Sexta-feira, 24 de novembro de 2017
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Genéricos, uma solução econômica

Por Luiza Helena Marcondes *


Você conhece os medicamentos genéricos? Apesar de estarem circulando pelas prateleiras há quase dois anos, esses remédios ainda despertam muitas dúvidas. Aprenda, no Clicfilhos, um pouco mais sobre esse assunto tão polêmico.

Seu filho está doente e o médico receita a medicação. Ao sair do consultório, você vai direto à farmácia comprar o remédio. Mas o farmacêutico diz que não tem o produto prescrito e recomenda um genérico. E agora, o que fazer?


Na realidade, o vendedor está indicando um medicamento com o mesmo princípio ativo, concentração e posologia recomendados pelo doutor. A diferença está no preço. Os genéricos, em geral, são bem mais baratos que seus equivalentes de marca. A redução dos valores deve-se ao fato do fabricante não precisar fazer propaganda e nem investir em pesquisas para testar sua eficácia.

Realmente funcionam?

O resultado terapêutico desses medicamentos é o mesmo dos originais conhecidos pelo consumidores, garante a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Este órgão realiza testes periódicos de bioequivalência para avaliar e comprovar a qualidade dos genéricos em relação aos originais.


Desde em agosto de 1999, quando foram lançados, as listas dos medicamentos genéricos têm aumentado. No princípio eram apenas seis, hoje já chegam a 250, e servem para os mais diversos problemas de saúde. Conheça a relação de medicamentos nos sites do Ministério da Saúde www.saude.gov.br e da Anvisa www.anvisa.gov.br.

Como identificar?

É possível verificar a diferença pela própria embalagem. Para ter a certeza, olhe o nome do medicamento. O genérico traz apenas a inscrição do princípio ativo utilizado no alto da caixa. Logo abaixo, escrito em azul, está o alerta: "Medicamento Genérico" - Lei 9.787/99, além de uma tarja amarela.


Portanto, na próxima vez que você for ao médico, solicite a ele que prescreva, se possível, um medicamento genérico. Você estará se tratando com o remédio adequado às suas necessidades e economizando muito na compra.


Comentário:    
       

Matérias relacionadas

   
Dicas para proteger seus filhos 26/03/2003 às 13:21:00

Principalmente as grandes cidades oferecem uma série de riscos para nossos filhos. Veja aqui dicas para protegê-los contra alguns problemas, como assalto e seqüestro.

   
Paz em casa 31/07/2002 às 13:46:00

Dicas preciosas da revista Meu Nenê e Família

   
Manual do ficar, especial para pais 17/06/2002 às 15:36:00

Para os pais que não viveram a onda do "ficar".

   
Aprendiz de Maestro 01/09/2014 às 17:39:04

Convide seus filhos para assistir à série O Aprendiz de Maestro, produzida pela TUCCA - uma ONG que dá assistência a crianças com câncer. Ao mesmo tempo em que se divertem, vocês ajudam a quem precisa.

   
Como amamentar após o retorno ao trabalho 24/03/2006 às 13:42:00

A licença maternidade está no fim e logo você terá de voltar ao batente, mas não quer deixar de amamentar seu filho. O que fazer?