Segunda-feira, 25 de setembro de 2017
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Vamos ouvir música!

Por Wlad Mattos - Baby Arts - Música e Interação *


Saiba mais sobre o que o mercado fonográfico brasileiro oferece para o seu filho.

Nossas crianças vivem em um universo sonoro criado pelos grandes meios de comunicação. Mas, a televisão, o rádio, o cinema e a internet nem sempre consideram com responsabilidade os efeitos que podem causar sobre o desenvolvimento cultural da criança. Estes cuidados são ainda menores quando se trata da promoção dos produtos lançados pela indústria fonográfica.


Mas, não é só o conteúdo educativo que as grandes gravadoras têm negligenciado ao longo dos anos. O próprio aspecto comercial foi prejudicado pela carência de uma produção diversificada e pelo despreparo do público consumidor. Apenas recentemente percebemos as conseqüências da promoção das músicas de lucro fácil, reveladas pela maior crise econômica da história da indústria fonográfica mundial.


A justificativa dos empresários é o avanço da pirataria, mas não podemos deixar de considerar o descaso das próprias gravadoras, selos e distribuidoras, quando se trata da diversificação de produtos e do desenvolvimento cultural do público.

Qualidade e Diversidade

Por outro lado, esta crise econômica e cultural deu oportunidade para o surgimento dos pequenos selos e produtores independentes de discos infantis, cujas produções são tão variadas quanto o perfil dos ouvintes. O sucesso crescente destes discos "alternativos" estimulou uma reação da indústria fonográfica nacional que, sem abandonar seus tradicionais projetos comerciais, passaram a relançar antigas coleções e a desenvolver produtos baseados em novos critérios de qualidade.


O público infantil - seja ele considerado "ouvinte" ou "consumidor" - dispõe hoje de uma diversidade musical, com produtos de diferentes preços e conteúdos. São discos de músicas, estórias, CD-livros, CD-Roms e DVD´s amparados por propostas educativas e culturais ou repletos de apelos comerciais. É hora então de exercer o privilégio da escolha!


Com o objetivo de convidar os navegadores do CLICFILHOS a conhecer, comparar e desfrutar deste verdadeiro tesouro cultural, iniciamos a publicação de uma série de artigos especialmente elaborados para o público do CLICFILHOS. Periodicamente, entre outros temas relacionados à música e o desenvolvimento humano, alguns artigos deverão tratar especialmente da produção fonográfica para crianças. Nesse contexto, alguns importantes temas a serem apresentados são:


Principais selos de discos infantis no Brasil - incluindo as grandes gravadoras e selos independentes, como "Palavra Cantada", dos músicos Sandra Peres e Paulo Tatit, "Biscoitinho", de Olívia Hime e Kati Almeida Braga, "Angels Records" do músico Leão Leibovich e da pedagoga Claudia Torres, "Sonhos & Sons", do músico Marcus Viana.


Canções Folclóricas: Cantigas de roda e Canções de ninar - uma seleção das principais gravações disponíveis deste repertório tão significativo para a preservação da cultura musical brasileira, incluindo remasterizações de lançamentos originais em LP.


Músicas da Mídia - características musicais, técnicas e literárias da produções fonográficas que são veiculadas diariamente pelos meios de comunicação.


Música clássica para crianças (música de concerto) - obras de grandes compositores, como Villa-Lobos, Saint-Säens e Mozart, dirigidas para crianças ou inspiradas no universo infantil; seleções e coletâneas de clássicos da música de concerto compiladas para crianças.


Canções em língua estrangeira - canções infantis em francês, italiano, inglês representativas do folclore e da atualidade, com destaque para as características sonoras e culturais de diversos povos e países.


MPB para Crianças - canções de grandes compositores da MPB, como Tom Jobim, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, Ivan Lins, cujos componentes musicais e literais façam referência ou despertem interesse do público infantil.


Trilhas de musicais, filmes e desenhos animados - CDs com as músicas dos filmes e musicais infantis que fazem sucesso com as crianças; temas dos principais desenhos animados da televisão e as relações do visual com o musical através das trilhas sonoras.


Coleções de Músicas e Estórias Infantis - as tradicionais e novas coleções de discos musicais para crianças, como "Arca de Noé", com letras de Vinícius de Moraes, projetos especiais, como "Os Saltimbancos", na versão de Chico Buarque, "Músicas daqui, ritmos do mundo", de Zezinho Mutarelli; estórias infantis em CDs originais e remasterizados, como Sherazade e os Bichos, com trilha sonora de Michel Freidenson e "Para Cantar o Ano Inteiro", da dupla de contadoras de estórias Celelê e Relalá.


Músicas de Natal - músicas e canções natalinas brasileiras e estrangeiras em versões vocais, instrumentais e, especialmente, as coleções criadas para o público infantil.


* Wlad Mattos - Baby Arts - Música e Interação é músico, pesquisador e educador musical. Mestre em música pela Unesp - Universidade Estadual Paulista, tem formação em canto e atua como professor dos cursos de graduação em música da Unesp e da FASM - Faculdade Santa Marcelina. É diretor da Baby Arts - Música e Interação, organização especializada no desenvolvimento de atividades artísticas e educativas para bebês e crianças de 0 a 3 anos.


Comentário:    
       

Matérias relacionadas

   
Paz em casa 31/07/2002 às 13:46:00

Dicas preciosas da revista Meu Nenê e Família

   
Arte à Primeira Vista: Páginas de uma história 19/09/2014 às 16:34:58

Se você mora em Belo Horizonte ou vai passar por lá nas próximas semanas, não pode deixar de conferir a mostra de arte contemporânea que vai encantar as crianças e os adultos.

   
Aprendiz de Maestro 01/09/2014 às 17:39:04

Convide seus filhos para assistir à série O Aprendiz de Maestro, produzida pela TUCCA - uma ONG que dá assistência a crianças com câncer. Ao mesmo tempo em que se divertem, vocês ajudam a quem precisa.

   
Interar-te Atividade gratuita para famílias 29/04/2011 às 11:57:06

Dia 11 de julho, quinta-feira, no MAC USP NOVA SEDE - Ibirapuera! Confira!

   
Histórias da Arte para crianças 08/11/2012 às 18:49:50

Não tem jeito melhor de conhecer a vida e a obra de artistas contemporâneos brasileiros! Não deixe de levar seu filho!