Quinta-feira, 22 de junho de 2017
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Gestação e lactação

Por Flavia Schwartzman *


Se você sempre se preocupou em manter uma alimentação rica e equilibrada, mil pontos para a sua saúde e a do seu futuro bebê. Caso contrário, não perca mais tempo! Este é o melhor momento para rever (e mudar) antigos hábitos

Uma alimentação saudável e um adequado estado nutricional são importantes em todos os períodos da vida. Entretanto, durante a gestação e a lactação, a nutrição torna-se muito mais importante, pois afeta diretamente a sua saúde e a do bebê. Não se esqueça de que a qualidade da sua alimentação irá contribuir, também, para o sucesso da lactação.


A mulher que inicia a gestação com uma boa reserva de nutrientes, hábitos alimentares saudáveis e peso equilibrado está assegurando, do ponto de vista nutricional, o nascimento de uma criança saudável. Ao contrário, aquela que inicia a gestação com estado nutricional comprometido corre o risco de desenvolver deficiências que irão comprometer a gestação, o parto e o bebê.



Estas são fases de crescimento e de produção; por isso, durante estes períodos, há um aumento das necessidades nutricionais da mulher. Para garantir o suprimento destes nutrientes, o controle adequado do peso, o crescimento do bebê e uma lactação adequada, é muito importante que a mãe tenha uma alimentação saudável e balanceada.


* Flavia Schwartzman é nutricionista, formada pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, com especialização em Nutrição Materno-Infantil, Mestre em Nutrição pela Escola Paulista de Medicina.


Comentário:    
       

Matérias relacionadas

   
Como amamentar após o retorno ao trabalho 24/03/2006 às 13:42:00

A licença maternidade está no fim e logo você terá de voltar ao batente, mas não quer deixar de amamentar seu filho. O que fazer?

   
Emagrecendo após a gravidez 10/09/2001 às 15:48:00

Descubra os exercícios mais indicados e algumas dicas para que a mamãe emagreça após a gestação.

   
Cuidados para não engasgar 31/01/2001 às 14:32:00

Crianças, especialmente entre 2 e 3 anos, apresentam maior risco de engasgar com alimentos (e objetos), até por volta dos 4 anos de idade, quando aprendem a mastigar e a engolir melhor. Aprenda, aqui, como evitar acidentes.

   
Milho, o rei dos cereais. E da garotada! 15/09/2003 às 20:36:00

O milho faz um enorme sucesso entre as crianças e, além de saboroso, é muito nutritivo. Aprenda a fazer doces e salgados deliciosos com esse cereal. As receitas são da turma do Sitio do Picapau Amarelo!

   
Meu filho não quer comer! 11/04/2003 às 12:25:00

Por mais que você se esforce, ele vira o rosto, faz cara feia, chora e se recusa a comer. Saiba porque isso pode estar acontecendo com seu filho.