Domingo, 23 de abril de 2017
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Adeus estresse!

Por Luiza Helena Marcondes *


Massagens, caminhadas, alimentação equilibrada e uma boa dose de humor são essenciais no combate ao estresse. Acrescente pitadas desses ingredientes em sua vida para driblar a ansiedade e os problemas da vida moderna.

Se você anda sem tempo para praticar atividades que lhe dão prazer e se rende facilmente às pressões do trabalho, cuidado: o estresse pode te pegar! Infelizmente esse problema já faz parte de nossa rotina. A correria é tão grande que nos esquecemos das boas coisas da vida. Pense bem: nem tudo se resume a trabalho, aos cuidados com a família. Você também merece atenção!


É claro que nem sempre é possível se entregar ao relaxamento e ao prazer, mas com pequenas alterações no seu cotidiano você conseguirá reduzir a ansiedade de querer ou ter que fazer tudo ao mesmo tempo.

Ritual de relaxamento

Relaxe um pouco, ninguém é de ferro e muito menos uma máquina que precisa funcionar 24 horas ininterruptamente. Reserve alguns minutos do dia só para você e comece o ritual anti-estresse antes mesmo de sair da cama.


Logo que acordar não se intimide em ficar um pouco mais entre os lençóis. Role de um lado para o outro, boceje, espreguice como se fosse um gato. Esse movimento de esticar favorece o alongamento dos músculos e faz bem ao organismo. Levante com calma, sente-se na cama e respire fundo.


Tome um banho morno, vista-se com calma e depois saboreie seu café da manhã. A primeira refeição é a mais importante do dia, então não desperdice essa oportunidade! Quando sair para o trabalho, tente não se irritar com o trânsito. Ligar o rádio do carro e ouvir uma música que você gosta pode ajudar a evitar esse estresse. Beba bastante água - no mínimo dois litros por dia -, faça refeições leves e capriche nas frutas e legumes, ricos em fibras e vitaminas.

Mente sã, corpo são

Ginástica, caminhada, natação, massagens. Tudo é válido para descarregar as tensões. A terapeuta corporal Nádima Schneider, de São Paulo, afirma que uma boa sessão de shiatsu - técnica japonesa que reduz a tensão corporal por meio de toques dos dedos - ou de acupuntura irão acalmá-lo, deixando-o e livre das dores musculares.


Mas se preferir algo mais "zen", matricule-se num curso de yoga, uma técnica oriental que mistura um pouco de ginástica, alongamento e meditação visando o equilíbrio da energia do corpo e a melhora da postura. Outra opção é o rolfing, outra técnica de massagem aplicada nos principais pontos de tensão como os ombros e as costas.


Para aqueles que preferem descarregar malhando na academia, uma boa dica é o prana ball, um novo tipo de exercício desenvolvido especialmente para diluir toda a agitação do dia-a-dia que vem fazendo sucesso nas academias. Funciona assim: com o auxílio de três bolas de tamanhos variados (pequeno, médio e grande) o aluno exercita o corpo inteiro. "A pessoa rola no chão sobre a bola grande fazendo alongamento; com a média, o exercício é semelhante, mas há um detalhe: a bola libera um aroma terapêutico, que ajuda a promover um relaxamento mais profundo. As bolas pequenas servem para exercitar as mãos e os dedos, em movimentos de pressão e relaxamento", explica a professora da modalidade Kátia Montagle, da Companhia Athlética, em São Paulo. Todos os movimentos são feitos lentamente para aliviar as tensões e proporcionar bem-estar.


Como você pode ver, as opções aliviar as tensões são muitas e variadas. A escolha depende do estilo de cada um. Mas uma coisa é certa: vale à pena investir em você. Mãos à obra!


Comentário:    
       

Matérias relacionadas

   
Viajando com as crianças 06/06/2001 às 16:39:00

Viajar com crianças não é uma tarefa fácil. Ao contrário, é um desafio! Mas se você se preparar para tal missão, verá que horas na estrada, com a família toda fechada num carro, podem passar bem rapidinho.

   
É melhor prevenir que remediar! 18/12/2000 às 16:09:00

O ditado é velho, mas nunca deve ser esquecido! Prender as crianças em casa não é garantia de segurança, portanto abra os olhos. Acidentes domésticos podem ser evitados se você tomar algumas providências. Confira!

   
Estresse na academia 17/04/2001 às 14:19:00

Mudança repentina de comportamento, dores pelo corpo e cansaço. Se o pequeno esportista já apresentou algum desses sintomas, é melhor diminuir o ritmo da atividade física.

   
Diálogo ajuda a combater as drogas 01/07/2002 às 14:55:00

O comportamento dos pais influencia as atitudes dos filhos. Investir no diálogo é fundamental para combater o fantasma das drogas.

   
Como lidar com crianças agressivas 22/04/2003 às 13:40:00

Seu filho anda muito nervoso e agressivo? Entenda porque ele pode estar agindo assim e saiba o que fazer para controlar essa pequena fera!