Domingo, 19 de novembro de 2017
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Chocolate, o alimento dos deuses

Por Carla Oliveira *


Descubra a história do chocolate e aprenda a fazer sobremesas deliciosas usando esse maravilhoso ingrediente!

Os astecas foram os primeiros a consumir o cacau, em forma de bebida. Através da fermentação dos grãos, era extraído um licor chamado tchocoatl. Para amenizar seu sabor amargo, os astecas o adoçavam com mel. O cacau era considerado por esse povo um alimento sagrado, que lhes fora enviado pelo deus Quetzalcoatl. Suas sementes tinham muito valor e serviam como moeda de troca.


Após a descoberta da América, os espanhóis passaram a levar cacau para a Europa, onde a bebida tornou-se popular. Acreditava-se que esse licor tinha poderes afrodisíacos e que dava força a quem o tomava. O rei Carlos V, da Espanha, começou a plantar cacau, para trocá-lo por ouro com os astecas, que não davam valor a esse metal. No século XVIII, os botânicos deram um nome científico ao cacau: teobroma cacao, que significa "alimento dos deuses".


Em 1778, o francês Doret iventa uma máquina capaz de moer e aglomerar o cacau, formando uma massa espessa e amarga. Em 1828, um químico holandês descobre um método para separar a gordura do cacau, inventando assim o chocolate em pó e a manteiga de cacau. Alguns anos depois, a firma inglesa Bristol Fly & Bons inventa o chocolate comestível, uma mistura de massa de cacau com manteiga de cacau e açúcar. Já no final do século 19, Aniel Peter e Henri Nestlé decidem acrescentar leite condensado à massa de cacau e inventam o chocolate ao leite, que era muito parecido com o que comemos atualmente.


Desde então, o chocolate ganhou o mundo e atualmente é consumido de diversas formas: bombons, trufas, bolos, sorvetes, barras, biscoitos... só de falar já dá água na boca! Agora que você já sabe tudo sobre a origem chocolate, que tal aprender algumas receitas deliciosas para preparar esse alimento dos deuses? Bom apetite!

- Gelado de uva com creme de chocolate

- Picolé de brigadeiro

- Petit Gateau

- Estrogonofe de chocolate

- Biscoitinhos de chocolate

- Salame de chocolate

- Pão de mel com cobertura de chocolate


Gelado de uva com creme de chocolate


Ingredientes:


2 latas de leite condensado

2 colheres de manteiga

2 latas de creme de leite

1 barra de chocolate ao leite (200 g)

1 barra de chocolate meio amargo (200 g)

1 kg de uva itália (cortadas ao meio e sem sementes)


Preparo:


Quebre as duas barras de chocolate em pedaços e misture junto com as duas latas de creme de leite em uma panela. Leve ao fogo, em banho-maria, até derreter bem o chocolate. (Se preferir, derreta no microondas: 2 minutos, em potência alta, são suficientes). Despeje a mistura em um refratário de vidro transparente, cobrindo todo o fundo. Espere esfriar um pouco e coloque as uvas por cima dessa camada de chocolate derretido. Em seguida, leve o leite condensado ao fogo junto com a manteiga, até adquirir uma consistência mais firme, como se fosse brigadeiro. Despeje essa mistura sobre as uvas. Leve o doce à geladeira por duas horas e sirva gelado. O visual desse doce é muito bonito, pois as cores das duas camadas se contrastam. E, apesar de ser uma sobremesa bem simples, o sabor é delicioso, já que alterna o azedinho da uva com o doce do chocolate e do leite condensado. Além disso, as duas camadas de doce têm consistências diferentes, dando um efeito bem diferente ao paladar. Se você preferir, as uvas podem ser substituídas por morangos. Simplesmente irresistível!


Picolé de brigadeiro


Ingredientes:


2 latas de leite condensado

3 xícaras de leite

8 colheres de chocolate em pó

3 colheres de amido de milho (dissolvidas em uma xícara de leite)

Chocolate hidrogenado

Chocolate granulado

Formas para picolé

Palitos de picolé


Preparo:


Misture o leite condensado e o leite e leve ao fogo brando, até começar a ferver. Em seguida, misture o amido de milho dissolvido e o chocolate em pó, mexa até engrossar e desligue o fogo. Espere esfriar até que massa adquira uma consistência dura. Bata a massa com um batedor de arame para que ela fique cremosa. Despeje a massa em formas de picolé, coloque os palitos de madeira e leve-as ao freezer até congelar, por cerca de 12 horas. Depois disso, derreta o chocolate hidrogenado e banhe os picolés, passando-os em seguida pelo chocolate granulado, para formar uma casquinha crocante. Coloque os picolés novamente no freezer até congelar essa casquinha.


Petit Gateau


Ingredientes:


100g de manteiga

120g de chocolate amargo picado

2 ovos inteiros

2 gemas

¼ de xícara de açúcar

2 colheres de sopa de farinha de trigo


Preparo:


Derreta o chocolate em banho-maria. Acrescente a manteiga, mexendo até que a mistura fique homogênea. Separadamente, bata os ovos, a gema e o açúcar. Aos poucos, acrescente o chocolate e a farinha de trigo, misturando bem. Despeje a mistura em formas individuais, untadas com manteiga e farinha e leve ao fogo por no máximo cinco minutos ? ou o tempo suficiente para que o petit gateau fique crocante por fora e mole por dentro. Sirva com uma bola de sorvete de creme e chantili. A massa do petit gateau pode ser conservada por até uma semana na geladeira.



Estrogonofe de chocolate


Ingredientes:


2 latas de leite condensado

4 colheres (sopa) de chocolate em pó

4 colheres (sopa) de manteiga

6 gemas

6 claras em neve

2 latas de creme de leite

1 barra de chocolate meio amargo (200 g) cortada em pedaços.


Preparo:


Leve ao fogo o leite condensado, o chocolate em pó, a manteiga e a gemas. Mexa até adquirir consistência de cobertura. Tire do fogo e acrescente o creme de leite. Espere esfriar um pouco e junte as claras em neve, misturando bem. Depois que estiver totalmente frio, acrescente o chocolate em pedaços. Leve à geladeira e sirva no dia seguinte.



Biscoitinhos de chocolate


Ingredientes:


150 g de farinha de trigo

60 g de açúcar

90 g de manteiga

3 colheres de chocolate em pó

3 gemas


Preparo:


Misture a farinha e o chocolate em pó e despeje sobre uma superfíce de mármore. Abra um ?buraco? no meio dessa mistura e acrescente os ingredientes restantes, incorporando-os à massa, aos poucos. Amasse bem, com as mãos, até formar uma mistura homogênea. Faça uma bola com a massa e deixe descansar na geladeira por 30 minutos. Dê forma aos biscoitos e leve ao forno por 30 minutos. Não se esqueça de untar a forma com manteiga, para não grudar.


Salame de chocolate


Ingredientes:


1 pacote de bolacha maisena

1 lata de leite condensado

2 colheres de manteiga

3 colheres de chocolate em pó


Preparo:


Leve o leite condensado, a manteiga e o chocolate em pó ao fogo por alguns minutos, até misturar bem os ingredientes. Acrescente as bolachas, quebradas em pedaços. Modele o salame, embrulhe com papel alumínio e congele. Sirva cortado em fatias, junto com sorvete de creme.


Pão de mel com cobertura de chocolate


Ingredientes:


Para o pão de mel:

3 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 xícara (chá) de mel

1 xícara (chá) de açúcar

1 xícara (chá) de leite

2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente

2 ovos inteiros

1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio

1 colher (chá) de cravo em pó

1 colher (sopa) de canela em pó


Para a cobertura:

3 barras de chocolate meio amargo (200 g cada barra)

6 colheres (sopa) de manteiga


Preparo:


Bata o açúcar, o mel, a manteiga e os ovos na batedeira. Acrescente aos poucos o leite e a farinha de trigo, sem parar de bater. Quando estiver bem misturado, desligue a batedeira e junte o bicarbonato e as especiarias. Despeje a massa dentro de uma assadeira retangular (untada com manteiga e farinha) e leve ao forno pré-aquecido. Asse por cerca 30 minutos. Depois de pronto, corte em pedaços quadrados. Em seguida, prepare a cobertura. Derreta o chocolate e a manteiga em banho-maria e espalhe essa cobertura, ainda quente, em todas as faces dos pães de mel. Coloque-os sobre papel-manteiga até a cobertura endurecer. Embrulhe cada pão de mel individualmente, para conservá-los bem fresquinhos.


Comentário:    
       

Matérias relacionadas

   
O grande reencontro 05/05/2009 às 19:04:00

Em uma grande homenagem ao Dia das Mães, o Clicfilhos conta a você a história de Assílio, que foi separado de sua mãe quando pequeno e, após 30 anos, conseguiu reencontrá-la por meio da Internet.

   
Arte à Primeira Vista: Páginas de uma história 19/09/2014 às 16:34:58

Se você mora em Belo Horizonte ou vai passar por lá nas próximas semanas, não pode deixar de conferir a mostra de arte contemporânea que vai encantar as crianças e os adultos.

   
Receitas especiais para diabéticos 10/03/2003 às 10:29:00

Criança que sofre de diabetes não precisa abrir mão da sobremesa. Aprenda a preparar doces com produtos dietéticos!

   
Histórias da Arte para crianças 08/11/2012 às 18:49:50

Não tem jeito melhor de conhecer a vida e a obra de artistas contemporâneos brasileiros! Não deixe de levar seu filho!

   
Milho, o rei dos cereais. E da garotada! 15/09/2003 às 20:36:00

O milho faz um enorme sucesso entre as crianças e, além de saboroso, é muito nutritivo. Aprenda a fazer doces e salgados deliciosos com esse cereal. As receitas são da turma do Sitio do Picapau Amarelo!