Quinta-feira, 24 de agosto de 2017
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Crianças na cozinha!

Por Luiza Helena Marcondes *


Aprender a ler e a escrever na cozinha é mais divertido e estimulante. Descubra o porquê.

Quem disse que criança e culinária não combinam? Se você tem certeza de que seu baixinho deve ficar longe da cozinha, é melhor começar a pensar melhor sobre o assunto.


Você sabia que seu filho pode aprender a ler e a fazer contas enquanto está na cozinha preparando receitas ou auxiliando um adulto? A educadora Ciça Kfouri, professora de culinária da Escola Nova Lourenço Castanho, em São Paulo, criou um método e orienta seus pequenos alunos de educação infantil enquanto eles fazem as guloseimas.


"A culinária é muito significativa na vida dos pequenos. Na medida em que fazem os doces, eles aprendem a contar e a escrever", diz Ciça. Mas como integrar educação e receita ao mesmo tempo? O método é simples: as crianças precisam saber quantas xícaras de açúcar ou quantas colheres de fermento são necessárias para preparar um bolo. Conforme completam a receita, desenvolvem o raciocínio numérico.


Já com a leitura o caso é diferente. Os baixinhos assimilam primeiro as marcas dos ingredientes, por meio das embalagens, e a partir daí começam a fazer associações, ligando determinada letra ao produto usado nas receitas. Assim, seu filho aprende naturalmente, sem que nada seja imposto ou obrigatório. "O processo é realizado dentro e fora da escola. Aos poucos ele conquista a leitura e a escrita com maior tranqüilidade e segurança".

Letras, números e comidas

Para a professora, a alfabetização e a culinária estão intimamente ligadas. Ler e escrever não são atos mecânicos. Constituem um processo gradativo e que precisa do envolvimento da criança. Por meio das receitas e dos utensílios da cozinha, o pequeno percebe a importância da comunicação e como ela deve ser feita. Se por um lado a criança precisa saber contar os ingredientes, ela também precisa ler a receita e saber o nome dos objetos que serão usados na confecção do prato.

Mãos à obra

Convide seu filho para uma tarde diferente. Prepare uma sobremesa fácil e rápida e peça a colaboração de seu baixinho. Escolha uma vitamina de frutas ou um doce branco, só com leite de coco, leite condensado e açúcar. Antes de começar a preparar a receita, ensine as "leis da cozinha" à criança.

  • nunca fique perto do fogão;
  • não maneje facas nem utensílios cortantes;
  • lave as mãos antes de preparar qualquer receita;
  • prenda os cabelos longos para que não caiam na comida;
  • arregace as mangas para não se sujar;
  • se possível, use um avental para não sujar a roupa;


  • Comentário:    
           

    Matérias relacionadas

       
    Abuso sexual contra crianças 14/08/2004 às 14:27:00

    Na grande maioria dos casos de abuso sexual contra crianças, o agressor é um parente ou conhecido da família. O que fazer para evitar essa ameaça que parece tão próxima?

       
    Crianças especiais 05/11/2003 às 13:40:00

    Classes regulares aceitando alunos com necessidades especiais já são realidade em algumas escolas. Naturalmente, como em toda reformulação, existem dúvidas dos pais. Será positiva a convivência entre crianças com diferenças mais acentuadas?

       
    Arte à Primeira Vista: Páginas de uma história 19/09/2014 às 16:34:58

    Se você mora em Belo Horizonte ou vai passar por lá nas próximas semanas, não pode deixar de conferir a mostra de arte contemporânea que vai encantar as crianças e os adultos.

       
    Ensinando a pensar 13/08/2001 às 14:58:00

    O que é mais importante em uma escola: matérias e conteúdo ou que o aluno aprenda a pensar?

       
    Bilhetes e bilhetinhos... 06/09/2001 às 14:20:00

    Na semana passada o seu filho trouxe da escola um bilhete da professora com uma anotação sobre o comportamento inadequado na sala de aula. Hoje chegou outro dando ciência da falta de uma lição. E você, como se sente?