Segunda-feira, 25 de setembro de 2017
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Caos matutino

Por Beatriz Luna *


Toca o despertador: o caos está armado! Parece impossível tirar os pequenos da cama e fazer com que eles fiquem prontos para ir à escola sem se estressar - e nem se atrasar! Veja algumas dicas para não sofrer tanto com essa rotina.

Todo dia é sempre uma correria para que os meus filhos se arrumem, tomem café da manhã e fiquem prontos para ir à escola. E eu pareço um disco quebrado, repetindo sempre as mesmas frases: "Estou saindo", "Estamos atrasados"... Fico cansada de ouvir a minha própria voz! E eu que pensava, quando pequena, que não seria como minha mãe, que ficava muito brava nessas ocasiões. É incrível como a gente acaba fazendo coisas que a gente nunca imaginou!


Não é nada saudável começar a primeira hora do dia assim, com estresse. Os primeiros momentos do dia têm que ser agradáveis para nos dar energia para o resto de nossa longa jornada. Ainda mais para nós, mães, que temos tarefas infinitas. Que tal tentar deixar essa rotina matinal menos estressante? O segredo consiste em uma palavra só: organização. Prepare-se!


  • Separe o uniforme de seu filho na noite anterior. Deixe-o já no quarto dele, em cima da escrivaninha ou da cadeira.


  • Prepare a mesa do café da manhã antes de dormir - somente com os alimentos que não precisam ficar na geladeira, como bolachas, achocolatados, pães, etc.


  • Diga para seu filho o que ele tem que fazer sozinho ao acordar, como lavar o rosto, fazer xixi, trocar de roupa. Dependendo da idade dele, você terá que ajudar em algumas tarefas, mas certamente há muitas coisas que mesmo crianças bem pequenas podem fazer.


  • Se seu filho enrola para sair da cama, talvez seja melhor acordá-lo quinze minutos antes do que o costume, pois algumas crianças realmente demoram muito para se despertar de manhã.


  • Você já pensou em acordar mais cedo e tomar uma boa ducha antes dos seus filhos acordarem? Você ganha um tempo para relaxar e ganhar uma super energia.


  • Escolha um lugar para que as crianças deixem suas mochilas, pastas e outros objetos a serem levados para a escola no dia seguinte.


  • Na noite anterior, já pense no que irá colocar na lancheira dos pequenos. Se for fazer um sanduíche, deixe-o montado e embrulhado, dentro da geladeira. As frutas também podem ser lavadas, embrulhadas e guardadas na geladeira. Sucos industrializados, bolachas e chocolates não precisam de refrigeração e podem passar a noite já dentro da lancheira!


  • Outra coisa que recomendo fortemente é sempre perguntar - especialmente se você tem filho pequeno - se ele precisa levar algo para escola. Um dia, eu estava super atrasada para ir à escola com meus filhos e um deles lembrou que precisava levar uma foto de um elefante, pois a professora tinha pedido. Imagine o caos que se formou!


    * Beatriz Luna é jornalista e mãe de três filhos pequenos.


  • Comentário:    
           

    Matérias relacionadas

       
    Problemas todos temos 11/07/2002 às 14:11:00

    Dificuldades em casa: ansiedade, medo, vergonha de partilhar? Quando e por que abrir o jogo na escola?

       
    Dicas para proteger seus filhos 26/03/2003 às 13:21:00

    Principalmente as grandes cidades oferecem uma série de riscos para nossos filhos. Veja aqui dicas para protegê-los contra alguns problemas, como assalto e seqüestro.

       
    Bullying, violência na escola 01/08/2004 às 11:19:00

    Humilhação, intimidação, ameaça. Diariamente, estudantes de todas as idades são vítimas desse tipo de violência moral na escola. Os agressores são seus próprios colegas. Como lidar com essa situação?

       
    Paz em casa 31/07/2002 às 13:46:00

    Dicas preciosas da revista Meu Nenê e Família

       
    Ensinando a pensar 13/08/2001 às 14:58:00

    O que é mais importante em uma escola: matérias e conteúdo ou que o aluno aprenda a pensar?