Segunda-feira, 21 de agosto de 2017
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Palavra do especialista, Adenóide



Minha filha de dois anos sempre teve um sono meio agitado, nariz freqüentemente entupido. Mas depois de uma virose começou a apresentar um quadro mais preocupante: ronca à noite, tem apnéia, fica o tempo todo de boca aberta. Levei a um otorrino, ele pediu raios x e detectou o aumento das adenóides e disse ser um caso para cirurgia. Mas sei de médicos que são terminantemente contra a cirurgia, propondo caminhos alternativos. A cirurgia é eficaz? Existe algum outro tipo de tratamento para esse problema?


Cada caso é um caso e cada criança é única e incomparável, portanto não julgo adequado adaptar condutas rígidas e universais. Pelo que você conta, os roncos, a boca aberta e, fundamentalmente, as apnéias são fortes indicadores de possível necessidade de cirurgia. Normalmente se aguarda entre três a quatro anos para a indicação cirúrgica, porém há ocasiões em que devemos mudar nossa conduta. Pessoalmente, em 30 anos de pediatria, nunca tive que recomendar a cirurgia antes da criança completar um ano de vida. Lamentavelmente sem condições de examinar sua filha e avaliar o Raio-x não posso sugerir nenhuma decisão. No entanto, parece-me razoável buscar uma segunda opinião.


Comentário:    
       

Matérias relacionadas

   
Palavrões, palavras e palavrinhas 14/02/2001 às 17:12:00

Criança aprende tudo tão rápido! Isso vale para coisas "do bem" e "do mal". De repente seu filho, sem mais nem menos, solta um tremendo palavrão. Após o choque inicial, virão as perguntas inevitáveis: Será que sabe o que está dizendo? Onde aprendeu isso?

   
Animais, alegria para toda a família 06/11/2001 às 15:33:00

Animais de estimação oferecem carinho e companhia, ajudando até a curar a depressão. Quem resiste?

   
Sol na medida certa 29/01/2001 às 14:13:00

O sol faz bem à saúde, mas nada de exageros. Nem muito nem tão pouco. Conheça os segredos para manter a pele de seu filhote bem cuidada e longe das agressões das queimaduras.

   
Não agüento mais ficar em casa! 10/12/2004 às 15:25:00

Seu filho está de férias e merece se divertir. Chega de tédio! Conheça lugares que oferecem uma programação especial para entreter as crianças enquanto você trabalha.

   
Meu filho não precisa mais de mim! 24/02/2003 às 13:06:00

Um dia, os filhos crescem, tornam-se independentes e constituem sua própria família. Você está preparado para lidar com o ninho vazio?