Sexta-feira, 24 de novembro de 2017
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Um Natal bem organizado

Por Beatriz Luna *


Todo Natal é aquela correria... para evitar o estresse, o melhor é fazer tudo com antecedência! Veja como se organizar.

Todo ano a história se repete: desespero para fazer as compras de última hora, embrulhar os presentes, arrumar a casa para a ceia de Natal. Aí você se arrepende amargamente de não ter se organizado antes para fazer tudo com mais calma. Essa é a sua chance! Programe-se agora e aproveite melhor essa época do ano, tão cheia de magia...

Papel e lápis na mão

Aproveite as promoções e os melhores horários das lojas, aqueles em que há menos aglomerações. Comece fazendo uma grande lista (não esqueça de ninguém!) de todas as pessoas que você quer presentear; ao lado, sugestões do que comprar. Para facilitar, você pode dar "presentes-padrão" para pessoas do trabalho ou professoras de seus filhos; assim, evita favorecimentos e deixa todo mundo feliz. (Mas atenção: esse estilo é um pouco impessoal, não pode ser usado com família e amigos...).


Há presentes curinga que são sempre bem-vindos e podem ser encontrados em diversas faixas de preço: CD´s, porta-retratos, blocos de anotações diferentes, porta-lápis, agendas. Saindo do setor de papelaria, roupas também são sempre bons presentes, embora signifiquem um desembolso maior. Reserve-as para amigos e parentes mais próximos, o que também diminui o risco de gafes quanto ao tamanho e, principalmente, o estilo. (Se você é do tipo que fica chateado porque alguém trocou o presente que você deu, não compre, porque isso às vezes acontece).


Presentes de mercearia também agradam, contanto que, novamente, atentem ao gosto da pessoa a ser presenteada. Vinhos, chocolates, panetones... você pode procurar alternativas caseiras e diferentes. Se está disposta a gastar um pouco mais, cestas de natal por encomenda revelam-se criativas e deliciosas.


Aproveite os bazares beneficentes que existem nessa época do ano. É a chance de comprar um presente mais sofisticado por menos e ainda ajudar quem precisa. Outra boa opção, por razões práticas, é comprar pela Internet; principalmente se você sabe o que quer, tem chances de achar lindos presentes...e muitas vezes mais baratos que nas lojas. Além de economizar tempo, você poupa dinheiro. Vale a pena pesquisar!

Mãos na massa!

Depois de feita a lista, planeje-se para conseguir comprar todos os presentes a tempo (deixe por último o das pessoas que você só encontrará depois do Natal). Carregue sua preciosa relação na bolsa, porque nunca se sabe...casualmente você poderá encontrar algo interessante no seu caminho!


Faça, também, uma lista dos cartões de natal a serem enviados. Se você não sabe bem para quem deve escrever, procure cartões de outros anos, para conferir quem lhe mandou. ONGs, em geral, têm em seus estoques belíssimas opções... Faça esse trabalhinho em várias etapas: assim você terá mais tempo para pensar em mensagens originais, que combinem com cada um.


Comprar presentes já embrulhados facilita a sua vida. Se não der, programe-se para empacotar - calcule a quantidade necessária de papel, além de fita adesiva, laços e outros enfeites. Se preferir, compre saquinhos laminados de vários tamanhos. Os presentes ficam lindos! Não deixe para a última hora!!!

Espírito natalino

Tente transformar a preparação para o Natal numa ação que envolva toda a família. Se seus filhos já são grandinhos e não acreditam mais em Papai Noel, peça ajuda a eles também. Veja o que cada um pode fazer e divida funções. Assim você fica mais tranqüila e sua família tem a oportunidade de fazer coisas em conjunto.


Decorar a casa faz parte do clima do Natal. Árvore de natal, guirlanda, mensagens de "Boas Festas", vale tudo - inclusive os enfeites que seus filhos fizerem na escola. Para montar a árvore, certifique-se de que todos os acessórios estão "inteiros" (isso se eles já vinham do ano passado); se não, é bom providenciá-los. Qualquer criança tem paixão por essa "festa" que acontece antes, principalmente se for pequena. Combine um dia para que toda família participe desse ritual.


* Beatriz Luna é jornalista e mãe de três filhos pequenos.


Comentário:    
       
florenciosantos 04 de December de 2010 | 14h 16

Como as pessoas em geral não tem o habito de se planejar acabam tendo problemas não só nas festas de final de ano. Acho que temos que começar a cada vez mais pensar no longo prazo de maneira planejada, não apenas no trabalho, mas também na vida.

Matérias relacionadas

   
A ditadura da violência 21/12/2003 às 22:24:00

Como os jovens poderão experimentar a tão sonhada liberdade vivendo num mundo extremamente violento e amedrontador? E os pais, conseguirão dormir tranqüilos com seus filhos soltos pela cidade?

   
O jovem e as finanças 14/02/2002 às 16:17:00

Tão importante quanto uma educação formal na escola é o preparo do jovem para enfrentar o mundo com um sólido conhecimento a respeito de dinheiro.

   
Natal solidário 03/12/2007 às 17:42:00

Natal é tempo de alegria e de solidariedade. Conheça algumas campanhas com as quais você e sua família podem colaborar para tornar o Natal de muita gente mais feliz!

   
Páscoa, tradição e diversão 29/03/2001 às 17:07:00

Crianças adoram a Páscoa, principalmente quando reviram a casa na caça aos chocolates. Lembre-se, porém, dos significados dessa data!

   
Nossa mensagem de Natal 21/12/2012 às 18:16:21

Ilustrada pelo Gilson Nascimento - usuário do Clicfilhos!