Sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Esculturas flutuantes

Por Renata Sant'Anna *


Desde pequenas as crianças convivem com os móbiles. Ainda bebês observam objetos que flutuam e balançam com qualquer movimento do ar, dependurados sobre o berço. Que tal criar um móbile com o seu filho?

Os primeiros móbiles, hoje tão popularizados, foram criados pelo artista plástico americano Alexander Calder. Ele "inventou" esculturas móveis usando vários materiais: cacos de vidro, botões, pedaços de cerâmica e chapas de metal recortadas que eram dependuradas no teto com arame e movimentavam-se ao sabor da brisa, formando diferentes desenhos no espaço.



Calder nasceu na Filadélfia, nos Estados Unidos, em 1.898 e morreu em Nova York, em 1.976. Esse artista criou inúmeras esculturas "aéreas" que estão espalhadas dentro e fora de museus do mundo todo. Em São Paulo você pode conferir sua obra no Museu de Arte Contemporânea (MAC) e no Museu de Arte de São Paulo (MASP). Leve seus filhos para conhecê-las! Elas encantam adultos e crianças.

Fazendo um móbile

Escolha alguns objetos para construir o móbile. Lembre-se de que eles precisarão ser furados e não poderão ser muito pesados. Se o seu filho for muito pequeno, dê preferência aos desenhos dele para a criação do móbile. Peça que ele pinte algo num papel cartão. Recorte e fure para passar os fios. As crianças também podem recortar imagens de revistas ou selecionar fotos de família e colá-las sobre o papel cartão.


Para iniciar a montagem do móbile, amarre ou cole duas varetas de madeira em forma de cruz. Se preferir, utilize galhos secos de uma árvore, ou ainda, cabides de arame (daqueles usados nas lavanderias). Amarre fios de nylon nas quatro pontas dessa cruz.
Nesses fios, pendure os objetos ou desenhos recortados.



Preste atenção ao equilíbrio. Se você pendurar objetos muito pesados num lado só, o móbile ficará torto. Pendure-o num lugar perto da janela para que ele se mova com o vento e observe as formas e as sombras na parede.

Você vai precisar

Cabides de arame ou varetas de madeira

Arame

Fio de nylon

Furador de papel ou um estilete

Tesoura

Material para pintura e desenho: giz de cera, tinta guache, lápis de cor, canetas de várias cores

Cola Cascorex ou cola de madeira


* Renata Sant'Anna é artista plástica e educadora. Mestre em Artes Plásticas pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo.


Comentário:    
       

Matérias relacionadas

   
Momento Clicfilhos - Leitura, desafio de pais e professores 13/02/2020 às 16:18:58

Habituar os filhos a mergulhar nos livros nem sempre é fácil. Aprenda, aqui, como estimulá-los.

   
Momento Clicfilhos - Afinal, para que serve a mesada? 13/02/2020 às 15:58:02

Os filhos pedem, e como pedem! Querem brinquedos, roupas de griffe, jogos de videogame, guloseimas... Como fazer da mesada uma aliada?

   
Momento Clicfilhos - Bullying, violência na escola 13/02/2020 às 15:20:51

Humilhação, intimidação, ameaça. Diariamente, estudantes de todas as idades são vítimas desse tipo de violência moral na escola. Os agressores são seus próprios colegas. Como lidar com essa situação?

   
Momento Clicfilhos - Animais, alegria para toda a família 13/02/2020 às 15:16:32

Animais de estimação oferecem carinho e companhia, ajudando até a curar a depressão. Quem resiste?

   
Momento Clicfilhos - Com açúcar, com afeto... 13/02/2020 às 15:08:46

Você entra no quarto do seu filho e sente como se um furacão tivesse passado por ali: gavetas semi-abertas, roupas para fora, brinquedos espalhados pelo chão, lápis, livros e cadernos sobre a cama ...