Domingo, 29 de março de 2020
Página inicial do clicfilhos.com.br
    

Viajando com as crianças

Por Beatriz Luna *


Viajar com crianças não é uma tarefa fácil. Ao contrário, é um desafio! Mas se você se preparar para tal missão, verá que horas na estrada, com a família toda fechada num carro, podem passar bem rapidinho.

Feriado prolongado e toda a família disposta a curtir os dias de folga bem distante do agito da cidade. Para descontrair, uma bela viagem para o interior, litoral ou qualquer outro lugar. Mas quando você pára para pensar nas crianças fechadas no carro, o roteiro turístico quase vai pelos ares.


O pesadelo começa logo nos primeiros quilômetros: filho chorando, irritado e com pressa de chegar ao destino programado. Irmãos brigando e gritando "mãe, o Rafael me bateu, pai a Raquel pegou o meu brinquedo". Ufa! Só de imaginar a cena dá vontade de largar tudo e passar o feriadão em casa.


Mas não desanime! Já vivi situações parecidas e até piores. Numa das viagens aéreas com as minhas filhas, quase entrei em pânico. Quando entrei no avião, as crianças berravam sem parar. Naquele instante, todos os olhares se voltaram para nós: uma mãe à beira da histeria tentando embarcar com sua prole. Certamente aquelas pessoas me odiaram naquele momento.


Entretanto, driblei a situação com bom humor. Aprendi muito com a choradeira das crianças e jamais desisti de um passeio. Encare o roteiro turístico com os filhos como um desafio e tenha sempre em mente: viajar é uma maratona física e mental.

Arrumando as malas

A arrumação das malas é a parte mais trabalhosa e complicada. Separe uma mochila só para as crianças. Se seus filhos ainda são bebês, tenha um kit de sobrevivência sempre às mãos: fraldas, lencinhos umedecidos, pomadas, remédios, cremes, mamadeira e chupeta.


Você ainda deve abastecer sua bagagem com os brinquedos prediletos da criança. Por exemplo, se seu pimpolho tem até 1 ano e meio de idade, leve ursinhos de pelúcia, bichinhos de plástico, mordedor, etc. Se ele tem mais de 2 anos, leve um bloco para desenhar e canetinhas. Os pequenos adoram rabiscar! E, é claro, prepare-se para mandar lavar o estofamento do carro assim que voltar.


Depois dos 3 anos seu filho já pode preparar uma pequena mochila com os objetos favoritos, só os que realmente vai usar durante a viagem. Porém, se você não ficar atenta ele vai carregar a casa inteira nas costas.

Viagem de carro

O mais importante durante o percurso é manter as crianças distraídas. Claro que essa missão não é fácil mas com algumas dicas educativas, a estrada não parecerá tão longa nem para você nem para as crianças, principalmente aquelas que já sabem ler e escrever.


  • Jogo das letras:

    Escolha qualquer letra do alfabeto. Depois peça a seus filhos que encontrem três palavras - como marca de carro, comida e nome de animal - com a letra em questão. Quem disser as palavras mais rápido ganha o direito de escolher quem vai definir letra e os assuntos para a próxima rodada.


  • Jogo de frases com a placa do carro:

    Nenhuma criança gosta de ficar sentada no banco traseiro, olhando pela janelinha, só vendo os carros que passam ao lado. Mas você pode transformar esse tédio aparente numa atividade educativa.


    Peça a seu filho que observe a placa dos automóveis que trafegam. Com as letras inscritas numa placa, peça a ele para formar frases. Por exemplo, uma placa CFG 5678 pode se transformar em: Carlos Fez um Gol.


  • Jogo da contagem:

    Um jogo divertido e educativo para as crianças que já sabem contar. Se você estiver viajando para uma cidade do interior, passando por estradas que beiram fazendas com animais soltos no pasto, peça a seu filho para contar os bichos. Se a estrada não oferecer esta opção, sugira que ele conte o número de orelhões ao longo da pista.


    No fim da viagem, com sorte, vocês terão a chance contabilizar quantas cabeças de gado seu filho conseguiu reunir no pasto ou com quantos orelhões poderá montar uma central telefônica. Isso se ele não dormir antes de chegar ao destino!


    * Beatriz Luna é jornalista e mãe de três filhos pequenos.


  • Comentário:    
           

    Matérias relacionadas

       
    Momento Clicfilhos - Leitura, desafio de pais e professores 13/02/2020 às 16:18:58

    Habituar os filhos a mergulhar nos livros nem sempre é fácil. Aprenda, aqui, como estimulá-los.

       
    Momento Clicfilhos - Afinal, para que serve a mesada? 13/02/2020 às 15:58:02

    Os filhos pedem, e como pedem! Querem brinquedos, roupas de griffe, jogos de videogame, guloseimas... Como fazer da mesada uma aliada?

       
    Momento Clicfilhos - Bullying, violência na escola 13/02/2020 às 15:20:51

    Humilhação, intimidação, ameaça. Diariamente, estudantes de todas as idades são vítimas desse tipo de violência moral na escola. Os agressores são seus próprios colegas. Como lidar com essa situação?

       
    Momento Clicfilhos - Animais, alegria para toda a família 13/02/2020 às 15:16:32

    Animais de estimação oferecem carinho e companhia, ajudando até a curar a depressão. Quem resiste?

       
    Momento Clicfilhos - Com açúcar, com afeto... 13/02/2020 às 15:08:46

    Você entra no quarto do seu filho e sente como se um furacão tivesse passado por ali: gavetas semi-abertas, roupas para fora, brinquedos espalhados pelo chão, lápis, livros e cadernos sobre a cama ...