Quinta-feira, 22 de junho de 2017
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Pintura em cerâmica vira festa!

Por Carla Oliveira *


Munida com pincéis e tintas, a criançada libera a criatividade para decorar canecas, vasos, pratos e outros objetos de cerâmica. Não, isso não é uma aula de artesanato, é uma festa de aniversário!

Há algum tempo as festinhas de aniversário com palhaços, bexigas e algodão doce já deixaram de ser a preferência das crianças. Elas querem comemorar sim, mas de maneira original. A boa notícia é que a cada ano surgem novas alternativas para celebrar essa data - uma mais divertida do que a outra! E foi pensando justamente em oferecer mais uma opção para as crianças que a ceramista Lucia Eid resolveu abrir as portas do seu ateliê, a Olaria Paulistana, para realizar festas de aniversário.


Combinando diversão e criatividade, a comemoração proposta por Lucia envolve uma atividade na qual ela é especialista: a pintura em cerâmica. A idéia é simples, mas muito original. Durante a festa, as crianças são monitoradas por professores que as ensinam como pintar as peças de cerâmica. No final, cada uma leva para casa sua própria "obra de arte". A ceramista recomenda a festa para crianças a partir dos cinco anos de idade.


O esquema funciona assim: com antecedência, os pais do aniversariante vão até a Olaria e escolhem as peças que serão pintadas - uma para cada convidado ou mais, se quiserem. Eles também decidem os lanches, as bebidas e os doces que serão servidos. As festas são realizadas em dias de semana e geralmente as crianças vão para lá direto da escola. Os pais podem contratar um microônibus para levá-las ou contar com a ajuda de outros pais para organizar uma "caravana" até lá.


A comemoração dura entre duas e três horas, tempo suficiente para que os pequenos comam um lanche, façam suas pinturas e cortem o bolo. O preço da festa varia muito, pois depende do custo das peças escolhidas e dos petiscos servidos. Mas, em geral, o valor fica a partir de 50 reais por convidado. O mais interessante é que, além de ser uma atividade divertida para as crianças, a pintura das peças proporciona um contato com a arte que pode ser muito proveitoso.


"Enquanto a criança está lá pintando, ela fica concentrada no que está fazendo e se desliga do mundo. A arte funciona como uma terapia", ressalta Lucia. A experiência de uma festa "artística" agradou bastante a arquiteta e designer Iara Jatene, que comemorou lá o aniversário de 12 anos da sua filha, Eugênia, em agosto. "Minha filha disse para mim que queria fazer uma coisa diferente este ano. Como ela já havia participado de uma atividade na Olaria durante as férias, surgiu a idéia de fazer a festa lá", conta.


A menina convidou apenas as amigas mais íntimas e, segundo Iara, todas se divertiram bastante. "As meninas adoraram e a Eugênia ficou muito feliz, isso é o que importa", afirma. A arquiteta ressalta que festas como essa são ideais para a garotada dessa idade, que ainda não é adolescente, mas também já deixou a infância. "Acho interessante também porque isso pode despertar um interesse pela arte", finaliza.


Além de festas de aniversário, a Olaria também organiza chás de cozinha. A noiva escolhe as peças que ela quer ganhar - copos, pratos, xícaras, bandejas, vasos, etc - e também define as cores e o tipo de desenho que ela mais gosta. No dia do evento, as monitoras ensinam as convidadas a pintar, seguindo as preferências da noiva. Tudo fica ao gosto dela, mas com o toque pessoal dos amigos. Futuramente, em seu dia-a-dia, ela poderá lembrar-se de cada um deles.

Diversão para a família

Nas férias, a Olaria costuma organizar o projeto "Entrou, pintou, levou". Há monitores orientando as pessoas a utilizar o material e ensinando técnicas de pintura. Não é necessário fazer inscrição nem reservar com antecedência. Você paga apenas o valor da peça que escolher para pintar. Toda a família pode participar e aprender uma atividade nova, aproveitando para passar ótimos momentos juntos.


Além desses eventos, a Olaria oferece cursos regularmente, não só de pintura em cerâmica como de modelagem e torno, escultura em cerâmica e em bronze, pintura em tecido e raku. A Olaria Paulistana fica na Rua Mourato Coelho, 1433, em São Paulo. Para mais informações, ligue para 3031-5294 ou entre no site www.olariapaulistana.com.br.


Crédito da foto: José Góes


Comentário:    
       

Matérias relacionadas

   
A ditadura da violência 21/12/2003 às 22:24:00

Como os jovens poderão experimentar a tão sonhada liberdade vivendo num mundo extremamente violento e amedrontador? E os pais, conseguirão dormir tranqüilos com seus filhos soltos pela cidade?

   
Arte à Primeira Vista: Páginas de uma história 19/09/2014 às 16:34:58

Se você mora em Belo Horizonte ou vai passar por lá nas próximas semanas, não pode deixar de conferir a mostra de arte contemporânea que vai encantar as crianças e os adultos.

   
Como amamentar após o retorno ao trabalho 24/03/2006 às 13:42:00

A licença maternidade está no fim e logo você terá de voltar ao batente, mas não quer deixar de amamentar seu filho. O que fazer?

   
Natal solidário 03/12/2007 às 17:42:00

Natal é tempo de alegria e de solidariedade. Conheça algumas campanhas com as quais você e sua família podem colaborar para tornar o Natal de muita gente mais feliz!

   
Interar-te Atividade gratuita para famílias 29/04/2011 às 11:57:06

Dia 11 de julho, quinta-feira, no MAC USP NOVA SEDE - Ibirapuera! Confira!