Domingo, 22 de outubro de 2017
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Alongamento muscular, uma atividade importante

Por Sergio Vaz *


Todo mundo fala na importância do alongamento antes e depois da prática de qualquer atividade física. Mas você sabe exatamente para que serve? Aprenda aqui!

O alongamento é uma forma terapêutica elaborada para aumentar o comprimento de estruturas moles de tecidos, os chamados músculos encurtados, e desse modo permitir a extensão da amplitude do movimento. Só para exemplificar, repare nos animais domésticos, especialmente cães e gatos: sempre que se levantam, depois de um período de repouso, esticam-se demoradamente antes de começarem a se movimentar.


Antes da prática da atividade esportiva, seja ela qual for, - e também ao seu término -, os alongamentos são necessários para preparar a musculatura para um melhor desempenho físico ou para distribuir o sangue de maneira mais uniforme no tecido muscular. Esses exercícios proporcionam uma maior flexibilidade articular na execução dos movimentos.


Na prevenção de lesões musculares - como a contratura e a distensão - o alongamento é parte obrigatória da rotina entre os atletas profissionais, amadores e iniciantes na atividade física. Para nossos jovens esportistas o condicionamento e a regularidade desta prática traz estes importantes benefícios. Veja quais são:


  • Aumento da flexibilidade do corpo em geral.
  • Prevenção no risco de lesões antes da prática esportiva.
  • Prevenção de contraturas irreversíveis.
  • Recuperação com maior rapidez da amplitude do movimento normal das articulações.
  • Preparação do corpo para o esporte, evitando riscos aos músculos esqueléticos, tendões e articulações.
  • Após a atividade física, alguns alongamentos recuperam os músculos mais exigidos e cansados e já preparam a musculatura para as próximas atividades (surf, skate, futebol, corrida, etc...).

    Cuidado, campeão: alongamento também pode machucar!

  • Para quem não está acostumado, é preciso começar com cautela e de maneira progressiva. Mas alongue sempre no início de cada atividade física.
  • Excesso de carga nos alongamentos pode, em vez de prevenir, machucar.
  • Na execução do movimento alongado, observe a postura corporal.
  • Para regiões muito específicas, é necessária a orientação de um fisioterapeuta.

    Fique de olho

  • Dores musculares, lombares e tensões musculares podem ser diminuídas com alongamentos, principalmente após os jogos, as atividades mais intensas e as brincadeiras.
  • Os alongamentos, na medida em que relaxam, podem regular as atividades do corpo. Sua prática deveria ser diária, a exemplo do que fazem os animais.

    Gostosa sensação de corpo relaxado

  • Relaxamento, este é a primeira sensação após uma série de exercícios de alongamento.
  • Facilidade na movimentação motora.
  • Desenvolvimento da consciência corporal. No alongamento, várias partes do seu corpo são focadas e você consegue entrar em contato com elas.
  • Auxilia na liberação dos movimentos bloqueados por tensões emocionais.
  • Melhora e ativa a circulação.


    E ai, aprenderam? Então, mãos à obra; alongue-se já!


    * Sergio Vaz é fisioterapeuta, preparador físico e professor de educação física. Pós-graduado em fisiologia. sergiopersonal@ig.com.br


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