Quinta-feira, 18 de abril de 2024
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Estimule o lado artístico com a fotografia!

Por Mônica Richter *


Tire seu filho da frente da TV e incentive-o a explorar as paisagens, os animais e brincar com seus amigos por meio da fotografia.

Como introduzir no lazer de nossos filhos atividades criativas, interessantes, quando sabemos que freqüentemente é tão difícil tirá-los dos maçantes videogame, televisão, game boy?


Esta é uma questão que discuto sempre com outras mães e amigas minhas
que se preocupam, assim como eu, em tentar introduzir alternativas saudáveis no tempo livre de nossas crianças.


Perguntei para minha filha de nove anos o que a Fotografia significa para ela. Com a simplicidade nata dos pequenos, ela me respondeu que seria uma forma de
cultura em que é possível conhecer países e a História. Era isso que precisávamos ouvir! Agora, mãos à obra!

Por que fotografar?

A fotografia é uma ótima opção, pois a criança com certeza já viu as fotos tiradas pelos pais do seu nascimento, de aniversários ou de viagens. Que tal dar uma oportunidade aos nossos pequenos de registrarem e contarem histórias por meio

das fotos e, principalmente, do olhar deles?


Depois, é só deixar a criatividade deles bem solta! Isso trará muita diversão, já que as crianças têm espontaneidade, curiosidade e graça de sobra e irão eternizar momentos simples e importantes como o sorriso da mamãe, um abraço, as brincadeiras dos amigos... Além disso, ela poderá expressar sua sensibilidade
nesta nova atividade artística.


Imagina só que emoção: seu filhote ganhando a primeira câmera, tendo liberdade para criar brincando, esperar a revelação e ver eternizado, naquele papel, um momento precioso de sua vida, de seus pais, dos amigos, de sua casa, do cachorrinho e montar um álbum com suas histórias.


Será como um jogo altamente instigador e criativo, em que os resultados poderão ser guardados por muito tempo e, por que não?, serem mostrados para os filhos e netos deles!

Passo-a-passo

  • Para estimular seu filho, leve-o sempre que possível a museus, galerias e centros culturais, onde ele começará a compreender e apreciar as Artes
    Plásticas, em que a fotografia está ao lado da pintura, do desenho, da escultura e das instalações.

  • Em São Paulo, a Pinacoteca do Estado, O MAM e o Masp têm sempre boas exposições de fotógrafos nacionais e internacionais.


  • Um bom livro também contribui para aumentar o interesse da criança pela Arte. O livro Crianças do Êxodo, de Sebastião Salgado, da Companhia das letras, é fascinante. Ele mostra as crianças dos cinco continentes, em fotos preto e branco, uma verdadeira poesia visual.

    Como escolher e comprar a primeira máquina?

  • Para os principiantes, uma boa opção são as máquinas descartáveis, de fácil manuseio e simples, como as da Fuji ou Kodak.

  • Para os adiantados, há câmeras pequenas automáticas da Canon ou Nikon, que podem ser usadas com filme cor ou preto e branco.

  • Para as crianças que lidam bem com computador, nada melhor que as incríveis digitais, em que é possível ver as fotos na mesma hora, no visor da câmera ou ligá-las na TV ou no computador e apagar as fotos que não saírem boas.

    Outras dicas!

    Se puder, leve seu pequeno a uma papelaria e deixe-o escolher o álbum onde vai colocar suas fotografias. Alguns locais oferecem opções desde as mais simples até as mais sofisticadas, além de belos álbuns reciclados de todas as cores!


    Um bom momento para a criança começar a fotografar pode ser no próximo
    feriado ou férias. Você verá como incríveis surpresas surgem nesses momentos! Minha filha, por exemplo, levou sua câmera nas últimas férias, montou um álbum e toda orgulhosa levou para a professora, para os amigos da classe e da perua escolar e todos descobriram juntos, nas fotografias, vários monumentos, cidades e países que já haviam estudado no colégio.

    Finalmente, a fotografia como arte promove o desenvolvimento artístico, intelectual e emocional de nossos filhos.

    * Mônica Richter é publicitária de formação mas, há 18 anos, é fotógrafa,
    tendo começado na Alemanha em Heidelberg, em Amsterdã e Cidade do México.
    Fez 6 exposições nestes países e 3 no Brasil.
    Contato:monicarichter@uol.com.br


  • Comentário:    
           

    Matérias relacionadas

       
    Momento Clicfilhos - Aula de boas maneiras 13/02/2020 às 15:26:07

    Ensinar boas maneiras às crianças não é questão de frescura, mas sim algo muito importante para que elas adquiram noções fundamentais de respeito ao ambiente e às pessoas à sua volta.

       
    Abuso sexual contra crianças 14/08/2004 às 14:27:00

    Na grande maioria dos casos de abuso sexual contra crianças, o agressor é um parente ou conhecido da família. O que fazer para evitar essa ameaça que parece tão próxima?

       
    Crianças especiais 05/11/2003 às 13:40:00

    Classes regulares aceitando alunos com necessidades especiais já são realidade em algumas escolas. Naturalmente, como em toda reformulação, existem dúvidas dos pais. Será positiva a convivência entre crianças com diferenças mais acentuadas?

       
    Proteja sua casa quando for viajar 24/11/2010 às 12:23:35

    Você vai viajar nas férias ou no feriado com sua família e deixar sua casa desocupada por alguns dias? Fique atento a regras básicas de segurança que ajudam a proteger o seu patrimônio.

       
    Histórias da Arte para crianças 08/11/2012 às 18:49:50

    Não tem jeito melhor de conhecer a vida e a obra de artistas contemporâneos brasileiros! Não deixe de levar seu filho!