Sexta-feira, 21 de julho de 2017
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

AÇÚCAR


Gostaria de obter informações sobre os malefícios causados pelo consumo de açúcar em excesso.


O consumo de açúcar em excesso é apontado como causa de várias doenças crônicas. Em relação à obesidade, o que parece contar é a quantidade de calorias consumidas, e não o tipo de alimento. Quando o consumo energético for maior do que o gasto - independente do tipo de alimento - haverá um aumento do peso.


Quanto às cáries, existem vários fatores que atuam sem sua formação, sendo que o açúcar é apenas um deles. E não somente os alimentos ricos em açúcar branco (sacarose) como também os ricos em carboidratos, em geral, como as massas, bolachas, frutas secas, batata chips, pães - os quais grudam nos dentes - são cariogênicos. Por isso, estes alimentos devem ser consumidos durante as refeições, junto com outros alimentos, para que a ação dos ácidos produzido pelas bactérias seja neutralizada, e a escovação deve sempre ser feita após as refeições, lanches e, principalmente, beliscos.


O açúcar é considerado uma caloria vazia, isto é, ele fornece apenas calorias e nada de nutrientes. Portanto, ele deve ser consumido com moderação e fazendo parte de uma alimentação variada e saudável.


Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os estudos até agora demonstram que o consumo de açúcar, por si só, não está relacionado ao aparecimento de diabetes, doenças do coração ou hiperatividade em crianças.


Comentário:    
       

Matérias relacionadas

   
Abuso sexual contra crianças 14/08/2004 às 14:27:00

Na grande maioria dos casos de abuso sexual contra crianças, o agressor é um parente ou conhecido da família. O que fazer para evitar essa ameaça que parece tão próxima?

   
Crianças especiais 05/11/2003 às 13:40:00

Classes regulares aceitando alunos com necessidades especiais já são realidade em algumas escolas. Naturalmente, como em toda reformulação, existem dúvidas dos pais. Será positiva a convivência entre crianças com diferenças mais acentuadas?

   
Receitas especiais para diabéticos 10/03/2003 às 10:29:00

Criança que sofre de diabetes não precisa abrir mão da sobremesa. Aprenda a preparar doces com produtos dietéticos!

   
Emagrecendo após a gravidez 10/09/2001 às 15:48:00

Descubra os exercícios mais indicados e algumas dicas para que a mamãe emagreça após a gestação.

   
Cuidados para não engasgar 31/01/2001 às 14:32:00

Crianças, especialmente entre 2 e 3 anos, apresentam maior risco de engasgar com alimentos (e objetos), até por volta dos 4 anos de idade, quando aprendem a mastigar e a engolir melhor. Aprenda, aqui, como evitar acidentes.