 |
|
Crianças na cozinha!
Por Luiza Helena Marcondes
*
Aprender a ler e a escrever na cozinha é mais divertido e estimulante. Descubra o porquê.
|
|
Quem disse que criança e culinária não combinam? Se você tem certeza de que seu baixinho deve ficar longe da cozinha, é melhor começar a pensar melhor sobre o assunto.
Você sabia que seu filho pode aprender a ler e a fazer contas enquanto está na cozinha preparando receitas ou auxiliando um adulto? A educadora Ciça Kfouri, professora de culinária da Escola Nova Lourenço Castanho, em São Paulo, criou um método e orienta seus pequenos alunos de educação infantil enquanto eles fazem as guloseimas.
"A culinária é muito significativa na vida dos pequenos. Na medida em que fazem os doces, eles aprendem a contar e a escrever", diz Ciça. Mas como integrar educação e receita ao mesmo tempo? O método é simples: as crianças precisam saber quantas xícaras de açúcar ou quantas colheres de fermento são necessárias para preparar um bolo. Conforme completam a receita, desenvolvem o raciocínio numérico.
Já com a leitura o caso é diferente. Os baixinhos assimilam primeiro as marcas dos ingredientes, por meio das embalagens, e a partir daí começam a fazer associações, ligando determinada letra ao produto usado nas receitas. Assim, seu filho aprende naturalmente, sem que nada seja imposto ou obrigatório. "O processo é realizado dentro e fora da escola. Aos poucos ele conquista a leitura e a escrita com maior tranqüilidade e segurança".
Letras, números e comidas
Para a professora, a alfabetização e a culinária estão intimamente ligadas. Ler e escrever não são atos mecânicos. Constituem um processo gradativo e que precisa do envolvimento da criança. Por meio das receitas e dos utensílios da cozinha, o pequeno percebe a importância da comunicação e como ela deve ser feita. Se por um lado a criança precisa saber contar os ingredientes, ela também precisa ler a receita e saber o nome dos objetos que serão usados na confecção do prato.
Mãos à obra
Convide seu filho para uma tarde diferente. Prepare uma sobremesa fácil e rápida e peça a colaboração de seu baixinho. Escolha uma vitamina de frutas ou um doce branco, só com leite de coco, leite condensado e açúcar. Antes de começar a preparar a receita, ensine as "leis da cozinha" à criança.
nunca fique perto do fogão;
não maneje facas nem utensílios cortantes;
lave as mãos antes de preparar qualquer receita;
prenda os cabelos longos para que não caiam na comida;
arregace as mangas para não se sujar;
se possível, use um avental para não sujar a roupa;