Sexta-feira, 17 de novembro de 2017
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Milho, o rei dos cereais. E da garotada!

Por Carla Oliveira *


O milho faz um enorme sucesso entre as crianças e, além de saboroso, é muito nutritivo. Aprenda a fazer doces e salgados deliciosos com esse cereal. As receitas são da turma do Sitio do Picapau Amarelo!

Ele pode ser transformado em farinha, óleo, fécula, fubá e até xarope. Mas, faz sucesso mesmo é na forma de pipoca. Estamos falando do milho! Esse cereal representa uma ótima fonte de sais minerais, proteínas, vitaminas e fibras - e as crianças em geral adoram! Considerado o "rei dos cereais", é um alimento precioso, que deve fazer parte do cardápio do seu filho.


Em cada 100 gramas de milho, são encontradas 25,10g de carboidrato - o que faz dele uma excelente fonte de energia - e 2,80g de fibras, elementos fundamentais para o bom funcionamento do intestino. Essa mesma porção também contém 3,33g de proteínas, 1,29g de gorduras e aproximadamente 108 calorias. (Fonte: RG Nutri)


Na culinária caipira, o milho é um dos ingredientes principais. Nascido no interior de São Paulo, Monteiro Lobato, o maior escritor infantil brasileiro, era apaixonado por quitutes feitos com esse cereal. Quem não se lembra das delícias preparadas por Tia Nastácia e Dona Benta?


Inspirada nas obras de Lobato, a professora Conceição Fenille da Costa escreveu o livro Sítio do Picapau Amarelo - Histórias, receitas e brincadeiras deliciosas, em que reúne 27 receitas nas quais o milho é o ingrediente principal. As receitas são ensinadas pela turma do Sitio do Picapau Amarelo e têm nomes divertidos como "Torta Gulosa do Rabicó" e "Sopa Lambisgóia da Cuca".


A autora incentiva as crianças a colocar a mão na massa e dá dicas de segurança na cozinha. Conceição também conta sobre a origem do milho e da festa junina, revela simpatias de amor e ensina a montar brinquedos com a palha desse cereal tão gostoso. Leia, a seguir três receitas extraídas do livro. Bom apetite!

Sorvete favorito do Pedrinho

Ingredientes

1 lata de milho
1 lata de leite condensado
A mesma medida de leite
1 lata de creme de leite
1 colher (café) de baunilha

Como fazer

Bata no liquidificador o milho junto com o leite. Passe por uma peneira. Acrescente o creme de leite, o leite condensado e a baunilha. Bata novamente no liquidificador até misturar bem. Despeje em fôrmas de gelo ou em fôrmas próprias para sorvete e leve ao congelador.

Polenta frita da Emília

Ingredientes

1 ½ copo de fubá
2 copos de água fervente
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
Sal

Como fazer

Fora do fogo, misture o fubá e a água fervente. Junte o queijo parmesão e tempere com sal. Leve ao fogo para cozinhar por 3 minutos. Despeje em uma fôrma refratária molhada, pressione bem com uma colher e reserve até o dia seguinte. Corte em fatias grossas e frite em óleo quente. Escorra em papel absorvente.


Farofa do Saci

Ingredientes

1 lata de milho
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de açúcar
3 colheres de sopa de manteiga
3 fatias de bacon picado
2 cebolas médias picadas
150 gramas de farinha de milho
2 colheres de sopa de cheiro verde
1 colher de sopa de azeitonas pretas picadas

Como fazer

Cozinhe o milho com o sal e o açúcar e escorra. Derreta a manteiga (ou margarina), frite o bacon e doure a cebola. Adicione o milho e refogue. Com o fogo bem baixo, junte aos poucos a farinha de milho, esmigalhada e umedecida com leite e tempere com sal. Mexa bem. Desligue o fogo, acrescente o cheiro verde e as azeitonas picadas e misture.

Outro livro da autora

Conheça também o livro Sítio do PicaPau Amarelo – Gostosuras e Travessuras com Milho, da Editora Globo.


Comentário:    
       

Matérias relacionadas

   
A ditadura da violência 21/12/2003 às 22:24:00

Como os jovens poderão experimentar a tão sonhada liberdade vivendo num mundo extremamente violento e amedrontador? E os pais, conseguirão dormir tranqüilos com seus filhos soltos pela cidade?

   
Oncologia Ginecológica e GRAACC 09/09/2014 às 09:12:01

Se você é profissional da saúde, este livro lhe interessa.

   
Como amamentar após o retorno ao trabalho 24/03/2006 às 13:42:00

A licença maternidade está no fim e logo você terá de voltar ao batente, mas não quer deixar de amamentar seu filho. O que fazer?

   
Natal solidário 03/12/2007 às 17:42:00

Natal é tempo de alegria e de solidariedade. Conheça algumas campanhas com as quais você e sua família podem colaborar para tornar o Natal de muita gente mais feliz!

   
Receitas especiais para diabéticos 10/03/2003 às 10:29:00

Criança que sofre de diabetes não precisa abrir mão da sobremesa. Aprenda a preparar doces com produtos dietéticos!