Sábado, 24 de junho de 2017
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

A caminho do consultório

Por Beatriz Luna *


Descubra como diminuir a ansiedade - sua e de seu filho! - antes da consulta médica. Afinal, médico não é sinônimo de dor!

Nós, mães, sabemos que não é nada fácil levar nossos filhos ao médico. É incrível como esses pequenos têm uma ótima memória, principalmente em relação à última vez que foram vacinados...Não esquecem nunca!


Não é só a criança que acha desagradável ir ao médico: nós também ficamos um tanto ansiosas, principalmente quando sabemos que nossos filhos irão sofrer uma picadinha. Mas relaxe e acredite: existem "técnicas" que ajudam a suavizar esse momento de angústia.


Em primeiro lugar, explique ao seu filho que ir ao medico não é castigo e que nem sempre ele sentirá dor. Tente retirar essa a imagem negativa da cabecinha dele o mais cedo possível.


Antes de ir ao pediatra, tente descobrir por qual procedimento ou teste seu filho irá passar. Prepare-o antes, dizendo quanto tempo vai demorar, se vai ser um pouco dolorido ou o que o médico irá fazer. Seja honesta: é melhor você dizer que vai doer um pouquinho em vez de mentir. Ou seu filho não conseguirá mais confiar em você


Leve um "kit-distração" ao consultório: uns poucos brinquedos, livros e papel para colorir. Dessa forma vocês dois terão chance de distrair enquanto estiverem esperando para serem atendidos.


Quando estiver dentro da sala do médico deixe que seu filho explore os equipamentos e que pergunte o que quiser para o pediatra. Não o prive de seus direitos. Se ele chorar, respeite: é a sua forma de expressar os sentimentos!

Dica

Para finalizar, lá vai uma dica esperta, que ajudou muito quando meus filhos eram bem pequenos. Quando eles iam tomar vacina, já ia para o consultório munida de uma dúzia de pirulitos coloridos. Quem chorava menos ganhava o direito de escolher primeiro. Dava certo, acredite se quiser!

* Beatriz Luna é jornalista e mãe de três filhos pequenos.


Comentário:    
       

Matérias relacionadas

   
Dicas para proteger seus filhos 26/03/2003 às 13:21:00

Principalmente as grandes cidades oferecem uma série de riscos para nossos filhos. Veja aqui dicas para protegê-los contra alguns problemas, como assalto e seqüestro.

   
Violência dentro de casa 05/11/2001 às 17:35:00

A violência doméstica ocorre por meio de agressões físicas ou verbais, desestruturando a família.

   
Abuso sexual contra crianças 14/08/2004 às 14:27:00

Na grande maioria dos casos de abuso sexual contra crianças, o agressor é um parente ou conhecido da família. O que fazer para evitar essa ameaça que parece tão próxima?

   
Palavrões, palavras e palavrinhas 14/02/2001 às 17:12:00

Criança aprende tudo tão rápido! Isso vale para coisas "do bem" e "do mal". De repente seu filho, sem mais nem menos, solta um tremendo palavrão. Após o choque inicial, virão as perguntas inevitáveis: Será que sabe o que está dizendo? Onde aprendeu isso?

   
Crianças especiais 05/11/2003 às 13:40:00

Classes regulares aceitando alunos com necessidades especiais já são realidade em algumas escolas. Naturalmente, como em toda reformulação, existem dúvidas dos pais. Será positiva a convivência entre crianças com diferenças mais acentuadas?