Domingo, 23 de julho de 2017
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Suco de frutas, herói ou vilão

Por Flavia Schwartzman *


Os sucos de frutas são opções nutritivas de bebida, ricos em vitaminas e minerais. Mas a ingestão em excesso pode causar alguns problemas às crianças.

Os sucos de frutas são bebidas saudáveis, ricas em vitaminas e minerais, como vitamina C, folato e potássio. Ao contrário, bebidas como refrigerantes e sucos artificiais são ricos apenas em açúcar. Alguns tipos de suco podem até ser mais calóricos que a mesma quantidade de refrigerante, mas com certeza ele estará fornecendo, além das calorias, vitaminas e minerais.


Um copo (240 ml) de suco de laranja, por exemplo, contém aproximadamente 140 calorias, 114 mg de vitamina C, 43 mg de cálcio e outros nutrientes, ao passo que um copo de Coca-Cola contém 96 calorias, e apenas 4,8 mg de cálcio. É o que chamamos de calorias vazias, pois não incluem nutrientes.


Isso não quer dizer que você deva oferecer a seu filho suco de frutas indiscriminadamente. As frutas contêm açúcares naturais (frutose), que serão absorvidos da mesma maneira que o açúcar de um doce, por exemplo (sacarose). Por isso, não pense que pelo fato do açúcar vir da fruta, não seja calórico.


Um grama do açúcar que vem da fruta contém as mesmas 4 calorias que um grama do açúcar branco presente num chocolate. O que acontece é que geralmente o suco possui quantidades menores de açúcar que um doce, além de nutrientes. Mas se você se entupir de suco de frutas ou mesmo comer frutas o dia inteiro, saiba que também estará ingerindo muitas calorias.

Laranja, campeã em calorias

A quantidade de calorias do suco varia de acordo com a fruta. O de laranja é o mais calórico, pois para se fazer um copo são necessárias de 2 a 3 laranjas, que são frutas mais calóricas. Além disso, geralmente não se adiciona água. Já sucos como de abacaxi, melão ou maracujá são menos calóricos, pois a quantidade de frutas usada é menor e você terá que adicionar água no seu preparo.


Da mesma maneira que se recomenda moderação e variedade com os alimentos, os sucos também devem ser variados e ingeridos em quantidades moderadas. Suco em excesso pode acabar desequilibrando uma alimentação saudável. A melhor opção para matar a sede ainda é a água. Habitue seu filho a beber água quando estiver com sede. Muitas crianças acabam não se acostumando a beber água pura e tomam apenas sucos e refrigerantes. Se esse for o caso do seu filho, uma boa dica e misturá-la com metade da quantidade de suco.


O consumo exagerado de suco de frutas também pode contribuir para outros problemas como cáries dentárias, problemas digestivos e ingestão inadequada de fibras. Os sucos, ao contrário das frutas inteiras, praticamente não possuem fibras, que muitas vezes são esquecidas na dieta das crianças. Além disso, alguns sucos como o de maçã, pêra e ameixa contém um açúcar naturalmente presente chamado sorbitol, que é mal absorvido pelo intestino. Em grande quantidade, pode causar cólicas, gases e diarréia em crianças.


Para aquelas crianças acostumadas a ficar com a mamadeira ou uma caixinha de suco na boca, por muito tempo, há um maior risco de aparecimento de cáries, uma vez que a exposição prolongada do açúcar aos dentes é um dos contribuintes para o seu aparecimento.

Dicas nutritivas

  • Sucos naturais ou reconstituídos podem ser uma opção saudável quando fizerem parte de uma alimentação saudável.


  • Sucos são boas alternativas para os lanches e também podem ser oferecidos durante as refeições. Sucos ricos em vitamina C (laranja, maracujá, abacaxi, acerola, caju, limão, kiwi) melhoram a absorção do ferro presente nos alimentos de origem vegetal (folhas verde-escuras, como couve, espinafre, mostarda e leguminosas como feijão e lentilha). Mas não deixe seu filho encher a barriga apenas com o suco, pois ele não terá fome para comer os outros alimentos.


  • Na hora de preparar os sucos, lembre-se de que as frutas já contêm frutose. Portanto, na maioria das vezes, não é necessário adicionar mais açúcar.


  • Os sucos não devem nunca substituir o leite. Eles não são ricos em cálcio (a não ser que ele seja adicionado) e este mineral é fundamental para a formação de ossos e dentes saudáveis e para o crescimento da criança. Mesmo que o suco contenha cálcio, ele não contém outros nutrientes presentes no leite, como vitaminas A e D e fósforo. Certifique-se de que seu filho esteja recebendo a quantidade adequada de cálcio todos os dias. Se ele não tomou leite de manhã, ofereça-o no lugar do lanche, na escola, ou à tarde. Deixe o suco para outra hora.


  • Segundo a Associação Norte-americana de Pediatria, sucos de frutas não devem ser oferecidos para crianças menores do que 6 meses de idade, ou até que ela seja capaz de beber da xícara. Por isso, não o ofereça na mamadeira, se ela ainda não estiver pronta. Ele também não deve ser oferecido na cama antes da criança dormir.


  • Na hora de introduzir os sucos, introduza-os separadamente, pois assim você poderá saber se o bebê tem alguma reação alérgica a algum alimento específico.


  • Para crianças de 1 a 6 anos, a ingestão deve ser limitada a 120 a 180 ml. Para crianças de 7 a 18 anos de idade, a ingestão deve ser de 240 a 360 ml por dia.


  • As crianças devem ser estimuladas a comer frutas inteiras para alcançar as recomendações diárias de frutas e de fibras.


  • Crianças até 4 anos devem ingerir 2 porções de frutas por dia. Crianças maiores precisam de 4 porções. Uma porção de frutas equivale à uma fruta média, ¾ de xícara de suco de frutas (180 ml), ½ xícara de fruta em lata ou ¼ xícara de frutas secas*.


  • Frutas em lata ou congeladas também são alternativas saudáveis.


  • Sucos não são apropriados para o tratamento de desidratacão ou para o controle de diarréia.


    *Uva passa não é recomendada para crianças menores de quatro anos, mais propensas a engasgar.

    * Flavia Schwartzman é nutricionista, formada pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, com especialização em Nutrição Materno-Infantil, Mestre em Nutrição pela Escola Paulista de Medicina.


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