Quarta-feira, 24 de maio de 2017
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Harmonia no quarto dos jovens

Por Marco Sbano *


Confira algumas idéias baseadas no Feng Shui para organizar o quarto do seu filho de seis a dezoito anos.

As técnicas do Feng Shui ajudam a criar um ambiente de prosperidade, equilíbrio e um ótimo astral no seu lar. Por meio dessa arte chinesa, você consegue harmonizar o quarto do seu filho durante uma época importante: a transição da infância para a adolescência.


Trata-se de um período cheio de mudanças, portanto as características e intenções desse dormitório devem ser muito bem elaboradas. O "Ba-guá", uma espécie de bússola que indica por onde fluem as energias de um local, ajuda a organizar o ambiente de forma a garantir prosperidade e criatividade para seu filho. A vontade interior desse jovem será fortalecida, para que ele siga seus desejos e faça as melhores escolhas.





A bancada de estudo (1) ocupa a área de "sucesso e relacionamento" mas o setor da "criatividade", fundamental neste momento da vida, está vazio.


Neste quarto a energia (chamada de Ch´i) entra com uma força muito grande, devido à oposição entre a porta e a janela. Apesar da cabeceira da cama (2) localizar-se no meridiano da "família", a cama fica um pouco desprotegida porque está no cruzamento entre a porta e a janela.


Na opção abaixo, reorganizando este quarto a partir do Ba-guá, ele ficará da seguinte forma:





A bancada (1), antes totalmente reta, ganha um desenho em forma de U, preenchendo os meridianos do "sucesso" e do "relacionamento" e atingindo o setor da "criatividade", por meio da mesa de trabalho.


Quando o seu filho estiver estudando ficará de frente para a porta, uma situação favorável no Feng Shui, pois as costas da pessoa não ficam expostas demais. Dessa forma ele obterá a concentração necessária para os estudos e para as atividades criativas, típicas nesta idade. A forma arredondada da bancada suaviza o "Ch´i", dinamizado a energia por todo o ambiente.


A cama (2) será posicionada na mesma parede em que já estava, porém com a cabeceira voltada para o setor da "prosperidade". Aconchegada pelo armário e pela cabeceira, a cama funcionará como um sofá e o espaço interno servirá para receber os amigos ou para adicionar uma cama de visitas.


Para finalizar, o quarto poderá ser arrematado com cores alegres e vibrantes.






Para utilizar o Bá-gua posicione-o na entrada do ambiente com a palavra "trabalho" voltada para a porta. Assim você localiza onde estão os outros setores energéticos e pode organizar o seu lar de uma forma mais equilibrada e harmônica.


Ilustrações: Alessandra Suguimoto

* Marco Sbano é especialista em Feng Shui na arquitetura
sbanoarq@zipmail.com.br


Comentário:    
       

Matérias relacionadas

   
A ditadura da violência 21/12/2003 às 22:24:00

Como os jovens poderão experimentar a tão sonhada liberdade vivendo num mundo extremamente violento e amedrontador? E os pais, conseguirão dormir tranqüilos com seus filhos soltos pela cidade?

   
Violência dentro de casa 05/11/2001 às 17:35:00

A violência doméstica ocorre por meio de agressões físicas ou verbais, desestruturando a família.

   
Sem pressa para sair de casa 19/07/2003 às 10:49:00

Hoje em dia, é comum que filhos continuem morando com os pais, mesmo depois de adultos. É a chamada "geração canguru"!

   
Desemprego, Mantenha a calma 03/09/2001 às 15:15:00

O medo é geral: perder o emprego traz ansiedade e insegurança para a família. Descubra como enfrentar a situação sem tanto sofrimento.

   
Paz em casa 31/07/2002 às 13:46:00

Dicas preciosas da revista Meu Nenê e Família