Segunda-feira, 24 de abril de 2017
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Comidinhas coloridas e saudáveis

Por Luiza Helena Marcondes *


Alimentação equilibrada, variada e supercolorida. Você acha difícil combinar todos estes itens? Use sua criatividade e transforme a refeição numa fonte inesgotável de saúde e alegria.

A importância das cores e texturas na alimentação é fundamental. Além de deixar o prato visualmente mais bonito - e portanto atraente ao paladar! - revela um equilíbrio nutricional entre os ingredientes.


Para a diretora técnica da RGNutri Consultoria, Tânia Rodrigues, uma refeição multicolorida oferece uma quantidade maior e mais variada de substâncias indispensáveis ao bom funcionamento do organismo. "Muitos dos nutrientes necessários à boa alimentação são responsáveis pelas cores do alimento, portanto evite pratos mocromáticos".

Equilíbrio nutritivo

Reunir ingredientes para uma refeição saudável não é difícil. Uma alimentação básica, composta de arroz, feijão, carne, cenoura e beterraba ralada, com algumas folhas de alface e rodelas de tomate, estará respeitando os princípios da dieta balanceada.


Segundo a especialista esse cardápio, aparentemente banal, concentra uma grande riqueza de vitaminas e minerais. Os alimentos verdes e vermelhos são ótimas fontes de ferro e contêm vitaminas A e C, capazes de aumentar as defesas do organismo e ajudar a combater resfriados.

Verde de jeito nenhum

A partir dos 3 anos de idade os pequenos já são capazes de escolher o que gostam - ou não - de comer. Essa fase pode virar problema, pois eles começam a excluir ingredientes importantes do cardápio. E a esmagadora maioria trata de implicar com o verde das verduras e legumes. Explicação para o fato não existe, mas a cor da nossa bandeira parece não ser muito agradável aos olhos dos pimpolhos.

Nessa hora você tem que arranjar alguns truques para driblar a recusa. Saiba que apetite não depende somente das cores. Um conjunto de fatores é que vai despertar o interesse pela comida. "O aroma, a disposição dos alimentos no prato e a textura de cada ingrediente devem ser agradáveis para estimular a vontade de comer", garante Tânia.

Despertando o apetite

Então, antes que seu filho se habitue a ser um tirano e exclua definitivamente verduras e legumes da dieta, contorne a situação montando um prato divertido e nutritivo. Use a imaginação e abuse da criatividade. Se o seu filho for pequeno, não haverá erro!


Que tal criar o rosto de um palhaço misturando legumes, verduras e grãos? Utilize uma rodela de tomate para fazer o nariz. Pique escarola para confeccionar os cabelos e construa as bochechas com arroz (molde os grãos numa xícara de chá e desenforme no prato).


Uma dica para os olhos são rodelas de cenoura (ou fatias de ovo cozido); as sobrancelhas podem ser desenhadas com tirinhas de beterraba. E o bife enrolado vira uma boca bem carnuda. Utilize um prato branco para realçar mais as cores dos alimentos. Seu filho não irá resistir à tentação!


Com essa refeição, você conseguiu reunir carne, grãos, legumes e verduras, ótimas fontes de nutrientes necessários ao desenvolvimento de seu pimpolho. Confira, a seguir, uma tabela que relaciona alimentos a vitaminas e conheça a influência delas no nosso organismo. Essas dicas valem para todas as pessoas, de todas as idades. Trate de colorir sua vida!












































VITAMINAS ALIMENTOS BENEFÍCIOS
A Tomate, beterraba, abóbora, mamão, cenoura mantém a pele e a visão saudáveis, fortalece as unhas e estimula o sistema imunológico
COMPLEXO B Ameixa, repolho roxo, tomate, banana combate o estresse, estimula a produção de anticorpos e fornece energia
C Laranja, limão, acerola, couve-flor, melancia, batata previne resfriados, favorece o crescimento, combate dores musculares e anemia
D Cenoura, batata, gema de ovo evita o enfraquecimento dos ossos e dos dentes e ajuda na absorção do cálcio
E Uva, manga, grãos, nozes acelera a cicatrização
K Agrião, escarola fortalece os ossos e previne hemorragias


Comentário:    
       

Matérias relacionadas

   
Milho, o rei dos cereais. E da garotada! 15/09/2003 às 20:36:00

O milho faz um enorme sucesso entre as crianças e, além de saboroso, é muito nutritivo. Aprenda a fazer doces e salgados deliciosos com esse cereal. As receitas são da turma do Sitio do Picapau Amarelo!

   
Sol na medida certa 29/01/2001 às 14:13:00

O sol faz bem à saúde, mas nada de exageros. Nem muito nem tão pouco. Conheça os segredos para manter a pele de seu filhote bem cuidada e longe das agressões das queimaduras.

   
Receitas do mês ABRIL 21/03/2012 às 10:48:11

Para este mês de abril, convidamos a Chef Paula Weber para preparar elaborar as receitas a serem preparadas com os alimentos da estação! Confira!

   
Meu filho não quer comer! 11/04/2003 às 12:25:00

Por mais que você se esforce, ele vira o rosto, faz cara feia, chora e se recusa a comer. Saiba porque isso pode estar acontecendo com seu filho.

   
Criatividade no arroz do dia a dia 13/02/2003 às 11:45:00

Cansado de comer arroz branco todos os dias? Aprenda algumas receitas para deixar esse cereal mais saboroso e variar o cardápio!