Quarta-feira, 13 de dezembro de 2017
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Palavra do especialista, Adoção


Como agir com minha filha de 4 anos e 9 meses, que é adotada e tem dificuldade em pedir desculpas mesmo quando sabe que está errada, reconhece o erro, mas dificilmente consegue verbalizar? Ela prefere perder o que for a ter de se desculpar. Por mais que eu tente, ela também se recusa a falar sobre o fato de ser adotada.


Pode ser que sua filha seja um pouco mais "fechada", mais calada por temperamento. Porém a adoção pode ter algo a ver com tudo isso. Talvez um psicodiagnóstico ajude a esclarecer essas duvidas.



Como devo contar a uma criança de 2 anos que ela é adotada? Já tentei conversar com ela várias vezes e contar que não saiu da minha barriga, mas toda vez ela começa a chorar.


O mais importante é contar a verdade e jamais mentir ou enganar os pequenos. Comece dizendo que sempre gostou de crianças, mas que tinha dificuldades em engravidar. Explique à sua filha que ela nasceu da barriga de outra mulher que, apesar de gostar muito dela, não teve condições de criá-la. Reforce sempre o amor e o carinho que você tem a oferecer. A princípio a criança pode ficar triste e revolta, mas sua presença e as demonstrações de afeto serão fundamentais para que ela supere essa fase. Com o tempo sua filha irá querer saber mais a respeito. Responda a todas as questões da criança e não a deixe com dúvidas. As crianças gostam de quem cuida delas, de quem as beija e está sempre presente.


Comentário:    
       

Matérias relacionadas

   
Palavrões, palavras e palavrinhas 14/02/2001 às 17:12:00

Criança aprende tudo tão rápido! Isso vale para coisas "do bem" e "do mal". De repente seu filho, sem mais nem menos, solta um tremendo palavrão. Após o choque inicial, virão as perguntas inevitáveis: Será que sabe o que está dizendo? Onde aprendeu isso?

   
Como lidar com a erotização precoce 03/05/2001 às 14:46:00

O medo dos pais em deixar seus pequenos com o controle-remoto nas mãos é justificável. Sabe porquê? Alguns programas de televisão estão assustando até os adultos mais liberais.

   
Apatia juvenil, em que medida ela é real 28/08/2002 às 14:55:00

No início da adolescência bate aquela preguiça para tudo. O que fazer para "sacudir" essa meninada? Existem saídas?

   
Você sabe onde está o seu filho? 27/04/2011 às 14:41:39

Seu filho adolescente saiu para uma “balada” com os amigos – como você lida com isso?

   
Doença grave na família, como ficam as crianças 04/07/2003 às 17:30:00

O que dizer às crianças quando um parente querido - ou mesmo um grande amigo - adoece gravemente? Como elas irão reagir? Clique aqui para saber.