Sexta-feira, 24 de novembro de 2017
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Mães e filhas na telinha

Por Carla Oliveira *


Você enfrenta problemas no relacionamento com sua filha? Pois saiba que não é a única! Confira uma lista de filmes que retratam essa questão.

Um dia elas brigam, discutem, xingam. No dia seguinte, elas pedem desculpas, se arrependem, fazem as pazes. A relação entre mãe e filha, que parece caminhar entre o amor e o ódio, pode ser bastante complicada. Mas, na grande maioria das vezes, os problemas costumam ser resolvidos de um jeito ou de outro, levando a um "final feliz".

Alguns filmes abordam o relacionamento entre mãe e filha de forma muito interessante, com uma envolvente mistura de drama e humor que provoca risos e lágrimas. Pode ser que você se identifique com um deles - ou não - mas certamente irá se emocionar com as histórias vividas por essas mulheres. Boa diversão!

"Laços de Ternura" (Terms of Endearment , EUA, 1983)
O filme retrata com muita sensibilidade e bom humor as alegrias e os dramas vividos ao longo dos anos por Aurora, uma mãe protetora, e Emma, sua filha "rebelde". Jack Nicholson está imperdível no papel de um ex-astronauta beberrão e mulherengo, vizinho de Aurora. Com Shirley MacLaine, Debra Winger, Jack Nicholson, Danny DeVito, Jeff Bridges e John Litgow no elenco.

"Deixe-me Viver" (White Oleander, EUA, 2002)
Astrid, aos 12 anos, vê sua mãe ser condenada à prisão pelo assassinato do namorado e acaba ficando nas mãos do conselho tutelar. Durante a adolescência, ela mora em diversos lares adotivos e aprende a se livrar das armadilhas sentimentais da mãe, que é extremamente possessiva, trilhando assim seu próprio caminho. Com Michelle Pfeiffer, Renée Zellweger, Robin Wright Penn e Alison Lohman no elenco.

"Em Qualquer Outro Lugar" (Anywhere but here, EUA, 1999)
Adele decide abandonar o segundo marido e a pequena cidade onde vive para morar em Los Angeles, em busca da realização de seus sonhos. Mesmo contrariada por ter que deixar os amigos, Ann, sua filha, a acompanha nessa jornada. As duas têm personalidades bem opostas e desenvolvem uma relação de amor e ódio. Com Susan Sarandon e Natalie Portman no elenco.

"Lembranças de Hollywood" (Postcards From the Edge, EUA, 1991)
Depois de uma overdose, a atriz Suzanne é obrigada a morar com a mãe, com quem tem um relacionamento tumultuado. A todo o momento, as duas confrontam seus sentimentos, fraquezas, rivalidades e frustrações, e assim acabam "passando a vida a limpo". Com Shirley MacLaine, Meryl Streep, e Gene Hackman no elenco.

"Livre Para Amar" (Tumbleweeds, EUA, 1999)
Mary Jo Walker casa-se aos 17 anos e tem uma filha, Ava. Mas, o relacionamento não dá certo e, ao longo dos anos, ela vai acumulando uma seqüência de namoros e outros casamentos fracassados. A cada romance que termina, Mary Jo faz as malas põe o pé na estrada em busca de um novo amor. Do alto dos seus 12 anos, Ava tem mais maturidade que a própria mãe e tenta ajudá-la a enfrentar os obstáculos da vida. Com Janet McTeer, Jay O. Sanders e Kimberly J. Brown no elenco.

"Minha Mãe é uma Sereia" (Mermaids, EUA, 1990)
Essa divertida comédia conta a história de uma mulher divorciada, na década de 60, e sua convivência com as duas filhas. A mais velha está dividida entre a vontade de ser freira e o amor por um rapaz. A mais nova é uma determinada aspirante a nadadora. Já a mãe é uma mulher excêntrica, sensual e ousada, que só quer saber de aproveitar a vida. Apesar das diferenças, as três percebem que nada poderá abalar os laços que as unem. Com Cher, Bob Hoskins, Winona Ryder e Christina Ricci no elenco.

"Divinos Segredos" (Divine Secrets of the Ya-Ya Sisterhood, EUA, 2002)
Siddalee deixa a Louisiana rumo à cidade de Nova York, para tentar a carreira de dramaturga e também para manter distância da mãe, Vivi. Um dia, Siddalee dá uma entrevista à revista Time e acaba expondo sua conflituosa relação com Vivi, dando a entender que ela foi uma péssima mãe - fato que piora ainda mais o relacionamento entre elas. Para reaproximar as duas, as amigas de Vivi tentam fazer com que Siddalee compreenda o passado da mãe e perdoe seus erros. Com Sandra Bullock, Ellen Burstyn, Fionnula Flanagan, Shirley Knight e Maggie Smith no elenco.


Comentário:    
       

Matérias relacionadas

   
Limites diante da telinha 11/06/2001 às 16:08:00

A televisão é extremamente poderosa e, se os pais não abrirem os olhos, correrão o risco de conviver muito pouco com seus filhos. Quantifique as horas e analise os programas que seu pimpolho está assistindo.E não esqueça que noticiário violento não é prog

   
Meu bebê virou adolescente! 18/04/2001 às 14:43:00

De repente seu filhote cresceu e agora quer voar com as próprias asas. Pois é, ele virou um adolescente!

   
Como lidar com a erotização precoce 03/05/2001 às 14:46:00

O medo dos pais em deixar seus pequenos com o controle-remoto nas mãos é justificável. Sabe porquê? Alguns programas de televisão estão assustando até os adultos mais liberais.

   
Brincando dentro de casa 02/06/2003 às 17:08:00

Nos dias cinzentos e frios de inverno, ou nos dias de chuva do verão, é preciso se desdobrar para distrair as crianças dentro de casa. Convide os amiguinhos e arme uma verdadeira festa!