Segunda-feira, 24 de abril de 2017
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Esculturas flutuantes

Por Renata Sant'Anna *


Desde pequenas as crianças convivem com os móbiles. Ainda bebês observam objetos que flutuam e balançam com qualquer movimento do ar, dependurados sobre o berço. Que tal criar um móbile com o seu filho?

Os primeiros móbiles, hoje tão popularizados, foram criados pelo artista plástico americano Alexander Calder. Ele "inventou" esculturas móveis usando vários materiais: cacos de vidro, botões, pedaços de cerâmica e chapas de metal recortadas que eram dependuradas no teto com arame e movimentavam-se ao sabor da brisa, formando diferentes desenhos no espaço.



Calder nasceu na Filadélfia, nos Estados Unidos, em 1.898 e morreu em Nova York, em 1.976. Esse artista criou inúmeras esculturas "aéreas" que estão espalhadas dentro e fora de museus do mundo todo. Em São Paulo você pode conferir sua obra no Museu de Arte Contemporânea (MAC) e no Museu de Arte de São Paulo (MASP). Leve seus filhos para conhecê-las! Elas encantam adultos e crianças.

Fazendo um móbile

Escolha alguns objetos para construir o móbile. Lembre-se de que eles precisarão ser furados e não poderão ser muito pesados. Se o seu filho for muito pequeno, dê preferência aos desenhos dele para a criação do móbile. Peça que ele pinte algo num papel cartão. Recorte e fure para passar os fios. As crianças também podem recortar imagens de revistas ou selecionar fotos de família e colá-las sobre o papel cartão.


Para iniciar a montagem do móbile, amarre ou cole duas varetas de madeira em forma de cruz. Se preferir, utilize galhos secos de uma árvore, ou ainda, cabides de arame (daqueles usados nas lavanderias). Amarre fios de nylon nas quatro pontas dessa cruz.
Nesses fios, pendure os objetos ou desenhos recortados.



Preste atenção ao equilíbrio. Se você pendurar objetos muito pesados num lado só, o móbile ficará torto. Pendure-o num lugar perto da janela para que ele se mova com o vento e observe as formas e as sombras na parede.

Você vai precisar

Cabides de arame ou varetas de madeira

Arame

Fio de nylon

Furador de papel ou um estilete

Tesoura

Material para pintura e desenho: giz de cera, tinta guache, lápis de cor, canetas de várias cores

Cola Cascorex ou cola de madeira


* Renata Sant'Anna é artista plástica e educadora. Mestre em Artes Plásticas pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo.


Comentário:    
       

Matérias relacionadas

   
Dicas para proteger seus filhos 26/03/2003 às 13:21:00

Principalmente as grandes cidades oferecem uma série de riscos para nossos filhos. Veja aqui dicas para protegê-los contra alguns problemas, como assalto e seqüestro.

   
Violência dentro de casa 05/11/2001 às 17:35:00

A violência doméstica ocorre por meio de agressões físicas ou verbais, desestruturando a família.

   
Abuso sexual contra crianças 14/08/2004 às 14:27:00

Na grande maioria dos casos de abuso sexual contra crianças, o agressor é um parente ou conhecido da família. O que fazer para evitar essa ameaça que parece tão próxima?

   
Sem pressa para sair de casa 19/07/2003 às 10:49:00

Hoje em dia, é comum que filhos continuem morando com os pais, mesmo depois de adultos. É a chamada "geração canguru"!

   
O fantástico mundo dos canhotos 25/08/2006 às 10:59:00

Eles levantam com o pé esquerdo, mas não é porque são azarados. Conheça as dificuldades e as vantagens de ser canhoto.