Sábado, 24 de junho de 2017
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

A festa das luzes

Por Shirley Jungman *


Cada povo, cada religião, festeja suas datas importantes de acordo com as tradições. Conheça, agora, o Chanuká, uma das várias festas celebradas pelos judeus, e aprenda a fazer uma das receitas típicas para a ocasião.

Há muitos anos, no século IV, os judeus (Iehudim, em hebraico), habitavam Jerusalém, quando Alexandre, o Grande - imperador da Macedônia -, conquistou a cidade com seu exército. Após sua morte o Império se desmembrou, ficando Israel sob o controle do rei Antíoco da Síria. Os sírios trouxeram a essa terra a cultura grega e transformaram o Beit-Hamikdash (chamado O Grande Templo dos judeus) num templo grego. Estes, então, se organizaram, formaram o exército dos Macabim (Macabeus), lutaram contra os gregos e saíram vitoriosos.

O Chanuká comemora justamente a vitória contra os gregos. Diz a tradição que logo depois de vencida a batalha os judeus reinauguraram seu templo e comemoraram o feito acendendo a Menorah, um candelabro de nove braços. E rezaram para que sua chama se mantivesse acesa durante vários dias, apesar do pouco óleo disponível para alimentá-la. Um milagre aconteceu: o óleo durou por oito dias!

A palavra "Chanuká" significa reinauguração, daí o nome da festa que comemora o milagre das luzes. No dia 4 de dezembro os candelabros de 9 braços serão novamente acesos por todos os judeus espalhados pelo mundo. E serão mantidos "vivos" durante oito dias. Um dos costumes judeus é o de preparar comidas especiais para a ocasião. Confira uma delas, a Panqueca de Batatas.

Panqueca de Batatas

Ingredientes

6 batatas médias
1 cebola pequena (opcional)
2 ovos batidos
3 colheres (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de sal
1 pitada de pimenta
óleo para fritar

Modo de Preparo

Descasque e rale as batatas e a cebola. Deixe descansar por 10 minutos. Remova a parte líqüida remanescente. Junte os ovos e, em seguida, todos os outros ingredientes. Espalhe a massa numa frigideira quente e deixe tostar dos dois lados. Retire do fogo, coloque as panquecas sobre guardanapos de papel e sirva bem quente.

Bom apetite!

* Shirley Jungman é pedagoga, coordenadora do curso Kitá Legal (Curso de Cultura Judaica para Crianças) kitalegal@ig.com.br


Comentário:    
       

Matérias relacionadas

   
A ditadura da violência 21/12/2003 às 22:24:00

Como os jovens poderão experimentar a tão sonhada liberdade vivendo num mundo extremamente violento e amedrontador? E os pais, conseguirão dormir tranqüilos com seus filhos soltos pela cidade?

   
Natal solidário 03/12/2007 às 17:42:00

Natal é tempo de alegria e de solidariedade. Conheça algumas campanhas com as quais você e sua família podem colaborar para tornar o Natal de muita gente mais feliz!

   
Receitas especiais para diabéticos 10/03/2003 às 10:29:00

Criança que sofre de diabetes não precisa abrir mão da sobremesa. Aprenda a preparar doces com produtos dietéticos!

   
Morte, um assunto delicado... 13/02/2001 às 19:07:00

É muito freqüente, em nossa cultura, que temas como morte, sexualidade, doença, se transformem em grandes tabus provocando, nos pais, uma grande ansiedade quando se deparam com as perguntas de seus filhos. Isso é normal, portanto relaxe.

   
Milho, o rei dos cereais. E da garotada! 15/09/2003 às 20:36:00

O milho faz um enorme sucesso entre as crianças e, além de saboroso, é muito nutritivo. Aprenda a fazer doces e salgados deliciosos com esse cereal. As receitas são da turma do Sitio do Picapau Amarelo!