Quinta-feira, 21 de setembro de 2017
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Presentes que dão água na boca!

Por Carla Oliveira *


Presenteie seus familiares e amigos com um bolo, uma geléia ou um pote de biscoitos feitos por você mesma. Eles ficarão encantados com esse gesto delicado e carinhoso.

Seja no Natal, no aniversário de alguém, ou em qualquer outra comemoração... é sempre aquela correria para encontrar presentes adequados - e com preços acessíveis - para parentes e amigos queridos. Essa tarefa, que deveria ser um prazer, muitas vezes acaba se tornando um martírio. Uma boa alternativa de presente são bolos, biscoitos e outras delícias que você pode preparar em casa. Além de facilitar sua vida, essas guloseimas ainda têm um valor especial, pois contêm toda a sua dedicação e o seu carinho.

A embalagem deve ser bem caprichada, para valorizar ainda mais o presente. Coloque os doces, as compotas, os biscoitos e os tomates secos em vidros bem bonitos e faça um laço para enfeitar. O bolo e os muffins (bolos em miniatura) podem ser embrulhados em papel em ou colocados em cestinhas, fica muito charmoso. Vale lembrar que esse não é o tipo de presente adequado para as crianças. O que elas gostam mesmo de ganhar é brinquedo e, em alguns casos, roupas. Para elas, uma ótima opção seria encher um pote com balas ou pirulitos.

DOCE DE BANANA

Ingredientes

1 dúzia de banana nanica (madura)
½ litro de água
500g de açúcar
Canela e cravo a gosto

Preparo

Coloque a água, o açúcar, o cravo e a canela em uma panela. Quando levantar fervura, coloque as bananas picadas.
Cozinhe em fogo bem baixo, mexendo de vez em quando, até adquirir a textura e a cor desejadas. Cuidado para não queimar, senão o gosto fica amargo. Se formar muita espuma, vá retirando o excesso.

MUFFINS DE CANELA

Ingredientes

2 xícaras de farinha de trigo
½ xícara de açúcar
2 colheres (chá) fermento em pó
¾ colher (chá) de sal
100g de manteiga em pedaços bem pequenos
¾ xícara de leite
1 ovo
2 colheres (sopa) de manteiga derretida
Para polvilhar:
1 colher (chá) de canela em pó
2 colheres (sopa de açúcar)

Preparo

Pré-aqueça o forno a 200 graus. Misture a farinha, o açúcar, o fermento e o sal em uma tigela. Adicione a manteiga e mexa um pouco, sem bater (deixe que fique meio empelotado). Bata o leite e o ovo e junte à mistura, até homogeneizar. Despeje a massa em 12 forminhas
e asse por 15 a 20 minutos. Em seguida, passe manteiga derretida sobre a parte de cima dos muffins, e polvilhe açúcar e canela.

TOMATES SECOS

Ingredientes

1 1/2 quilos de tomates maduros, mas firmes
2 copos de açúcar
1/2 copo de sal
Azeite, sal, orégano e alho para temperar

Preparo

Misture o sal e o açúcar em uma vasilha. Abra os tomates ao meio, tire as sementes e coloque a mistura de sal e açúcar dentro das cavidades. Coloque os tomates em uma assadeira, com as cavidades voltadas para cima, e leve para assar por uma hora, na temperatura mais baixa possível. Tire do forno, escorra a água e vire os tomates com a cavidade para baixo. Volte os tomates ao forno, por cerca de duas horas, ou até que desidratem totalmente, mas sem deixar queimar. Deixe esfriar e tempere a gosto, regando com bastante azeite para fazer a conserva. Coloque em vidros e deixe na geladeira. Faça com uma semana de antecedência para apurar o sabor.

BOLO DE FRUTAS SECAS

Ingredientes

1/2 xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de leite
1 xícara (chá) de açúcar refinado ou mascavo, como preferir
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
3 ovo batidos
2 colheres (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
100g de uvas passas
100g de ameixas pretas picadas
100g de amêndoas, sem pele, levemente tostadas e moídas
100g de frutas cristalizadas picadas

Preparo

Misture a farinha, o açúcar, o fermento e o sal. Bata os ovos, o leite e o óleo e junte à mistura. Mexa bem até obter uma massa homogênea. Junte as passas, as frutas cristalizadas, as ameixas e as amêndoas. Despeje em uma forma retangular forrada com papel-manteiga untado e enfarinhado.
Leve para assar em forno pré-aquecido a 180ºC.

COMPOTA DE MAÇÃ

Ingredientes

6 maças pequenas
2 copos de água quente
2 pacotes de gelatina sabor morango, cereja ou framboesa
1 colher de corante alimentício vermelho

Preparo

Corte cada maçã em quatro pedaços, desprezando a casca e as sementes. Dissolva a gelatina na água, adicione o corante alimentício e coloque em uma panela de pressão junto com as maçãs para cozinhar. Assim que fizer pressão, espere cinco minutos e desligue o fogo. Abra a panela somente no dia seguinte. As maçãs terão adquirido uma linda coloração vermelha. Despeje todo o conteúdo em um vidro e está pronto.

BISCOITO GOIABINHA

Ingredientes

250g de manteiga (ou margarina culinária)
2 ovos
½ xícara de açúcar
2 tabletes de fermento biológico (60g)
½ xícara de leite morno
½ kg de farinha de trigo
1 lata de goiabada
Açúcar para polvilhar

Preparo

Desmanche o fermento no leite morno e junte o restante dos ingredientes. Misture tudo com mão, aos poucos, e vá mexendo delicadamente a massa até ficar bem homogênea, sem sovar! Abra pequenas porções da massa, em formato quadrado. Coloque um pedacinho de goiabada no sentido diagonal e dobre as pontas, envolvendo o recheio. Asse no forno pré-aquecido a 180 graus, até que fiquem dourados. Retire do forno e polvilhe com açúcar.


Comentário:    
       

Matérias relacionadas

   
A ditadura da violência 21/12/2003 às 22:24:00

Como os jovens poderão experimentar a tão sonhada liberdade vivendo num mundo extremamente violento e amedrontador? E os pais, conseguirão dormir tranqüilos com seus filhos soltos pela cidade?

   
Natal solidário 03/12/2007 às 17:42:00

Natal é tempo de alegria e de solidariedade. Conheça algumas campanhas com as quais você e sua família podem colaborar para tornar o Natal de muita gente mais feliz!

   
Receitas especiais para diabéticos 10/03/2003 às 10:29:00

Criança que sofre de diabetes não precisa abrir mão da sobremesa. Aprenda a preparar doces com produtos dietéticos!

   
Milho, o rei dos cereais. E da garotada! 15/09/2003 às 20:36:00

O milho faz um enorme sucesso entre as crianças e, além de saboroso, é muito nutritivo. Aprenda a fazer doces e salgados deliciosos com esse cereal. As receitas são da turma do Sitio do Picapau Amarelo!

   
Receitas do mês ABRIL 21/03/2012 às 10:48:11

Para este mês de abril, convidamos a Chef Paula Weber para preparar elaborar as receitas a serem preparadas com os alimentos da estação! Confira!