Segunda-feira, 25 de setembro de 2017
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Brincando com a gramática

Por Kátia A. Kühn Chedid *


Aprenda a montar joguinhos criativos que facilitam o aprendizado das classes de palavras, tornando o estudo da gramática muito mais divertido e favorecendo a socialização dos alunos!

- revistas velhas;

- caixas de sapato;

- papel para forrar as caixas;

- papel sulfite;

- canetas coloridas.

como fazer

Pegue muitas revistas. Recorte com seus alunos várias palavras. Forre três caixas de sapatos e escreva: VERBOS, ADJETIVOS, SUBSTANTIVOS ( ou o que você pretende trabalhar)







Selecione as palavras recortadas e cole-as em tiras de papel do mesmo tamanho (altura) e distribua-as nas respectivas caixas. Todo o processo deve ser em conjunto com a criança, pois ela está aprendendo enquanto organiza o jogo.






Sorteie uma palavra de cada caixa e faça a criança inventar uma frase com as palavras sorteadas. Elas podem escrever as frases ou falar, podem ditar para os outros colegas cada frase.




Caso não faça sentido montar uma frase com as palavras sorteadas, as crianças podem mudar o gênero do substantivo ou do adjetivo. (Ex. HOMEM, LINDA, CRESCER: O LindO homem irá crescer)




Depois de terem sido sorteadas todas as palavras e cada criança ter montado uma ou várias frases, elas devem guardar as palavras nas caixas, de acordo com a sua classificação.





* Kátia A. Kühn Chedid é Psicopedagoga / Pedagoga PUC-SP, Diretora do Colégio Visconde de Porto Seguro / Extensão em Neuropsicologia PUC-SP
http://www.katiachedid.com.br/
Ilustrações Kátia Chedid


Comentário:    
       

Matérias relacionadas

   
Desemprego, Mantenha a calma 03/09/2001 às 15:15:00

O medo é geral: perder o emprego traz ansiedade e insegurança para a família. Descubra como enfrentar a situação sem tanto sofrimento.

   
Arte à Primeira Vista: Páginas de uma história 19/09/2014 às 16:34:58

Se você mora em Belo Horizonte ou vai passar por lá nas próximas semanas, não pode deixar de conferir a mostra de arte contemporânea que vai encantar as crianças e os adultos.

   
Ensinando a pensar 13/08/2001 às 14:58:00

O que é mais importante em uma escola: matérias e conteúdo ou que o aluno aprenda a pensar?

   
Solidários desde a infância 05/04/2001 às 16:29:00

Você sai de carro com seu filho. Ao aproximar-se de um sinal, uma criança se aproxima da janela e, rapidamente, você fecha os vidros. Seu filhote fica supreso, parece não entender o que se passa. Como falar de nossos medos? Como explicar o inexplicável?

   
Capoeira, esporte, lazer e educação 05/04/2001 às 17:22:00

Os pequenos aprendem o 'au', aplicam 'meia-lua de frente' e se esquivam para o lado. A capoeira chegou na vida da garotada, pegando carona nos 500 anos do Brasil que reacendeu uma paixão pela cultura nacional.