Quinta-feira, 22 de junho de 2017
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

O mundo a seus pés

Oferecimento Sulinvest

Por Leandro Bren Vianna *


Existe um tipo de profissional no mercado financeiro que pode orientá-lo sobre como investir seu dinheiro de acordo com o seu estilo e as suas necessidades.

Consultor de casamento, um profissional especializado em resolver os (vários) "problemas" de quem está para se casar. Personal trainer que nada mais é que um professor particular de ginástica. Personal stylist, uma pessoa especializada em moda, preparada para ajudá-lo a escolher suas roupas. Personal isso ou personal aquilo, as coisas parecem cada vez mais sob medida para você. No mundo das finanças, uma figura como esta não poderia deixar de existir e, assim sendo, de uns anos para cá, o conceito de Private banker parece ter ficado mais conhecido no Brasil.


Deixando os termos em inglês de lado e falando um português claro, este profissional é um conselheiro, especializado em finanças pessoais. É a pessoa perfeita para ajudá-lo a escolher os seus investimentos e para por em dia o seu orçamento doméstico. Um bom Private banker deve ser visto como um "tutor" do seu bolso. É esta pessoa que deverá adequar os investimentos ao seu perfil de aplicador, bem como às suas necessidades de recursos futuros.


Por exemplo, é ele que vai explicar que o significado daquela notícia de jornal que dizia que "a provável redução dos Fed Funds poderá ser fator determinante na queda da taxa Selic, fato que deverá favorecer as aplicações em renda variável", nada mais é que "diante da expectativa de queda dos juros nos Estados Unidos e no Brasil, aplicações em bolsa poderão ser vantajosas, uma vez que a rentabilidade dos produtos de renda fixa tradicional tende a ser menor".


É ele, também, que irá estudar o melhor plano de previdência para você. Normalmente as pessoas, principalmente as mais novas, ainda não possuem a cultura de um planejamento financeiro de aposentadoria. Porém, todos nós sabemos que, hoje em dia, contar com o sistema de seguridade social do governo é bastante arriscado. Desta forma, o Private banker por meio de números, projeções e fundamentos, poderá lhe apresentar um plano em que poupando um pouco a cada mês, desde já, irá garantir uma velhice tranqüila a você.


Outro exemplo que podemos citar é o caso de aplicações como caderneta de poupança ou imóveis, que nos últimos tempos vem proporcionando baixos retornos. Neste caso, este consultor certamente estará apto a apresentar opções de investimentos mais vantajosas, resguardando condições como prazos e riscos de cada cliente.


Administrar heranças, quando o beneficiário não possui renda adicional e precisa de recursos todos os meses para seus gastos, ou mesmo aconselhar aqueles que no final de cada mês não sabem ao certo como destinar as suas economias também fazem parte do dia-a-dia deste tipo de profissional.


Conhecendo melhor agora a função desta pessoa, quem sabe, entre uma aula ou outra de ginástica com o seu Personal trainer ou mesmo depois das compras com um Personal stylist, você não procure um Private banker para cuidar das suas finanças? Brincadeiras à parte, uma pessoa como esta poderá ajudar a manter a saúde e a beleza do seu bolso.


* Leandro Bren Vianna é Gerente de Informações e Produtos da Sul América Investimentos.


Comentário:    
       

Matérias relacionadas

   
O jovem e as finanças 14/02/2002 às 16:17:00

Tão importante quanto uma educação formal na escola é o preparo do jovem para enfrentar o mundo com um sólido conhecimento a respeito de dinheiro.

   
Desemprego, Mantenha a calma 03/09/2001 às 15:15:00

O medo é geral: perder o emprego traz ansiedade e insegurança para a família. Descubra como enfrentar a situação sem tanto sofrimento.

   
Aumente a renda da sua família! 01/08/2003 às 21:47:00

Se você teve de abandonar a carreira para cuidar dos filhos ou está desempregada, saiba que existem muitas maneiras alternativas de ganhar dinheiro. Não é preciso nem sair de casa!

   
Arte à Primeira Vista: Páginas de uma história 19/09/2014 às 16:34:58

Se você mora em Belo Horizonte ou vai passar por lá nas próximas semanas, não pode deixar de conferir a mostra de arte contemporânea que vai encantar as crianças e os adultos.

   
Solidários desde a infância 05/04/2001 às 16:29:00

Você sai de carro com seu filho. Ao aproximar-se de um sinal, uma criança se aproxima da janela e, rapidamente, você fecha os vidros. Seu filhote fica supreso, parece não entender o que se passa. Como falar de nossos medos? Como explicar o inexplicável?