Quarta-feira, 28 de junho de 2017
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Delícias para aquecer o seu inverno

Por Carla Oliveira *


Para espantar o tédio e o frio das tardes de inverno, nada melhor do preparar receitas saborosas e bem quentinhas. Não se esqueça de chamar seus filhos para participar!

Esse frio que está fazendo nos deixa com vontade de ficar em casa, debaixo das cobertas, comendo coisas bem gostosas, não é mesmo? Realmente, no inverno temos tendência a comer em maior quantidade, pois nosso organismo precisa gastar mais energia para manter a temperatura corporal. É claro que não devemos exagerar, ainda mais por que os pratos nessa época costumam ser bem calóricos.... mas, de vez em quando, não tem problema abusar um pouquinho! Confira abaixo sugestões de receitas bem apetitosas para aquecer o seu inverno.

- Fondue de queijo

- Batatas assadas

- Sopa de cebola

- Pretzel

- Panqueca doce

- Sonho de padaria



Fondue de queijo



Ingredientes



1 lata de creme de leite

200g de queijo fundido

300g de queijos gruyere picado

300g de queijo gouda picado

100g de queijo parmesão ralado

½ taça de vinho branco seco

Pimenta do reino, noz moscada e sal a gosto

Leite se necessário

1 dente de alho

1 filão de pão italiano cortado em cubos



Preparo



Passe o dente de alho no interior da panela para fondue (réchaud, lê-se ?richô?). Em seguida, leve a panela ao fogo, despeje o creme de leite e todos os queijos, aos poucos, para que derretam bem. Quando estiver tudo bem misturado, acrescente a noz moscada, a pimenta do reino e o vinho. Experimente e veja se precisa de sal. Se o fondue estiver com uma consistência muito grossa, acrescente leite. Sirva no aparelho próprio para fondue, acompanhado do pão italiano.



Batatas assadas



Ingredientes


Batatas grandes inteiras (uma para cada pessoa)


Opções de recheio:


Requeijão

Manteiga derretida

Bacon frito

Mussarela, parmesão e outros tipos de queijos ralados

Salame, presunto e outros tipos de frios picados

Frango desfiado com catupiry


Preparo:


Coloque as batatas (com casca) em uma assadeira e leve ao forno para assar por cerca de 1 hora, ou até que fiquem completamente assadas. Depois que estiverem prontas, faça um corte em cada uma delas e, com a ajuda de um pano de prato, pressione-as com as mãos, para que elas abram ao meio, mas sem separar em duas metades. Coloque o recheio que preferir e coma usando uma colher.



Sopa de cebola


Ingredientes


3 litros de água

1 frango inteiro

3 tomates

1 cenoura

4 dentes de alho

1 alho-poró

2 folhas de louro

6 cebolas grandes

2 copos de leite

2 colheres de manteiga

½ copo de farinha de trigo

Sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto

100g de queijo parmesão ralado


Preparo


O primeiro passo é fazer um caldo de frango. Corte o tomate, a cenoura e o alho-poró em pedaços grandes e coloque-os para cozinhar na água, em uma panela de pressão, junto com os dentes de alho inteiros, o frango e as folhas de louro. Depois que a panela começar a fazer pressão, espere meia hora e desligue. Passe todos os legumes por uma peneira (o frango você deverá guardar para utilizar em outra receita) e acrescente essa ?pasta? peneirada ao líquido. O caldo está pronto. Espere esfriar um pouco e depois bata no liquidificador junto com as cebolas cortadas em pedaços. Enquanto isso, prepare o bechamel. Derreta duas colheres de manteiga em uma panela e acrescente a farinha de trigo, mexendo bem. Em seguida, acrescente o leite e misture até dissolver. Despeje o bechamel sobre o caldo batido com a cebola, em uma panela, e acrescente os temperos: sal, pimenta do reino e noz moscada. Quando ferver, está pronto! Na hora de servir, coloque a sopa em tigelas, polvilhe com queijo parmesão e leve ao forno para gratinar.



Pretzel


Ingredientes:


2 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo

1 xícara (chá) de água morna

2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente

1 colher (sopa) de açúcar

½ colher (chá) de sal

1 tablete de fermento biológico (15g)


Para banhar e polvilhar os pretzels

200 g de manteiga derretida

Açúcar e canela a gosto


Preparo:


Em uma tigela, misture a água morna e o fermento, até dissolvê-lo bem. Junte a manteiga, o açúcar, o sal e a farinha e misture até ficar uma massa homogênea. Cubra e deixe descansar por 15 minutos. Abra a massa sobre uma superfície lisa polvilhada com farinha de trigo. Divida a massa em 12 pedaços e, com cada um deles, faça rolos de 80 centímetros. Modele-os no formato do pretzel, ou como você preferir, e coloque-os em uma assadeira untada com manteiga e farinha. Deixe descansar por 30 minutos e só então coloque-os no forno para assar na temperatura máxima, por cerca de 8 minutos. Retire do forno, passe rapidamente pela manteiga derretida e em seguida polvilhe açúcar e canela. Se você quiser fazer pretzel salgado, pode polvilhar sal grosso ou queijo ralado.

Panqueca doce


Ingredientes


1 colher de óleo

1 copo de farinha de trigo

1 copo de leite

1 ovo inteiro

1 pitada de açúcar


Preparo


Bata todos os ingredientes no liquidificador por 5 minutos. Para fritar as panquecas, use uma frigideira anti-aderente untada com algumas gotas de óleo. Despeje um pouco da massa sobre a frigideira quente, espalhando-a por toda a superfície ? se você quiser uma panqueca bem fininha, coloque pouca massa por vez. Faça movimentos circulares com a frigideira, para que a panqueca fique redondinha. Sirva em seguida com o recheio que você preferir. Algumas opções são:


Doce de leite - cozinhe duas latas de leite condensado em uma panela de pressão, por 40 minutos. Deixe esfriar antes de abrir!


Chocolate - derreta duas barras de chocolate picado (200g cada) em duas latas de creme de leite no microondas, por 2 minutos.


Banana - corte quatro bananas em rodelas, coloque em uma panela e cubra-as com açúcar e um copo de suco de laranja. Deixe ferver um pouco, até que a calda fique com a consistência desejada.


Geléia de morango - pique quatro caixas de morango e coloque em uma panela. Cubra-os com açúcar e deixe ferver por 10 minutos, mexendo de vez em quando.


Sonho de padaria


Ingredientes


Para a massa


500g de farinha de trigo

50g de fermento biológico

100g de manteiga

100g de açúcar

2 ovos

1 pitada de sal

1 pitada de baunilha

1/2 copo de água


Para o recheio


1 litro de leite

250g de açúcar

75g de farinha de trigo

4 gemas

1 pitada de baunilha


Preparo


Massa: Misture um punhado de farinha de trigo com o fermento e um pouquinho de água, e deixe essa mistura descansar por 15 minutos. Em seguida, adicione o restante dos ingredientes e amasse bem, até que fique bem macia. Espere 10 minutos para que a massa cresça e faça bolinhas de cerca de 30g cada. Coloque-as em uma assadeira untada para descansar, cobertas por um pano, até que dobrem de tamanho. Depois disso, frite-as em óleo não muito quente, até dourar.

Recheio: Ferva o leite junto com a metade do açúcar. Quando estiver fervendo, misture a outra metade do açúcar com a farinha de trigo previamente peneirada, mexendo sem parar. Adicione o restante dos ingredientes e cozinhe o creme por mais alguns instantes, até adquirir a consistência desejada. Espere esfriar um pouco e recheie os sonhos com a ajuda de um saco de confeiteiro. Se quiser dar um toque especial, polvilhe açúcar de confeiteiro por cima.


Comentário:    
       

Matérias relacionadas

   
Receitas especiais para diabéticos 10/03/2003 às 10:29:00

Criança que sofre de diabetes não precisa abrir mão da sobremesa. Aprenda a preparar doces com produtos dietéticos!

   
Milho, o rei dos cereais. E da garotada! 15/09/2003 às 20:36:00

O milho faz um enorme sucesso entre as crianças e, além de saboroso, é muito nutritivo. Aprenda a fazer doces e salgados deliciosos com esse cereal. As receitas são da turma do Sitio do Picapau Amarelo!

   
Receitas do mês ABRIL 21/03/2012 às 10:48:11

Para este mês de abril, convidamos a Chef Paula Weber para preparar elaborar as receitas a serem preparadas com os alimentos da estação! Confira!

   
Criatividade no arroz do dia a dia 13/02/2003 às 11:45:00

Cansado de comer arroz branco todos os dias? Aprenda algumas receitas para deixar esse cereal mais saboroso e variar o cardápio!

   
Brincando dentro de casa 02/06/2003 às 17:08:00

Nos dias cinzentos e frios de inverno, ou nos dias de chuva do verão, é preciso se desdobrar para distrair as crianças dentro de casa. Convide os amiguinhos e arme uma verdadeira festa!