica Martinez é jornalista e colaboradora da revista Meu Nenê.
    Clery Bernardi Gallacci é pediatra do Hospital e Maternidade Santa Joana e professora-assistente da disciplina de Neonatologia da Santa Casa, de São Paulo.


  • Comentário:    
           

    Matérias relacionadas

       
    O grande reencontro 05/05/2009 às 19:04:00

    Em uma grande homenagem ao Dia das Mães, o Clicfilhos conta a você a história de Assílio, que foi separado de sua mãe quando pequeno e, após 30 anos, conseguiu reencontrá-la por meio da Internet.

       
    As dificuldades do autismo 26/07/2001 às 14:12:00

    Autismo é uma questão delicada, que muitos pais têm dificuldades em aceitar e tratar da forma correta. Conheça melhor as faces dessa condição.

       
    Caminhos para uma boa pesquisa 10/04/2002 às 15:29:00

    Para que uma pesquisa renda bons frutos é preciso método, discernimento e foco no assunto. Ensine seu filho a descobrir tesouros numa biblioteca, real ou virtual!

       
    Problemas todos temos 11/07/2002 às 14:11:00

    Dificuldades em casa: ansiedade, medo, vergonha de partilhar? Quando e por que abrir o jogo na escola?

       
    Dicas para proteger seus filhos 26/03/2003 às 13:21:00

    Principalmente as grandes cidades oferecem uma série de riscos para nossos filhos. Veja aqui dicas para protegê-los contra alguns problemas, como assalto e seqüestro.