Quarta-feira, 18 de outubro de 2017
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Cuidados com a dentição

Por Dra. Carla Di Rago Todescan * em 26/03/2001


A dentição é um processo delicado que pode incomodar muito o bebê - e até mesmo crianças maiores quando os dentes permanentes começam a nascer. Confira as dúvidas mais comuns sobre o assunto, que o Clicfilhos selecionou para você.

O nascimento de dentes causa desconforto à criança?

R:
Sim. O dente sai de dentro do osso, exercendo uma enorme pressão sobre os tecidos da gengiva até rompê-la. Esse processo pode provocar coceira, irritação e muito desconforto. Para aliviar o incômodo a criança morde a mão, chupa o dedo e a chupeta. Ao rasgar a gengiva, ocorrem pequenos sangramentos que podem provocar dor.


O que é cárie de mamadeira?

R:
É um tipo de cárie que atinge as crianças bem pequenas, com um processo de agressão muito acelerado. Se não for tratada rapidamente pode destruir todos os dentes. Começa sempre pelos quatro incisivos superiores da frente. Saiba, porém, que a cárie de mamadeira só irá se desenvolver se a criança for vulnerável à bactéria. Outro fator decisivo no aparecimento desse problema é a ingestão de líquidos açucarados. Se o bebê tomar várias mamadeiras durante o dia e todas forem adoçadas, a chance de ter cáries será maior. Consulte o dentista.



Os dentes de leite ainda não caíram, mas os permanentes já estão nascendo. O que devo fazer?

R:
Aguarde até que os permanentes estejam quase na altura dos dentes de leite. Se estes ainda estiverem firmes, o dentista decidirá se precisam ser extraídos. Quando demoram a cair podem comprometer os permanentes.


Chupeta atrapalha os dentes?

R:
Sim, se usada de forma exagerada. Crianças que dormem com a chupeta e permanecem com ela na boca a noite inteira (ou aquelas que ainda não abandonaram o hábito e já estão com 5 ou 6 anos) podem ter um problemas na dentição.



O que é pior, dedo ou chupeta?

R:
Os dois são prejudiciais, mas sem dúvida alguma, a sucção de dedos é muito pior porque a pressão sobre o pálato é maior. Quando o bebê tem esse hábito é preciso interrompê-lo imediatamente. Se possível, na primeira semana de vida, caso contrário, dificilmente deixará o dedo antes dos 7 anos.


Em que tipo de acidente os dentes ficam comprometidos?

R:
Batidas fortes na boca - acompanhadas de sangramento - causam aos dentes uma lesão de "nervo". A gravidade do caso varia dependendo da intensidade do trauma. Pode ser maior ou menor e reversível ou não. Em caso de acidente, consulte o dentista o mais rápido possível. As seqüelas podem aparecer depois de muito tempo - anos até! - na forma de infecções ou escurecimento do dente afetado.


* Dra. Carla Di Rago Todescan é dentista, formada pela Universidade de São Paulo. Especialista em odontopediatria pela Escola de Aperfeiçoamento Profissional da APCD. Membro da Academia Brasileira de Fisiopatologia Crânio-oro-cervicais (ABFCOC).


Comentário:    
       

Matérias relacionadas

   
Dicas para proteger seus filhos 26/03/2003 às 13:21:00

Principalmente as grandes cidades oferecem uma série de riscos para nossos filhos. Veja aqui dicas para protegê-los contra alguns problemas, como assalto e seqüestro.

   
Paz em casa 31/07/2002 às 13:46:00

Dicas preciosas da revista Meu Nenê e Família

   
Manual do ficar, especial para pais 17/06/2002 às 15:36:00

Para os pais que não viveram a onda do "ficar".

   
Aprendiz de Maestro 01/09/2014 às 17:39:04

Convide seus filhos para assistir à série O Aprendiz de Maestro, produzida pela TUCCA - uma ONG que dá assistência a crianças com câncer. Ao mesmo tempo em que se divertem, vocês ajudam a quem precisa.

   
Como amamentar após o retorno ao trabalho 24/03/2006 às 13:42:00

A licença maternidade está no fim e logo você terá de voltar ao batente, mas não quer deixar de amamentar seu filho. O que fazer?