Sexta-feira, 21 de julho de 2017
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Crianças especiais I

Palavra do especialista


Estas são dúvidas de usuários respondidas por Norma Leite Brandão, pedagoga e educadora.

Meu filho, que tem seis meses, nasceu com síndrome da rubéola e uma grave cardiopatia, fora outras seqüelas. Eu gostaria que vocês me indicassem escolas especializadas em deficiências auditivas e motoras, apesar de eu ainda não ter total certeza de quanto o vírus o atingiu.



Compreendo sua ansiedade e preocupação, mas parece-me ainda muito cedo para qualquer indicação. Em primeiro lugar, como você mesma mencionou, não se sabe o quanto o vírus atingiu o seu bebê, e ele tem apenas seis meses. Valeria, antes de tudo, uma conversa com o pediatra sobre o assunto escola. Em segundo lugar, porque está em curso nas escolas, atendendo a uma diretriz do Ministério da Educação, o processo de Inclusão dirigido a crianças com deficiências físicas e mentais, para que possam freqüentar e estudar nas escolas convencionais. Para que essa proposta seja implantada, estão acontecendo discussões e estudos entre os educadores, pois já está comprovado que a convivência de crianças com algum tipo de deficiência é muito positiva para todas. Para saber mais sobre o assunto, leia a matéria Crianças especiais.


Comentário:    
       

Matérias relacionadas

   
As dificuldades do autismo 26/07/2001 às 14:12:00

Autismo é uma questão delicada, que muitos pais têm dificuldades em aceitar e tratar da forma correta. Conheça melhor as faces dessa condição.

   
Crianças especiais 05/11/2003 às 13:40:00

Classes regulares aceitando alunos com necessidades especiais já são realidade em algumas escolas. Naturalmente, como em toda reformulação, existem dúvidas dos pais. Será positiva a convivência entre crianças com diferenças mais acentuadas?

   
Convivendo com um deficiente 13/09/2001 às 14:23:00

A família de um portador de deficiência mental é especial. Saiba como lidar com a diferença entre os filhos, educando-os de forma equilibrada, realista e verdadeira.

   
Arte à Primeira Vista: Páginas de uma história 19/09/2014 às 16:34:58

Se você mora em Belo Horizonte ou vai passar por lá nas próximas semanas, não pode deixar de conferir a mostra de arte contemporânea que vai encantar as crianças e os adultos.

   
Solidários desde a infância 05/04/2001 às 16:29:00

Você sai de carro com seu filho. Ao aproximar-se de um sinal, uma criança se aproxima da janela e, rapidamente, você fecha os vidros. Seu filhote fica supreso, parece não entender o que se passa. Como falar de nossos medos? Como explicar o inexplicável?