Quarta-feira, 22 de novembro de 2017
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Sinais à flor da pele

Por Dr. Leonardo Posternak * em 20/02/2001


De repente aparecem várias bolinhas cheias d´água próximas ao olho ou perto da boca. Seu filho reclama da dor. Depois elas estouram e forma-se uma crosta escura. A criança pode estar com herpes, um vírus que incomoda e se manifesta quando as defesas do o

Existem dois tipos de herpes: o zoster, comum em adultos, e o simples que atinge as crianças. O vírus desencadeante é da mesma família da varicela (catapora). E prepare-se: uma vez que seu filho teve herpes, certamente terá outras crises.


Basta a imunidade do corpo baixar um pouco para a doença surgir. A resistência do pequeno diminui por vários motivos, tanto físicos como emocionais. Pode ser um começo de gripe, excesso de sol, estresse, febre, etc. O vírus que estava "dormindo" (latente) acorda e causa problemas.

Na boca, nos olhos, no nariz

Dentro da boca é chamado de gingivo estomatite herpética. É o herpes mais comum. Provoca febre alta, lesões na gengiva e garganta. Por causa da dor, a criança não consegue beber nada e pode até ficar desidratada.



O herpes infantil é comum e contagioso. Basta seu filho passar a mão sobre a ferida e esta soltar um pouco de líquido: se ele esfregar a mão no nariz, nos olhos ou na boca, o vírus pode se espalhar por essas partes do corpo. A contaminação também pode afetar pessoas que tenham tido contato direto com as lesões.



Procure o pediatra. Entre cinco ou sete dias, aproximadamente, a criança estará curada e sem dores.


* Dr. Leonardo Posternak é médico pediatra,
membro do Departamento de Pediatria do Hospital Israelita Albert Einstein.
Co-autor do livro
E Agora, o que Fazer? A Difícil Arte de Criar os Filhos
, Editora Best Seller.
Autor de
O Direito a Verdade - Cartas Para Uma Criança
, Editora Globo.


Comentário:    
       

Matérias relacionadas

   
Dicas para proteger seus filhos 26/03/2003 às 13:21:00

Principalmente as grandes cidades oferecem uma série de riscos para nossos filhos. Veja aqui dicas para protegê-los contra alguns problemas, como assalto e seqüestro.

   
Abuso sexual contra crianças 14/08/2004 às 14:27:00

Na grande maioria dos casos de abuso sexual contra crianças, o agressor é um parente ou conhecido da família. O que fazer para evitar essa ameaça que parece tão próxima?

   
Paz em casa 31/07/2002 às 13:46:00

Dicas preciosas da revista Meu Nenê e Família

   
Crianças especiais 05/11/2003 às 13:40:00

Classes regulares aceitando alunos com necessidades especiais já são realidade em algumas escolas. Naturalmente, como em toda reformulação, existem dúvidas dos pais. Será positiva a convivência entre crianças com diferenças mais acentuadas?

   
Histórias da Arte para crianças 08/11/2012 às 18:49:50

Não tem jeito melhor de conhecer a vida e a obra de artistas contemporâneos brasileiros! Não deixe de levar seu filho!