|
|
Harmonia no quarto dos jovens
Por Marco Sbano
*
Confira algumas idéias baseadas no Feng Shui para organizar o quarto do seu filho de seis a dezoito anos.
|
|
As técnicas do Feng Shui ajudam a criar um ambiente de prosperidade, equilíbrio e um ótimo astral no seu lar. Por meio dessa arte chinesa, você consegue harmonizar o quarto do seu filho durante uma época importante: a transição da infância para a adolescência.
Trata-se de um período cheio de mudanças, portanto as características e intenções desse dormitório devem ser muito bem elaboradas. O "Ba-guá", uma espécie de bússola que indica por onde fluem as energias de um local, ajuda a organizar o ambiente de forma a garantir prosperidade e criatividade para seu filho. A vontade interior desse jovem será fortalecida, para que ele siga seus desejos e faça as melhores escolhas.
A bancada de estudo (1) ocupa a área de "sucesso e relacionamento" mas o setor da "criatividade", fundamental neste momento da vida, está vazio.
Neste quarto a energia (chamada de Ch´i) entra com uma força muito grande, devido à oposição entre a porta e a janela. Apesar da cabeceira da cama (2) localizar-se no meridiano da "família", a cama fica um pouco desprotegida porque está no cruzamento entre a porta e a janela.
Na opção abaixo, reorganizando este quarto a partir do Ba-guá, ele ficará da seguinte forma:
A bancada (1), antes totalmente reta, ganha um desenho em forma de
U, preenchendo os meridianos do "sucesso" e do "relacionamento" e atingindo o setor da "criatividade", por meio da mesa de trabalho.
Quando o seu filho estiver estudando ficará de frente para a porta, uma situação favorável no Feng Shui, pois as costas da pessoa não ficam expostas demais. Dessa forma ele obterá a concentração necessária para os estudos e para as atividades criativas, típicas nesta idade. A forma arredondada da bancada suaviza o "Ch´i", dinamizado a energia por todo o ambiente.
A cama (2) será posicionada na mesma parede em que já estava, porém com a cabeceira voltada para o setor da "prosperidade". Aconchegada pelo armário e pela cabeceira, a cama funcionará como um sofá e o espaço interno servirá para receber os amigos ou para adicionar uma cama de visitas.
Para finalizar, o quarto poderá ser arrematado com cores alegres e vibrantes.
Para utilizar o Bá-gua posicione-o na entrada do ambiente com a palavra "trabalho" voltada para a porta. Assim você localiza onde estão os outros setores energéticos e pode organizar o seu lar de uma forma mais equilibrada e harmônica.
Ilustrações: Alessandra Suguimoto * Marco Sbano é especialista em Feng Shui na arquitetura
sbanoarq@zipmail.com.br