Quarta-feira, 22 de novembro de 2017
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

É hora de escovar os dentes

Por Dr. Alan Isidore Levy * em 24/11/2000


Antes mesmo dos 2 anos, a criança deve adquirir o hábito de escovar os dentes. Para incentivá-la, os pais têm de escovar seus próprios dentes na presença deles e lhes dar uma escova infantil de presente.

Se seu filho quer escovar os dentes sozinho, deixe: tal atitude o estimulará a desenvolver o hábito da escovação. Mas assuma as rédeas em seguida e escove os dentinhos dele. Isso deve ocorrer diariamente entre os 2 e os 7 anos de idade.


Na hora de escovar os dentes de seu filho:

  • Fique de pé atrás dele. Com uma das mãos, afaste seus lábios e as bochechas e com a outra escove os lados de dentro e de fora dos dentes com movimentos circulares.
  • Escove a parte de cima com movimentos de vaivém.
  • Esses movimentos devem ser repetidos cerca de dez vezes a cada dois dentes. Siga uma seqüência para que nenhum dente deixe de ser limpo.


    Kit básico para uma boa escovação

    Escova de dentes:
    uma boa escova é aquela que não traumatiza os músculos da bochecha e da língua e que consegue atingir os dentes do fundo da boca. Por isso, é importante que ela tenha cabeça pequena, cerdas arredondadas da mesma altura e seja extramacia. Troque a escova sempre que as cerdas começarem a se deformar, o que ocorre por volta de dois meses de uso.


    Fio dental: como a escova de dentes não consegue alcançar a parede entre os dentes, é preciso que o fio dental cumpra essa função. Seu uso deve ser estimulado à medida que a criança for crescendo. Confira como usar:
  • Corte cerca de 40 centímetros do fio e enrole uma ponta em um dos dedos de cada mão. Enrole a maior parte em uma das mãos até ficar um pequeno espaço no centro.
  • Segure o fio dental com a ponta dos dedos e introduza-o delicadamente entre os dentes até que ele encoste na gengiva.
  • Faça movimentos de vaivém da gengiva para a ponta do dente como se estivesse "raspando".
  • Desenrole do dedo um novo pedaço de fio e limpe o dedo vizinho.
  • Repita a operação em todos os dentes, não se esquecendo de sempre seguir uma seqüência para que nenhum deixe de ser limpo.


    * Dr. Alan Isidore Levy é dentista, formado pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo e pós-graduado em Implantes Osseointegrados pela USP.


  • Comentário:    
           

    Matérias relacionadas

       
    Dicas para proteger seus filhos 26/03/2003 às 13:21:00

    Principalmente as grandes cidades oferecem uma série de riscos para nossos filhos. Veja aqui dicas para protegê-los contra alguns problemas, como assalto e seqüestro.

       
    Abuso sexual contra crianças 14/08/2004 às 14:27:00

    Na grande maioria dos casos de abuso sexual contra crianças, o agressor é um parente ou conhecido da família. O que fazer para evitar essa ameaça que parece tão próxima?

       
    Crianças especiais 05/11/2003 às 13:40:00

    Classes regulares aceitando alunos com necessidades especiais já são realidade em algumas escolas. Naturalmente, como em toda reformulação, existem dúvidas dos pais. Será positiva a convivência entre crianças com diferenças mais acentuadas?

       
    Gêmeos, prazeres e desafios 03/01/2001 às 15:35:00

    Separar irmãos gêmeos na hora de ir para a escola nem sempre é a conduta mais correta. Tudo vai depender de como eles reagem quando ficam longe um do outro. Saiba, porém, que você pode ajudá-los a desenvolver sua individualidade.

       
    Cuidados para não engasgar 31/01/2001 às 14:32:00

    Crianças, especialmente entre 2 e 3 anos, apresentam maior risco de engasgar com alimentos (e objetos), até por volta dos 4 anos de idade, quando aprendem a mastigar e a engolir melhor. Aprenda, aqui, como evitar acidentes.