Segunda-feira, 29 de maio de 2017
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Xixi na cama tem solução!

Por Carla Oliveira * em 16/05/2003


Saiba como é o tratamento para enurese noturna, problema que faz com que crianças e adolescentes não tenham o controle da urina durante a noite.

Em torno dos dois anos e meio, a maioria das crianças já deveria ter controle do esfíncter, a musculatura que retém a urina e as fezes e, portanto, não precisaria mais usar fraldas durante o dia. Já o controle noturno deveria estar totalmente estabelecido até os cinco anos. A partir dessa idade, é comum haver episódios esporádicos em que a criança faz xixi na cama até os dez anos. Mas, se essa situação continuar se repetindo com freqüência, pode ser sinal de algum problema.

Em alguns casos, a falta de controle sobre a urina durante a noite persiste até a adolescência. Essa disfunção é chamada "enurese noturna" e pode ser causada por uma série de fatores. As crianças e os adolescentes sofrem bastante com esse problema, principalmente pelo constrangimento de se expressarem sobre o assunto e pelo medo de serem ridicularizados.

Para ajudar os enuréticos a superar o problema, foi criado o Projeto Enurese, através do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, que oferece tratamento gratuito, composto por diagnóstico, atendimento psicológico e tratamento com o uso de um aparelho de alarme de urina.

Este aparelho funciona da seguinte forma: quando a criança começa a fazer xixi na cama, a urina entra em contato com um sensor, que aciona um alarme. "A criança acorda com o barulho e deve em seguida ir ao banheiro, para terminar de urinar", explica a psicóloga Rosemar Prota, que trabalha no projeto. Algumas vezes, os pais recebem uma extensão e também são acordados, para que ajudem a criança ou o jovem.

O paciente deve, então, trocar os lençóis, o pijama e voltar a dormir. "Com isso, o paciente vai se condicionando a acordar quando a bexiga estiver cheia e, além disso, ele se habitua a dormir com as roupas secas, o que lhe garante mais conforto", explica Rosemar.

Cuidando do corpo e da mente

Os pacientes do projeto recebem também auxílio psicológico individual e em grupo. "Isso permite que sejam identificados possíveis problemas emocionais causadores da enurese noturna ou até decorrentes dela", revela Rosemar. O atendimento em grupo possibilita aos pacientes verem que há outras pessoas com problemas iguais ao seu, o que diminui sua ansiedade e o medo do preconceito.

A psicóloga explica ainda que este tipo de problema é biocomportamental, ou seja, é resultado da associação de causas biológicas e psicológicas. "A questão biológica da enurese noturna relaciona-se ao fato de que o enurético produz menos hormônio anti-diurético (ADH) à noite, o que faz com que sua produção de urina seja alta neste período, ocasionando o descontrole esfincteriano", completa. O tratamento todo leva até 40 semanas, mas o paciente pode ter alta antes. Cerca de 70% dos pacientes superam o problema com este tipo de tratamento.

Quero participar!

Podem participar do projeto crianças de 6 a 10 anos e adolescentes de 11 a 18 anos que têm uma freqüência semanal de dois episódios enuréticos (molhadas noturnas) há pelo menos três meses. Inscrições pelos telefones: (11) 3091 4173, 3091 4910, até que as vagas sejam completadas (o tratamento é gratuito).


Comentário:    
       

Matérias relacionadas

   
Problemas todos temos 11/07/2002 às 14:11:00

Dificuldades em casa: ansiedade, medo, vergonha de partilhar? Quando e por que abrir o jogo na escola?

   
Proteja sua casa quando for viajar 24/11/2010 às 12:23:35

Você vai viajar nas férias ou no feriado com sua família e deixar sua casa desocupada por alguns dias? Fique atento a regras básicas de segurança que ajudam a proteger o seu patrimônio.

   
Milho, o rei dos cereais. E da garotada! 15/09/2003 às 20:36:00

O milho faz um enorme sucesso entre as crianças e, além de saboroso, é muito nutritivo. Aprenda a fazer doces e salgados deliciosos com esse cereal. As receitas são da turma do Sitio do Picapau Amarelo!

   
O valor do ENEM para seu filho 28/02/2002 às 13:17:00

Descubra quais os objetivos do ENEM e aproveite este momento para incentivar o seu filho a conquistar maior responsabilidade.

   
Sol na medida certa 29/01/2001 às 14:13:00

O sol faz bem à saúde, mas nada de exageros. Nem muito nem tão pouco. Conheça os segredos para manter a pele de seu filhote bem cuidada e longe das agressões das queimaduras.